Páginas

23/08/2010

10 Jogo pra turista | Sabor de derrota

Vasco
Duas opiniões e dois títulos para o jogo de ontem. Uma como comentarista e outra como torcedor. Vou começar pelo mais fácil, por aquele que não precisa entender muito do que está acontecendo para analisar: O Comentarista.

Jogo lindo e Maracanã perfeito. Um dos melhores jogos do campeonato, todo mundo querendo fazer o gol e dando o sangue na defesa. Valeu pela estreia do Deco, a atuação de gala do Carlos Alberto e a festa na arquibancada.

Agora o torcedor. PUTAQUELOPARIU que sofrimento. Confesso que a semana eu estava um pouco desacreditado até porque iria jogar contra o líder do Brasileiro (por mais que isso parece estranho ser figurado por tal time), o time com uma das maiores folhas salariais, se não for a maior, e a com o jogador que  pra mim será o craque do brasileiro, e que queria no meu time de volta, o Conca.

Não podemos esquecer, com a camisa colorida ainda tinha um jogador que atuou nada menos que no Porto, Barcelona e Chelsea.

Pronto, se formos ser frio (como estava sendo no início da semana) o jogo estava decidido. Ia ser no mínimo três pro time com mais cor.

Sábado aniversário do clube. O clima estava perfeito em São Januário. Animo renovado, acho que dá pra ganhar. É só jogar com vontade. Acordo domingo com o mesmo espírito e vou pra rua fardado com a cruz de malta e vejo muitas camisas do Vasco, até que encontro na minha caminhada várias do Fluminense e o pessimismo e superstição começam a dar nó na minha cabeça. Não gosto de ir pra clássico e ver mais camisas do adversário no dia, antes de sair pro jogo. E vi muita coisa colorida, mas a explicação é só uma. Dei uma volta em Ipanema, fui ate o posto 9. No caminho tem o posto 8, a Farme. Estava explicado.

Volto com o otimismo e vou pro maior do mundo. Chego lá tudo perfeito, ate tomar um gol no início do jogo de um zagueiro com nome estranho, meio candomblé, e pessimismo do início da semana volta. Vamos tomar 5!

Mas, porem, todavia, entretando o jogo era Vasco x Fluminense. O jogo que mais fui na minha vida. E o jogo que nunca sai do Maracanã com a derrota. Não ia ser ontem.

Pode vir com a maior folha, pode vir com os maiores jogadores, pode roubar jogador nosso, pode ter paitrocínio, pode ser líder, pode ter o craque. O que não podem é ganhar da gente. Nunca ganharão. Se isso conforta vocês, sai do Maracanã com gosto de derrota, mas derrota amarga. Jogamos muito mais, meu time (como sempre contra a Flor) foi muito superior, mas perdemos por motivos infantis, por um lance bobo onde dois jogadores que salvam jogos entregaram a paçoca pra inimiga. Mas o pecado maior foi na bola do Carlos Alberto no último lance que não balançou a rede do FH. Sonhei com esse lance.

Ele merecia. Jogou muito. É vascaíno, virou a casaca. Ao contrário do argentino que ainda sente saudades da época que jogava em um clube grande e não consegue ter uma atuação digna do seu futebol contra o Gigante.

P.S. Ontem durante o jogo a torcida da Flor cantava uma música muito chata, acho que é do Paulo Ricardo a música. Por favor, voltem pro olê olê olê que é menos pior. QUE MÚSICA CHATA.

Gustavo Pessôa - Vasco

10 comentários:

Unknown disse...

Foi realmente um bom jogo, a Zaga do Flu ontem estava irreconhecivel,o time do Vasco jogou bem, e assim como o Carlos alberto perdeu um gol, o Deco tambem perdeu um, pra mim foi um placar justo para o que foi apresentado, mas gostaria que o meu Flu tivesse vencido, mas mesmo assim, empatamos quando poderiamos empatar.Continuamos na liderança e vamos nos distanciar mais na proxima quarta !

Felipe disse...

Desconsiderei todo o texto da parte torcedor, que foi bem provocativa (desnecessária).

