Páginas

03/07/2008

78 Cabeça Erguida



Saudações Tricolores.

Hoje começo pelo fim, porque esse é o sentimento que impera hoje. Fim. Fim de um sonho bonito, que se desenhou tão real na nossa frente, mas foi interrompido brutalmente por uma força inexplicável que nos falou – não, não é agora. A negação do sonho tão real é dolorida, sofrida demais. É um sentimento tão forte que poucos são os que têm, tiveram ou terão o desprazer e o prazer de senti-lo. Mas eu não troco esse imenso desprazer pelo prazer efêmero de não ter estado lá. Só quem sofre é quem ama, só quem perde é quem joga, só quem briga é quem tem coragem, só quem vive de verdade é quem enfrenta a morte com medo de perder a vida mas ao mesmo tempo com a bravura de encará-la de frente.

Eu não abaixo a cabeça pra ninguém. Fomos valentes, guerreiros, monstros sagrados do futebol. Encaramos todas as batalhas de peito aberto e, um a um, fomos derrubando os gigantes pelo caminho. Entramos desacreditados e mostramos ao mundo que o Fluminense deve ser respeitado. Atropelamos o grupo da morte, eliminamos três campeões – Nacional, São Paulo e Boca Juniors – sendo que dois deles eram tidos como aposta certa para o título desse ano. Sofremos na altitude e num primeiro tempo horroroso, mas entramos em campo ontem com o espírito dos deuses, dispostos a virar o jogo, dispostos a fazer história. E veio a porrada logo aos cinco. E veio um juizinho filadaputa conivente com o anti-jogo deles. Mas o time foi bravo e reverteu o cenário. 3 gols do Thiago Neves, e vários lances que poderiam ter dado números finais à partida. Mas não deram, nem para um lado, nem para outro. E o capricho do destino nos levou aos pênaltis e deu no que deu. Parabéns a eles que lutaram contra 90.011 pessoas, apesar do anti-jogo nojento e da complacência daquele argentino filadaputa.

Valeu Fernando Henrique, com certeza o melhor goleiro da Libertadores. Valeu Gabriel, que ontem só parou com câimbras. Valeu Thiago Silva, você foi um monstro durante a competição. Valeu Luiz Alberto, que chegou desacreditado e virou capitão com mérito. Valeu Junior César, que se descobriu como um dos melhores laterais do Brasil. Valeu Ygor, que lutou dentro das suas limitações, mas inegavelmente lutou. Valeu Arouca, motor do meio-campo, tricolor de coração. Valeu Cícero, coringa, brigador, jogando pro time 100% do tempo. Valeu Conca, que jogou demais e trouxe ao time a raça que estava faltando. Valeu Thiago Neves, que atropelou as críticas e meteu três gols numa partida memorável. Valeu Washington, que ontem não foi bem, mas foi um leão coração valente contra o São Paulo e contra o Boca, não vou esquecer disso. Valeu Dodô, pelo segundo tempo contra o São Paulo e o Boca, e por ter brigado ontem o tempo todo que esteve em campo. Valeu Renato, por ter montado um time de verdade, um grupo forte, unido pelo mesmo objetivo. Valeu Branco, por ser o articulador disso tudo, a referência do grupo, a voz tricolor pra cima do grupo.

Eu não abaixo a cabeça pra ninguém. Nem pra imundo que ganhou em 81 na versão mais ridícula da Libertadores, sem nenhum time argentino em campo, e que apanhou clamorosamente no Maracanã nessa edição. Vocês torceram pro São Paulo, pro Boca, pra LDU. É isso mesmo, é assim que é o futebol. Aproveitem, curtam essa alegria efêmera, esse prazer pequeno e mesquinho de torcer pro time dos outros quando não se tem time. Rivalidade é isso aí, e é por isso que o futebol é apaixonante. Nem pra bacalhau, que levou em 98 ganhando do River nas semis (bela campanha, sim), mas penou pra chegar lá e sabe que não é fácil. E que desde então nunca mais nem sonhou em repetir o feito, aliás, nem em classificar pra competição. Em 98 eu torci contra também, não muito pra falar a verdade, mas torci. Hoje, recordando, acho que talvez tenha sido melhor vocês terem ganho, porque a cara de vocês depois do jogo contra o Real Madrid não tem preço – vocês entram no campeonato pensando na imundície, com o objetivo de ganhar pra tirar sarro dos caras, isso é ridículo. Por isso, foi até bom vocês levarem em 98, pensando bem. Nem pra cachorrada, que nem 20 estaduais tem. E não merece nem essa segunda linha de reflexão.

Eu sou Tricolor. Tenho orgulho disso. Tenho orgulho da campanha valente desse time. Não vou esquecer dessa história. Não vou deixar isso pra trás, como se tudo tivesse acabado por causa de um jogaço decidido nos pênaltis. Vou exaltar e honrar a luta e a dedicação desse grupo guerreiro e vitorioso, que colocou o nome do Fluminense de volta no mapa da América e do Mundo.

Que essa história seja um exemplo pra diretoria, que continue montando times fortes e competitivos – não se pode esmorecer no primeiro baque. Que seja exemplo pra torcida, fiel, apaixonada, que exija os bons elencos e compareça, cante, lute, e não abaixe a cabeça pra ninguém.

Sou Fluminense desde antes de nascer. Fui Fluminense ontem, cansado, sofrido, feliz e triste por uma questão de segundos. Sou Fluminense hoje, abatido, traído pelo destino, mas orgulhoso do manto que visto. Serei Fluminense mesmo depois de morrer, como Nelson, como Mario Lago, como Careca. Seria Fluminense mesmo se não existisse, como o Gravatinha.

E não abaixo a cabeça pra ninguém.

Saudações Tricolores

Fábio Sá - Fluminense

78 comentários:

Anônimo disse...

Boa Sá.

