Graças a Deus o futebol é um esporte onde a lógica não prevalece. Um time considerado o “patinho feio” por todos os analistas, torcedores rivais, e até mesmo alvinegros – e eu me incluo nesse bolo –, pode se superar e compensar a falta de técnica com muita garra, humildade e dedicação, e sair de um vergonhoso 6x0 para a conquista de um título que nos levará, pela quinta vez consecutiva, à final do campeonato estadual.
Estão todos de parabéns! Joel Santana, Loco Abreu, Herrera, Caio, Jéfferson, Fábio Ferreira e demais, assim como a torcida alvinegra, que antes do início da partida travou uma batalha contra o esquema Vasco-PMDB-BWA-SUDERJ-FERJ para exercer o seu direito de torcedor e ocupar o setor amarelo, nosso por direito.
Não consegui assistir a partida inteira. O PFC internacional transmitiu Palmeiras x São Paulo e a Globo Portugal resolveu transmitir - olha que inacreditável – o mesmo jogo. Estou pensando seriamente em cancelar minha assinatura, afinal, esta não foi a primeira vez que me deixaram na mão. Recorri a internet, mas só consegui assistir o segundo tempo, com uma imagem que deixava muito a desejar.
Pelo que deu para ver, o jogo não foi muito diferente daquilo que eu havia falado nos posts anteriores. O Vasco com mais posse de bola, mas esbarrando na defesa muito bem armada pelo Joel, e o Botafogo com muitas dificuldades na transição ofensiva e quase sempre tentando a já famosa tática do “bumba meu boi” para o Loco Abreu.
Mais uma vez, foi só o nosso “maestro”, também conhecido como “La Mocita”, deixar o gramado para o Botafogo ganhar mais velocidade e qualidade no meio-campo. Joel, muito esperto, não esperou tanto como na semifinal e tratou de botar o jovem Caio logo aos 15 minutos do segundo tempo. O talismã foi peça importantíssima na vitória. Deu outra vida ao Botafogo, que mais parecia um time de showbol com a presença do Lúcio Flávio
Aí, meu amigo… Foi só partir pro abraço. Fábio Ferreira e Loco Abreu marcaram e a Taça foi pra General!
Agora vocês têm que aturar o “patinho feio” na final do Estadual!! Se Deus quiser, Lúcio Flávio não estará nem no banco, Leandro Guerreiro vai estar machucado, os reforços vão se encaixar bem no time titular e o ataque Mercosul vai se encarregar de fazer a festa. Acabou a zica!!
Saudações alvinegras! Nos vemos na final, menguinho!
PS: OBRIGADO, PAPAI JOEL!
PS 2: por mais que me doa, tenho que admitir uma coisa: Fahel e Alessandro jogaram muito bem. Estão de parabéns, mas apenas pela final. Agora é hora de arrumar o time para a Copa do Brasil e tratar de se livrar desses malas.
Pedro Fonseca - Botafogo