Mas realmente, a análise do jogo em si, como comentarista (ainda que mais fácil, mas é mais sóbria), é bem coerente. Foi bem por aí mesmo: o melhor jogo do campeonato.

Abs

Renan Machado e Silva disse...

O vascu só foi mto superior para um louco como o gustavice. Tirando os gols, o vasquinho não chutou uma bola sequer no gol do Flu. ZERO!

O jogo foi emocionante, mas foi uma "pelada". Os gols pelo menos foram de pelada. 3 dos 4 gols tiveram falhas gritantes. O CA jogou o que ele não jogou no ano inteiro, a defesa do Flu teve a pior atuação do Brasileiro. Os times criaram chances e o resultado foi justo.

O Flu começou o jogando muito bem, Mariano levando vantagem sobre o Felipe (o óbvio) e fez 1x0 com o Gum. Logo depois o Washington ajeitou de cabeça pro Conca que quase ampliou. Prass fez uma grande defesa. Ainda no ínicio, Conca arrancou, passou por uns 3 defensores do vascu, e quando estava já dentro da área perdeu o controle da bola. A partir daí, o vascu melhorou e realmente foi superior na maior parte do primeiro tempo.
CA perdeu uma grande chance e no fim do primeiro tempo ele fez a jogada do gol. Falha do Gum e do André Luis. O primeiro porque deixou o CA virar como quis e o segundo porque ficou vendido no lance. Havia 2 jogadores no CA, então era pra ele se preocupar somente com o Éder.

COmeçou o segundo tempo com o Flu em cima do vasquinho. Prass fez boa defesa em chute do Júlio César e em um contra-ataque o vascu virou. A dividida do Diguinho foi uma palhaçada. O jogo ficou equilibrado, o time do vasquinho começou a brincar eles levaram um gol literalmente no momento em que a torcida fazia "ola". Fazia "ola" com a bola em sua própria defesa. Do outro lado tem um time que não existe bola perdida e empatou na raça. Quando não vai na técnica vai na raça! Depois o Flu foi melhor, Émerson girou em cima do zagueiro e quase virou. Deco entrou e teve a chance de fazer o gol da virada. No final CA quase fez o gol da vitória. Os dois times criaram e o empate foi o resultado mais justo.

O CA fez falta clara no Gum no lance do primeiro gol. Ele é o jogador que mais usa o braço no Brasil (o Adriano era o outro).

Não enteni porque o Flu não forçou o jogo com o Mariano em cima do Felipe, ele ia passar sempre.

O Júlio César fez um bom jogo e mais importante, mostrou vontade. Fez gol na raça, participou mais do jogo e colocou o Deco na cara do gol.

O Washington teve uma atuação horrorosa. Alan fez falta.

O Fred ia ficar 3 semanas fora e vai completar a 5ª no fim de semana que vem. Só iludidos consideram esse cara ídolo.

A rodada foi ruim, mas na 4ª a diferença vai aumentar.

Gustavo Pessôa disse...

E Renan é muito judiado pela vida futebolistica. O jogo que todo mundo fala como o mais emocionante do brasileirão, só não barra em emoção no ano as finais do Carioca - gol do Loco de paradinha - e do Paulista com o Sto André quase campeão (pelo menos que eu me lembre). Um jogo ótimo e ele chama de 'pelada'.

Entendo, achou q ia ver pela primeira vez o time dele ganhar do meu. Mas esse dia não chega.

Agora falar que Fluminense é raça é piada. Das maiores. Enquanto o meu time é conhecido como o da virada (não vou citar como os outros times são conhecidos, o papo é reto) o seu é conhecido pela torcida que chega só na hora do jogo. Bizarro.

E que música é essa do Paulo Ricardo que vocês cantam? Que música chata...

Renan Machado e Silva disse...

Mudou assunto pra torcida.
Fato1: A torcida do vascu é maior que a Flu. Nunca falei o contrário. Eu não sou imbecil.
Fato2: Nos últimos 10 anos a torcida do Flu foi mais estádio que a do vascu. A sua torcida lota o chiqueiro q cabe 30mil.