Como disse, não tenho nada contra o Fluminense, mas acho que essa lacuna (2ª Divisão) tem que ser devidamente preenchida para que o Fluminense esteja legitimado a disputar e ganhar uma competição de 1ª linha.

Abs.

Marcos Borges

Anônimo disse...

blá blá blá blá blá blá blá blá
chega d versinho de bial, chega de poeminha de nelson... por isso vcs são cada vez + ... TRICOLETES!!!
ahhahahaha

Anônimo disse...

Belo texto Sá, mas eu, botafoguense que sou, tenho que admitir que entendo bem essa sensação do "quase lá". Triste, eu mesmo torcia pelo Fluminense (o Brasil na Libertadores) e realmente apostei minhas fichas na vitória. Vai ver o meu "pé-frio" botafoguense se tornou forte o suficiente pra levar a sina de "nadar e morrer na praia" às Laranjeiras. Uma pena. Mesmo assim, ainda vale dizer que a derrota nos pênaltis não deve ser encarada como uma "pipocada". Concordo que são sempre a parte ingrata do futebol, onde restringimos apenas à competência do goleiro e do batedor a responsabilidade, mas é o meio eficaz de se resolver o problema.

Parabéns Fluminense, parabéns torcida (que deveria ensinar a minha a comparecer nos estádios)e parabéns Flamengo que mostrou bem ao pé da letra o que é "gozar com o pau dos outros".

Viva à incoerência, viva o FUTEBOL.

Anônimo disse...

hahahahahahahha... Eu tenho muita pena deles... Falaram que foi lindo ver a nossa cara contra o real madrid. ok. Pode ter sido. Mas vcs também viram as nossas caras contra o River, contra o Barcelona do EQUADOR e diversas outras vezes nas finais dos estaduais, vocês, fregueses, viram as nossas caras! Portanto meu amigo, um recado apenas:
Campeão da Libertadores: NUNCA SERÃO!!!

sds vascainas!!!!

obs: Não perca: Fluminense x Manchester, num playstation perto de você!!!

Anônimo disse...

http://www.rsssf.com/sacups/copa81.html

sem argentinos e uruguaios?

Anônimo disse...

Era o início da década de 60, quando se deu este interessante episódio:

O Presidente do Santos marca uma reunião com Deus. Chegando lá, ele pergunta:
- Senhor Deus, eu gostaria de saber se o Santos será Campeão da Libertadores.
Deus consulta seu livro... flap, flap, flap flap... e diz:

- Sim, o Santos será Campeão da Libertadores, ainda na sua gestão. E duas vezes...
O Presidente do Flamengo, curioso, também marca uma reunião com Deus:

- Senhor Deus, e o Flamengo, será Campeão da Libertadores?

Deus consulta seu livro, flap, flap, flap, flap, flap e diz:

- Será sim, o Flamengo será Campeão da Libertadores, mas não na sua gestão.
O Presidente do Vasco também marca uma reunião com Deus:

- Senhor Deus, e o Vasco, será Campeão da Libertadores?

Deus consulta seu livro, flap, flap, flap,flap,flap,flap, flap e diz:
- Será sim, o Vasco será Campeão da Libertadores, mas não na sua gestão, nem na do próximo presidente.

O Presidente do Fluminense também marca a tal reunião com Deus:

- Senhor Deus, e o Fluminense, será Campeão da Libertadores?
Deus consulta seu livro...flap, flap,flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap,flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap..

Na minha gestão, NÃO!!!!

Anônimo disse...

"Chora tricolor sonho acabou. A série B é o que restou..."

Fernando Lima disse...

hahahahahahahaahha... Playstation lá em casa hj, de graça, com direito a pizza da Dominos. Em homenagem ao jogo, hoje a pizza é 3x1

Vamos lá. O time do fluminense jogou todo jogo da libertadores como se fosse a final, e eu já havia escrito aqui que isso era louvável, e que mereciam o título. Mas tenho que reconhecer que a derrota foi mais saborosa ainda pq foi no último ato possível!

Sobre o botafoguense aí em cima, esse aí não goza com o próprio pau nunca, pois nunca será grande. Não pode falar nada de ninguém. Se ele não percebeu, os flamenguistas e vascaínos sacaneiam hj pq um dia eles já viveram a glória de levantar a Libertadores e outras competições importantes. Já o graaaaaande fogão...

Fontes seguras me disseram que o Dodô falou que a vontade dele era fazer 2 gols e o flu perder o jogo, pra ele mandar o Renato tomar no cu... Ele não comemorava gol pq não tava satisfeito, e não pq é da natureza dele. Afinal, quando ele era titular na primeira fase, comemorou contra o Arsenal.

Enfim, o Rio amanheceu feliz, com exceção de alguns amigos da TV que estão em clima de velório.

Aos tricolores, resta ter orgulho de um time que fez um jogo ridículo no momento crucial, mesmo assim achou que ia ganhar quando quisesse, e ficou no quase. Agora, resta brincar no Brasileiro com todos os times querendo tirar uma casquinha de um time comandado por um babaca de primeira, cheio de marra e técnico de merda, que se mostrou muito satisfeito com o resultado depois do terceiro gol, e que já mostrou que os times que ele comanda batem pênalti como nenhum outro.

Anônimo disse...

sim, sem argentinos e uruguaios...eles jogaram, mas com times juvenis
;)
procura melhor ae no google leigo

Anônimo disse...

Atenção proprietário do veiculo de placa FLU-2008, sua lanterna está acesa!!!!

Fernando Lima disse...

Jogaram com juvenis, opção deles, quero q se foda. O Cevallos é master e ninguém reclama.

Assim como nego diz que o Liverpool foi pro Japão fazer compras... A questão é que o Flamengo ganhou com quem estava jogando.

Uma última dúvida: tinha time equatoriano?!!??!

Anônimo disse...

Parabéns Fluminense.
Já igualou São Caetano e Atlético-PR, outros vice-campeões da Libertadores. Está no caminho certo para se tornar um time grande.

Anônimo disse...

deram mole!!!!
agora só em 3008
hahahahahaahhaah

Fernando Lima disse...

hahahahahhahahaha... 3008 foi foda, mas é por aí mesmo...

Felipe disse...

Belo texto. Raivoso e rancoroso, mas belo.

Thales disse...

"Valeu Fernando Henrique, com certeza o melhor goleiro da Libertadores. "

MUITO PRAZER, FLUMINENSE. EU SOU CEVALLOS!

Fábio Sá disse...

Sim, sem argentinos e uruguaios.

“A edição de 1981 da Copa Libertadores foi uma das mais tumultuadas de todos os tempos já que as Confedereções da Argentina e do Uruguai, resolveram boicotar o campeonato e os seus times participaram com equipes juvenis.”

E completa...

“Marcou também uma das principais vitórias da história do futebol colombiano, quando o Deportivo Cali venceu o River Plate por 2 a 1 na fase de grupos. A equipe argentina cheia de juniors era formada por astros como o goleiro Fillol, o zagueiro Passarella, o meia Gallego e os atacantes Ramón Díaz e Mario Kempes, todos campeões do mundo com a seleção albiceleste em 1978. Essa derrota, com gols de Capiello e Willington "Willy" Ortiz foi decisiva para que o Deportivo Cali se classificasse no grupo que também tinha Rosario Central (ARG) e Atlético Júnior de Barranquilla (COL)e mostrou como estava fácil ganhar de equipes tradicionais.”

Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_Libertadores_da_Am%C3%A9rica_de_1981

Na mesma Libertadores de 81 teve o episódio do jogo contra o Atlético-MG, conhecido notoriamente como “o maior roubo da história da Libertadores”, quando o juizão fez um papelão ridículo e o jogo teve que ser interrompido por falta de quórum. O vermelho direto que o Reinaldo (o craque do Galo) recebeu, numa falta no Zico, foi absurdo. Era lance TALVEZ para amarelo. Mais ridículo ainda foi o Éder (2º maior craque) ser expulso antes de bater uma falta - vergonhoso. Depois ele expulsou Palhinha, Chicão, e por aí vai, até que o Galo não pôde continuar por falta de jogadores e literalmente tirou o time de campo.

Tirem suas próprias conclusões: http://www.youtube.com/watch?v=PwwXKwHm6BI

Eu não entraria no mérito, mas não posso deixar passar ao ver alguém querer dizer que em 81 tinha argentinos e uruguaios. Vocês não tinham nada com isso, beleza. Mas não vem valorizar tentando fingir que tinha River e Rosário.

Se é pra contar meia história é melhor não contar história nenhuma.

Saudações Tricolores

Fernando Lima disse...

Porra, Libertadores é Libertadores meu nobre... O Flamengo ganhou a dele, o fluminense não. Ponto.

Cadê o post do Antonio? Tava bem legal...

Fábio Sá disse...

Justo.

Mas não pode vir o bonitão dizer que tinha argentino e uruguaio.

Tira a onda, sim, mas conta a história inteira.

Saudações Tricolores

Fernando Lima disse...

A plaquinha ta la na Taça. Essa é a história.

SRN

Anônimo disse...

Cevaaaaaaaaaaaaaaaallos!!!

Anônimo disse...

Essa porra q perdeu com dignidade é uma palhaçada...típico de um time q foi grande um dia.

Anônimo disse...

Tão grande quanto Atlético-Pr, São Caetano, Barcelona (EQU), Cruz Azul (MEX), Deportivo Cali (COL)....

Anônimo disse...

Caros,

Essa discussão de que tinha argentino ou uruguaio é imbecil! Assim como o Renato Gaúcho que não estudou a LDU para o 1º jogo e só tomou gol de escanteio no 1º pau.

A final de 81 foi contra quem? Um Chileno (Cobreloa)

E a de 2008? Um Equatoriano (LDU)

Então tricolores, parem de chorar senão ano que vem é mando de campo no Raulino de Oliveira!!!

Marcos Borges

Anônimo disse...

Quiz do Fluzão:
1ª pergunta: Qual desses times participou por último da Taça Libertadores?
a)Bangu
b)Guarani
c)Fluminense
d)Coritiba

2ª pergunta: Em qual desses anos o Fluminense foi rebaixado?
a)1996
b)1997
c)1998
d)todas as alternativas acima

3ª pergunta: Qual dos títulos Internacionais Oficiais citados abaixo o Fluminense conquistou?
a)Libertadores
b)Sulmaericana
c)Conmebol
d)o Fluminense não possui títulos internacionais oficiais

4ª pergunta: Qual dos jogadores abaixo fez 1 gol no Fluminense atuando pela equipe da MTV?
a)Cicero Romário
b)Ronaldo Fenômeno
c)Cazé Peçanha
d)Ronaldinho Gaucho

5ª pergunta: O Fluminense em jogo válido pela Série C jogou com 1 time de:
a)Advogados
b)Engenheiros
c)Bombeiros
d)Cientistas

6ª pergunta: O Fluminense alugou sua sede para o:
a)Chelsea
b)Barcelona
c)Circo Garcia
d)Real Madri

7ª pergunta: Qual das frases abaixo a torcida do Villa Nova-MG cantou para o Fluminense, em jogo válido pela Série C?
a)"Vamos Subir Nense!"
b)"Nense Octa Campeão Mundial!"
c)"ÃO ÃO ÃO Quarta Divisão!"
d)"Patrão do Rio!"