Torcida que chega em cima da hora? A torcida do Flu estava tão grande ou maior que a do vascu antes e durante a partida. Faz uma coisa hoje. Abre o Globo e vê a foto das cadeiras embaixo da tov. Só tricolor.

Gosto musical é subjetivo. Eu não gosto de algumas músicas que a minha torcida canta, mas esta com certeza não é uma delas. Ela cumpre o papel de manter a torcida cantando o tempo todo. "Não para de cantar!". Eu gosto da música da Lady Gaga. Já cantaram no estadio? huahuahuhua. Pra quem não conhece http://www.youtube.com/watch?v=SY3nvZSaIEA&feature=search

Na boa gutavice, vc eh mto contraditório. Ficou nervosinho a semana toda? Pra jogar contra um time pequeno e freguês?
Jogo q mais foi na vida? Vc gosta de assistir joga contra time pequeno e freguês? Desistiu de ir no maraca contra o q vc considera seu único rival? É medo?

O Flu é freguês do vascu. Nunca falei o contrário. Eu não sou imbecil. Mas eu vou sempre, apesar dos números. É verdade o Flu quase não ganha, mas recentemente vcs também não. Nos últimos 10 jogos, são 2 viórias do vasquinho e 1 do Flu. Nas 2 últimos jogos decisivos, cada um ganhou uma nos pênaltis.

Boa Sul-Americana pra vcs ano que vem. Eu sei q vc ta torcendo muito para um time brasileiro não ganhar a Sul-Americana esse ano. É só isso q vc faz. Secar.

Gustavo Pessôa disse...

Eu vou a todos os jogos do Vasco. Todos. Por coincidência Vasco x Fluminense é o que mais fui. Não tenho medo do rival ou do outro qualquer. Só coincidência.

Não fiquei nervoso a semana todo, e sim apreensivo por meu time ter voltado a vencer e de cara enfrentar o líder (por mais q seja estranho essa posição ser da flor). Mas qnd começa o jogo a gente sabe que fico assim a toa, pq vocês são nossos maiores fregueses. E gostei de ver vc escrevendo isso com todas as letras. Humildade é tudo nessa vida! Reconhecer a superioridade. Muito bonito.

Sobre a música que você colocou o link, acho que vou te dar uma aula sobre rede social. Eu posso criar agora uma música pro fluminense agora, usar fotos da TYF, colocar um pouco de pó-de-arroz e pronto É DO FLU! Essa música nunca foi cantada num jogo. Pode ter sido criada por qualquer flamenguista.

Só falei que a música do Paulo Ricardo (tão viado qnt lady gaga, mas vcs cantam!) é ridicula. Chata. Mas pra quem canta 'ole ole ole' isso é tranquilo.

E obrigado por nos dedicar uma boa Sulamericana. Pq ir mal vcs sabem como é, e deve doer e não querem isso nem pro pior inimigo. Afinal já sentou nessa benga equatoriana duas vezes.

Boa sulamericana pra vcs ano que vem tbm. E cuidado com a LDU.

Renan Machado e Silva disse...

Reconhecer a superioridade? O Flu é mto melhor q o vasquinho. Do que adianta ganhar do FLu e estar há 7 anos na fila?

Boa Sul-americana pra mim? Vc é um brincalhão.

Gustavo Pessôa disse...

Se bem que era melhor pra vcs a parte pintada de cinza da tabela né?

Trauma na libertadores
Trauma na sulamericana
Trauma na segundona

Isso é fluminense.

Ronaldo disse...

"Humildade é tudo nessa vida! Reconhecer a superioridade. Muito bonito."

Quem é maior Gustavo; Vasco ou Flamengo (por favor, responda sem o famoso "o Vasco que eu vi blablabla...)?"

Gustavo Pessôa disse...

Existem três épocas:

- Todos os tempos
- Globo
- Eu vi

Todos os tempo o Vasco é maior.
Época da Globo o Urubu é maior.
Época que 'Eu vi', Vasco é maior.