8ª pergunta: Todos os grandes clubes brasileiros tiveram grandes ídolos jogando por seus clubes, assinale o grande ídolo do Fluminense:
a)Marcão
b)Magno Alves
c)Wellerson
d)O Fluminense não possui ídolos

9ª pergunta: Qual dos craques abaixo bateu em um torcedor do Fluminense quando jogava pelo clube?
a)Zidane
b)Nedved
c)Romário
d)Garrincha

10ª pergunta: Qual das conquistas abaixo foi a mais comemorada pelos torcedores tricolores?
a)Virada de mesa 97
b)Virada de mesa 2000
c)Título da Serie C 99
d)Tri-Rebaixamento

Renan Machado e Silva disse...

Me digam uma coisa vascaínos, flamenguistas e botafoguensese?
Qdo vcs foram roubados em uma final?

O jogo de ontem foi uma das maiores roubalheiras em jogos decisivos.
Assim como em 92 o Flu foi garfado pelo Inter na final da Copa do Brasil.

O maior título do Botafogo eles ganharam roubado do Santos.

Flamengo é junto com o Corinthians as equipes mais favorecidas do Brasil. O jogo FlaxAtlético-MG de 81 é talvez o jogo mais vergonhoso da história.

O Vasco na década de 90 qdo o Eurico mandava era roubalheira todo jogo. O Vasco sempre foi fregues do Flu e só deixou de ser qdo o Eurico entrou. As coisas vão voltar ao normal. Vcs não vão ganhar nada por muitos anos!

Não vem me falar de gol anulado da LDU na prorrogação pq se o jogo tivesse sido 4x1 não teria prorrogação.

Tiveram 2 pênaltis não marcados no primeiro tempo!!!!!!!!!!
Ninguém fala do lance do Cícero q não tava impedido e o goleiro o derrubou na sequência do lance.

Fernando Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Lima disse...

hahahahhahahahahah... Quanta besteira!!! O Cícero se jogou naquele lance do impedimento... E convenhamos, o fluminense perderia os pênaltis no tempo normal como perdeu depois, nada mudaria. O jogo não foi roubado como o nosso amigo pé-frio tá falando.

E eu acho engraçado que todo mundo é freguês do fluminense, mas nem assim o fluminense é melhor nos retrospectos... Interessante!

Anônimo disse...

Cara esse quiz e a coisa mais fantastica que ja vi...mostra a verdadeira dimensao que o fluminense tem(ou nao tem no caso..)

Fábio Sá disse...

Acrescenta uma pergunta no Quiz:

De 10 finais disputadas entre a dupla Fluminense e flamengo, ou seja, na hora que a porca torce o rabo, que a cobra fuma, na hora que aparece quem tem mais garrafa vazia pra vender, quem tem mais vitórias? Repito EM FINAIS, UM CONTRA O OUTRO, NA HORA DA VERDADE, NA HORA QUE O FRACO AMARELA E O FORTE ATROPELA:

a) São 7 vitórias do Flu em cima do fla e 3 vitórias do fla em cima do Flu.

b) São 3 vitórias do fla pra cima do Flu e são 7 vitórias do Flu em cima do fla.

c) 10 = 7 Flu, 3 fla.

d) Créu.

e) Freguês?! Vai zoar português e tiozinho do canil, mas pra cima de mim, não.

f) Todas as alternativas acima.

g) Créu de novo, 7 vezes.

Saudações Tricolores

Fernando Lima disse...

Cara, me explica que 7 finais são essas?!?!?? Você prometeu um post sobre isso há uns 3 meses, até agora nada... Desde que eu nasci pelo menos o fluminense não ganhou nem 7 títulos...

Anônimo disse...

Hahahahaha
Ao contrário dos botafoguenses que já entregaram os pontos há muito tempo, eu acho interessantes e engraçadinhas essas alternativas que os tricolores arranjam pra buscar alívio na frustração.

Não recrimino não. Essa coisa de "ganhamos mais finais ímpares em dias chuvosos durante as primaveras bissextas...HAHAHAHAHA"

Porra. Quando não se consegue encher uma "mão de presidente da répública" de títulos vistos, isso é uma boa altenativa mesmo. Respeito. Apesar de achar engraçado...

E a certeza de que são e estão mais orgulhosos e felizes do que nós, flamenguistas, que, diferente deles que foram derrotados de "cabeça erguida", perdemos do "lanterna mexicano"??????

Porra! Até o Boca perdeu de lanterna nessa Libertadores, gente! Até o Boca!!!

Sério! Acho bem interessante esse tipo de comportamento, de procurar conforto em acreditar "num orgulho superior, numa felicidade superior que a dos outros".

Me lembra um pouco a cegueira de parte do povo americano, de alguns religiosos fundamentalistas...

Isso da até tese de psicanálise.

Psicanálise? Porra!!!! Pq vcs não recontratam o "ODVAN" pra aquela zaga amarelada?

Nina princesa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nina princesa disse...

O bonitão, é só vc procurar na internet que consegue buscar estatísticas
"Em decisões estaduais, o Fluminense levou a melhor por 8 vezes ( 1919, 1936, 1941, 1969, 1973, 1983, 1984 e 1995 ) e o Flamengo, por 3 vezes ( 1963, 1972 e 1991 )"
Fonte: Wikipedia

'Eu acho interessante e engraçadinhas essas alternativas (Fla-Boca, LigaDosUrubus) que os Flamenguista arranjam pra buscar alívio na frustração', quando o assunto é Fluminense. Pois eles sabem que quando estão na decisão com o Flu as chances de conseguirem alguma coisa são mínimas!

Acho bem interessante esse tipo de comportamento, de procurar um jeito de tirar sarro do Flu, pq eles nunca conseguem!

Sinceramente, eu me divirto, pq é nessas horas que eu vejo o quanto a torcida do Flamengo é pequena!

"Preste atenção urubu
Vc é a P... do Flu
Sou seu Algoz tricolor
Vc é freguês sofredor
Sempre que gente jogar
Vc vai perder e eu vou ganhar

Preste atenção urubu
Vc é a P... do Flu

Dalhe Dalhe Dalhe Nense
Dalhe Dalhe Dalhe Nense
Dalhe Dalhe Dalhe Nense
Dalhe Dalhe Neeeeeeeeeeeese

E o Flamengo
É time de C.zão
E o Flamengo
Só tem P... e ladrão
E o Flamento
Sempre perde pra mim"

Saudações Tricolores
Sra. Sá

Anônimo disse...

hahaha... Cacete Sá, ficou igualzinha a vc mesmo... Mlq, tu é bom mesmo, a Beta ta pior que o primo!!! So falta a tatoo agora!!!

Mas só um comentário...O Flamengo não torce contra o Fluminense porque sempre perde na final para o mesmo, o Flamengo torce contra o Fluminense porque futebol é assim. Times rivais torcem uns contra os outros. Ou vai dizer que nenhum tricolor pronunciou a palavra Cabañas ao menos uma vez no ano? Por favor, sem esse ar de superioridade, como "torcida pequena torce contra" ou "gozar com pau dos outros", porque isso, meus caros, é o que dá graça no futebol... Ou então, vamos todos jogar bocha e nao se fala mais nisso!!!

Abraços, Modenesi

Anônimo disse...

pode invejar meu Flamengo.

Anônimo disse...

O Eurico tbm quem foi o responsavel pelo trirebaixamento do Flu ne? Se nao fosse ele, vcs estariam ainda nas divisoes inferiores.

O FluminenC tem que tirar o passaporte para falar de alguem, vao discutir com torcedores do mesmo nivel como o Sao Caetano e o Patetico Paranaense.

Renan Machado e Silva disse...

Msm q o Flu q não fizesse os pênaltis, foram 2 lances claros pra cartão vermelho. Eles teriam q jogar mais 75 min com 2 a menos.

Renan Machado e Silva disse...

Pra quem escreveu "ganhamos mais finais ímpares em dias chuvosos durante as primaveras bissextas...HAHAHAHAHA"

Eu sei q vc eh flamenguista o q normalmente significa vir de uma classe social desfavorecida e assim desprovido de capacidade intelectual.

Mais a frase q foi dita eh bem simples. Em finais o Fla é freguês do FLu. Simples assim. É tão difícil entender isso?

Fernando Lima disse...

Freguesia não se faz em finais. Freguesia se faz ao longo do tempo. O fluminense é freguês do Flamengo. Essa coisa de finais é coisa de tricolor pra não aceitar a superioridade do Flamengo nos números. Esse 8x3 foi só em final de estadual, e mesmo assim quantos títulos têm cada time? A história fala por si só:

Vitórias do Flamengo: 131
Vitórias do Fluminense: 116
Empates:116
Gols do Flamengo: 538
Gols do Fluminense: 490

Anônimo disse...

Renan...
Pra começar, fique sabendo que aqui não tem nenhum ignorante não... No mínimo, os flamenguistas que escrevem aqui se situam na mesma "classe social desfavorecida" e com a mesma "ausência de capacidade intelectual" que a sua. Então, a menos que você se considere um ignorante, respeite os que debatem de igual pra igual com você aqui. E não adianta dizer que seu normalmente já destaca as exceções porque todos entenderam o que você quis dizer.
Agora, falando de futebol... 2 lances pra expulsão??? Você está brincando??? Que jogo que você viu? Que lances foram esses, meu deus?!?!

Renan Machado e Silva disse...

2 lances ainda no primeiro tempo.

O lance do Washignton foi escandaloso.

Teve o lance do Cícero q não estava impedido e na sequência o goleiro o derrubou.

Vc conhece a regra q o último jogador tem q ser expuslso?

2 lances de cartão vermelho!

Eu q pergunto q jogo vc viu???

Renan Machado e Silva disse...

"Freguesia não se faz em finais."

realmente o q importa eh jogo q não vale nada.

Framenguitsa,

vc eh ridículo de falar isso.

Fernando Lima disse...

Porra pé-frio, vc não entende nada do que nego fala... Se o Flamengo é freguês em finais do fluminense, que continue assim pq tá bom demais... Pra cada 10 finais que o Flamengo ganha de qualquer time, ele perde 1 pro fluminense.

Meu amigo, o fluminense nunca chega em finais, só começou a chegar no ano passado. E pra chegar em finais, é preciso que o Flamengo ganhe do fluminense, ou não???? O fluminense é freguês do vasco, e toda final que o vasco pega o Flamengo o que acontece???

Fernando Lima disse...

Sobre os lances pra expulsão, vc é um brincalhão de primeira... Tá de cabeça quente até hoje e não consegue digerir essa derrota pra LDU. A falha do Juiz faz parte do jogo, tanto que sempre tem um chorão (sempre o que perdeu) pra reclamar do juiz depois do jogo.

Reclama do teu técnico que treina pênaltis mandando os jogadores perder pra enganar a imprensa.

No mais, a brincadeira começou ontem, mais uma porradinha no Brasileiro.

Anônimo disse...

Porra, o lance do Washington pode até ter sido falta, mas a regra diz q falta proposital de último homem, caso o atacante esteja indo em direção ao gol é lance pra expulsão... Eu não considero aquele lance falta proposital, mas tudo bem se seus olhos imparciais o consideram. No caso do Cícero, vc só pode estar de brincadeira. Se o bandeirinha errou o impedimento, não importa o que aconteceu no lance após o fato... Derrubou o Cícero após o juiz dar impedimento??? Foda-se! Levanta e continua o jogo... Além disso, o Cícero se jogou CLARAMENTE!!!
Mas vc tem uma alternativa... Pq não comeca a torcer pra time grande? Eles não são tão roubados quanto os pequenos e médios...

Anônimo disse...

Sou Profeta. Não duvidem disso.

Em 2008 a Bola vai reparar 2 distorções:

Devolver o Flu para a sua casa (2ª Divisão); e

Restabelecer a supremacia de títulos brasileiros do Flamengo.

É isso.

Marcos Borges

Anônimo disse...

"Framenguitsa,

vc eh ridículo de falar isso."

Tricolor,

você é ridículo de falar isso.

Thales disse...

Esses tricoletes são impagáveis! Só rindo mesmo...
Já ouvi de tudo..."que o vice do Flu vale mais que o título do Fla em 81" e agora essa de que "o Flamengo é freguês para o Fluminense".
Meu amigo...a freguesia se faz valer EM TODOS OS JOGOS. Você por exemplo, pegou "as finais ESTADUAIS ímpares em dias chuvosos durante as primaveras bissextas" (rs)...para elucidar o raciocínio!
Pois bem...vamos pegar as últimas 10 finais do Campeonato Estadual para analisar a história recente...até pq ostentar em pleno primeiro semestre de 2008 que venceu o rival em 1919 é cômico.

Ano - Final - Campeao
2008 - FlamengoXBotafogo - FLA
2007 - FlamengoXBotafogo - FLA
2006 - BotafogoXMadureira - BOT
2005 - FluminenseXVoltaço - FLU
2004- FlamengoXVasco - FLA
2003 - VascoXFlu - VAS
2002 - FluminenseXAmericano - FLU
2001 - FlamengoX Vasco - FLA
2000 - FlamengoXVasco - FLA
1999 - FlamengoXVasco - FLA

PORTANTO, OS ÚLTIMOS 10 CAMPEÕES: FLA (6), FLU(2), BOTAFOGO (1) E VASCO (1). QUEREM DISCUTIR AINDA?!

Fernando Lima disse...

Campeão de comentários! Parabéns fluminense, vc tem 1 título em 2008! Amanhã tem carreata tricolor!!!

Anônimo disse...

Incrível como todos os grandes do Rio são fregueses do Flu, sendo que tem menos vitorias que Vasco e Flamengo nos confrontos historicos.

Eu acompanho futebol desde 89 mais ou menos e nunca vi o Flu vencer uma final do Vasco, aonde está essa grande freguesia, e ainda tem gente que tem a coragem de culpa o Eurico.

O Eurico merece uma estatua nas laranjeiras resgatando um clube da segunda para a primeira em uma virada em 96 e em 2000 com a criação da JH.

Fábio Sá disse...

Amigos mendigos,
vocês ganham do vasco? Parabéns.
Do fogão? Grandes merda.

De mim não ganham. Na hora da verdade, não ganham. Pensa o seguinte: de 11 finais, 3 são de vocês. Pode ganhar de todo mundo, do cacete a quatro, mas na hora que pega o Flusão, o que se ouve no estádio é "créu", "silêncio na favela", "tu és time o... c..., p..., v... e l..., adeus m..." (omitindo TODOS os palavrões).

Por mim vocês ganhariam até do Santos de Pelé, mas de mim não ganham.

PS: enquanto o Renato não sai pelado na praia, que tal uns aí comprarem a revista do Vampeta pra atenuar sua CUriosidade (sem trocadilhos).

((( Vide texto "Além disso, os torcedores tricoletes já deviam saber que palavra de Renato Gaúcho não se leva a sério!! Este mesmo prometeu sair nu pelo Rio caso caísse para segundona..e até hoje não cumpriu! Uuuuuuiiii" )))

Democracia é isso aí! Fla-Gay representada no blog!

Saudações Tricolores

Anônimo disse...

Sinceramente...
Eu acho essas discussões matemáticas tão sem fudamento. Eu cago pro Flamengo ter igualado uma daquelas gloriosas pérolas argumentativas tricolores estilo "finais ímpares em dias chuvosos durante as primaveras bissextas": 30 vezes campeão carioca? Hahaha...grandes merdas. Acho maneiro mesmo eu ter estado 6 vezes nos últimos 10 anos comemorando na rua e zoando o arco-íris no dia seguinte, como salientou o Thales.

Esse diminuto argumento tricolor "em finais, ganhamos do Flamengo mais de 70% das vezes" é patético. Nem fico puto. Até pq, a mesma lógica põe vcs num padrão inferior ao Santo André, sabia? Afinal, o time do Marcelinho Carioca tem 100% de glórias em finais contra a gente!

Ou seja, depois de se igualar ao Sãe Caetano com o vice da Libertadores, o Flu vai ter que torcer muito pra chegar junto ao Santo André.

Se bem que, haja vista o cômico roteiro de viagens na década de 90tricolor, de ABC (paulista ou nacional) o Fluminense entende um bocado...

Uauauauauaua

Anônimo disse...

E pro nosso amigo tricolor que gritou que sabe que "flamenguista normalmente significa vir de uma classe social desfavorecida e assim desprovido de capacidade intelectual", não ache que eu fico puto com essas coisas.

Tricolor é assim. Sempre foi. Quando começam a falar muito de futebol, tocar no assunto das "N divisões", da "quantidade de títulos", eles logo mudam de assunto. Falam de analfabetismo, classe social, falta de dente, bandidagem e outros temas que adoram abordar. Mas de futebol... Essa coisa parece meio indigesta, difícil para eles.

Eu entendo, amigo. Eu entendo.

Mas, se mesmo assim vc quiser duelar intelectualmente, mostrar toda sua capacidade argumentativa, eu aceito desafio, ok?

Enquanto isso, eu fico aqui rindo de todos os motivos que sua torcida tem pra se orgulhar...

Renan Machado e Silva disse...

Vou falar sobre esse assunto pela última vez.

Vocês tão tentando colocar palavras na minha boca.
Não falei q o Flu tem mais títulos q o Fla, não falei q o vice da Libertadores significa alguma coisa.
Ser vice campeão não significa nada!!

Falei q o Fla é frêgues do Flu. Final é o q importa! Jogo decisivo, eliminatório é o q importa!
Foda-se jogo do campeonato brasileiro! Foda-se jogo de grupo! O q importa é decisão!

framenguista não diz q o vasco e o botafogo são frêgueses do Fla. Veja o confronto direto em jogos não decisivos nos últimos anos e vcs veram q os 2 confrontos são equilibrados. O q importa é decisão!

Renan Machado e Silva disse...

"A parte do juiz faz parte do jogo!"

O Flu só foi freguês do vascú enquanto caixa d'água e eurico mandavam. Pois eu digo! Acabou! Tudo vai voltar ao normal. Até o ano de 85 a maior diferença em confrontos diretos dos clubes do Rio era entre Flu e vascú.

http://www.youtube.com/watch?v=hu1X2BrHmZE

Realmente. "A parte do juiz faz parte do jogo!"
É mais q isso. Ela foi capaz de reverter uma freguesia por 20 anos.

Qdo vcs falam q intenção conta na hora de dar um cartão vermelho, percebo q vcs não entendem nada de futebol. Vão estudar um pouco sobre regras de futebol.

Fernando Lima disse...

"Final é o q importa! Jogo decisivo, eliminatório é o q importa!"

Descobri pq o fluminense sempre morre na praia no Brasileiro. Obrigado Renan!

Anônimo disse...

então, quiz do esporte interativo para o Renan:

Caro amigo... a intenção, baseada na interpretação do árbitro, não conta em nenhuma hipótese para a aplicação de cartões?

Obs:Renan, acho que sua paixão pelo fluminense as vezes ofusca um pouco toda sua intelectualidade superior... pode ver isso até como uma dica para o quiz!

Obs2: Você botar culpa do fracasso em confrontos diretos no Eurico é brincadeira! Ele mesmo dizia que o que valia era ganhar do Flamengo... Até parece que o Eurico tem tamanho poder, a ponto de mudar resultado de clássicos... Mas, todo tricolor, mais cedo ou mais tarde, acaba usando a mesma desculpa, o argumento final já é de ciência geral..."O FLU foi roubado!" chega a ser ridículo!!! Quando comecamos a discutir futebol com qualquer tricolor, sabemos que o choro é questão de tempo... Viva os vascaínos, os derrotados mais dignos do Brasil!

Anônimo disse...

Não considero que final é o que importa... Pra mim, importa ser campeao... Ou seja, se o Flamengo é campeão em cima do Vasco, ele é superior ao Vasco, mas nao em relacao ao Fluminense, já que o Fluminense não chegou a final...é isso???

Bela lógica Renan... Vc é um gênio!

Renan Machado e Silva disse...

A intenção no caso do defensor ser o último homem não conta.

Ser campeão de 1 campeonato não tem nada a ver com ser freguês ou não.

Quer dizer então que todos os clubes do Brasil são fregueses do são paulo?

Um clube pode ser campeão e ainda ser fregues de uma outra equipe.

Se o vasco for campeao, msm ganhando do fla na final ela vai deixar de ser fregues. Não!

O Brasil é melhor q a França. Mas é freguês. Na hora q os 2 se encontram, o Brasil peida. Assim como o vasco peida pro fla, assim como o fla peida pro Flu.

Então foda-se q vcs ganharam 6 cariocas nos últimos 10 anos. nenhum deles foi em cima do Flu.
O Flu ganhou 8 de 11. Vcs são fregueses!

Anônimo disse...

Mas o q importa é quem é melhor, quem tem mais glórias, principalmente recentes... Quero ver meu time campeão... Se ele ganhar do Fluminense, melhor, senão, foda-se! Ou você acha ganhar do Flamengo mais importante do que ser campeão... Ou vc acha que o desempenho do seu time no campeonato carioca desse ano foi satisfatório? O Flu ganhou dos reservas do Fla, goleou e etc, fez creu e tudo mais... Mas quem foi campeão? Vc achou mais importante a vitória contra os reservas do Fla ou o título?

Deixe de ser brincalhão!!! Se eu for fregues do Flu e campeao, se isso continuar dando títulos ao flamengo, ótimo!!! Que o Flu continue ganhando do Flamengo e não ganhando nenhum título e que o Fla continue perdendo pro Flu e ganhando títulos...

Renan Machado e Silva disse...

huahuahauuah
Agora já admitiu q são fregueses e vem mudar o assunto.
O assunto desde o início foi freguseia!

1,2,3 essa porra é freguês!

Anônimo disse...

nao to querendo mudar de assunto nao... to querendo dizer q ninguem liga pra isso... q o assunto nao era esse desde o inicio...se vc quiser é so ler desde o início... Esse assunto foi puxado por um tricolor pra justificar a falta de títulos, a terceira divisao, o fracasso na libertadores, a falta de ídolos, a virada de mesa... E tudo se resumiu a "o Fluminense ganhou mais finais"... O que tento mostrar para seu intelecto superior é que, não importa quem ganha, importa o campeão! Se meu time for campeao, nao importa o que aconteceu durante a campanha!

Mas se te satisfaz torcer para um time ridículo, q não ganha nada ha tempos, mas q tem mais vitórias em determinada circunstancia em cima do meu, bom pra vc, com sua mente limitada e seu vasto intelecto...

1,2,3, vai cair mais uma vez!

Renan Machado e Silva disse...

Framenguista burro e sem memória.
Campeão da Copa do Brasil do ano passado.

Anônimo disse...

burro?! vc me conhece? nao sabia nao...

quanto a memória, é verdade sim...to com a memória meio fraca pra ficar guardando os títulos do seu time... guardar os títulos do meu já ocupa um grande espaço da minha memória...

Mas eu tambémnem sabia que você contava títulos... O que importava não era freguesia?

Anônimo disse...

O Flu é fregues do Vasco tbm. Isso é um ciclo vicioso.

Agora eu queria saber que tanta final o flu ganhou do Fla, eles nao so jogaram em 95 que eu me lembre nesses ultimos 15 anos.

Fábio Sá disse...

Leia os comentários anteriores antes de fazer pergunta desnecessária, amigo anônimo.

Saudações Tricolores

Thales disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thales disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thales disse...

Muito interessante esta teoria dos tricoletes! Diante de uma análise digna de torcedor de time pequeno, o Fluminense tem tudo para perpetuar essa hegemonia em finais contra o Flamengo!!! Basta continuar com os feitos recentes de NÃO CHEGAR MAIS EM FINAIS!!

E isto vem acontencendo! Nos últimos 10 anos (!!!), isso mesmo, na última DÉCADA, o Flamengo esteve em 6 finais do Estadual (VENCEU TODAS) e em quantas teve o Fluminense como adversário?! NENHUMA!!!!

Tricoletes..vocês são uns fanfarrões!!! Falam só besteira e esquecem que para a estatística ser alterada é preciso que vocês TAMBÉM CHEGUEM NAS FINAIS!!

Por isso, sugiro uma campanha!!! QUEREMOS OS BAMBIS CARIOCAS NAS FINAIS!!!

Obs: A LDU e o Paulista de Jundiaí apóiam a iniciativa!!!

PS: As meninas do pó de arroz, argumentarão alegando o feito inédito de terem chegado na final da Libertadores!!! Mas vale lembrar que Fla e Flu não poderiam se enfrentar na final da competição (novo regulamente coloca representantes do mesmo país para disputar as semi!).
Ah..e final de série C e Copa do Brasil (enquanto o Fla estava na Libertadores) não conta...já que o debate é Fla X Flu em finais!!!

Renan Machado e Silva disse...

Carioca de 2005 a gente chegou nas finais.
Ganhamos de vcs de 4x1 na final da Taça Rio!!!
Carioca de 2003 a gente chegou nas finais do carioca.
Ganhamos de vcs de 4x0 na final da Taça Rio!!!

Ganhar do framengo em decisão é mole!

1,2,3 essa porra é freguês!

Fábio Sá disse...

Thales, como você é focado no lado sexual do futebol... é bambi pra lá... meninas pra cá... tricolete pra lá... quanta imaginação.

Mas não fui eu quem pediu, num ato falho freudiano, para ver o Renato pelado.

Hmmmm... macho!

Saudações Tricolores

Thales disse...

Sá, me refiro ao Florminense desta forma pois vocês tem fama!!! Vou fazer o q?!
Bom...você é um cara que escreve bem e me surpreende a sua deficiência em uma simples interpretação de texto! Depois nós FRAMENGUISTAS que somos analfabetos!
O episódio do Renato Gaúcho...mencionei para mostrar como os tricolores são trouxas em acreditar no poder de vidência do treinador fanfarrão!! "Aquele gol do Thiago Neves e a bola na trave no final da partida(se referindo ao primeiro jogo da final)...algo lá de cima me diz que seremos campeões!!!"rs
Assim como prometeu que o Fluminense não seria rebaixado!!
Enfim, Renato Gaúcho em matéria de adivinhação tá pior que a Mãe Dinah!!!

Foi apenas isso...mas como o João Paulo disse...

"Tricolor é assim. Sempre foi. Quando começam a falar muito de futebol, tocar no assunto das "N divisões", da "quantidade de títulos", eles logo mudam de assunto. Falam de analfabetismo, classe social, falta de dente, bandidagem e outros temas que adoram abordar. Mas de futebol... Essa coisa parece meio indigesta, difícil para eles."

E é isso que vc está fazendo! Estou procurando onde está o assunto principal (FUTEBOL!) neste seu último comentário....

Aulas de interpretação de texto para o rapaz!!! SUPLETIVOOOO nele!!!

Anônimo disse...

Fabio, colega de MBA e amigo pessoal depois de tantas segundas e terças na FGV...além dos chopps, pizzadas e conversas futebolísticas...

Senti-me exatamente como você após a derrota do Corinthians frente ao Sport...é exatamente isso!

Sábias palavras de quem realmente ama seu time do coração e acompanha futebol...diferente daqueles que zoam (como disse o Seo Machado em outro post, embora não fosse da época dele...) e nem sabem a escalação de seus times...torcedores de moda, aproveitadores-baratos-do-momento...

Portanto, caso queiram discutir futebol em alto nível, acompanhem, estudem, leiam os blogs do PVC, do André Kfouri, o Arquibar, o Trivela, o Goal.com, a TV Tuga, o blog do André Rizek, o blag do Mauro Beting, etc...

Abs e parabéns a todos pelo blog!

Se quiserem um corintiano escrevendo regularmente, estou às ordens! ;)

Thiago "Geninho".

Anônimo disse...

Geninho,
Aproveita que as cores são iguais, sua experiência como treinador de ambos e passa a escrever sobre o Botafogo.

Nós tentamos, tentamos, tentamos, mas aqui aparecem mais torcedores da Portuguesa de Desportos do que do time do Biriba.

Definitivamente, eles desistiram.

Bom, seja bem-vindo.

Anônimo disse...

João,

o pior (ou seria melhor?!?!) é que o Geninho não é porque causa do técnico...hahahahahaha!!!

E escrever sobre o Botafogo seria basicamente anunciar fracassos, derrotas, que o Wellington Paulista não faz gol há 14 jogos, que o Diguinho tava na night e chegou atrasado ao treino, que o Cuca está voltando ao Bota pela 32a vez, que o Bebeto está reclamando das arbitragens...

Ou seja: nada demais...nada além da desgraça atual do Bota...

Prefiro falar da liderança do Fla ou do bom time do Flu...

Vascão?!?! Bom, já foi Vascão...Hoje só Leandro Amaral, Morais e Edmundo se salvam...ah, o Wagner Diniz bate uma bola tbm...

Fábio Sá disse...

Valeu Thiago, bom te ver aqui no Arquibar!