Páginas

19/02/2010

8 Que venha o Bacalhau!

Botafogo

Não estava muito confiante na vitória sobre o Império do Mal. Pelo contrário, achei que íamos tomar a segunda chinelada nesse (bastante sem graça) torneo de verano, também conhecido como Campeonato Carioca. Mas graças a ajuda divina, ao dedo do Joel, a tática “bumba meu boi” e o talento do jovem Caio, conseguimos acabar com essa zica de não vencer o Urubu.

Falei no post da semana passada que a nossa única esperança seria a bola aérea para o Abreu tentar escorar para outro atacante ou cabecear para o gol. Todo mundo sabia disso, inclusive o Andrade e os zagueiros do Flamengo. Só que não é muito fácil parar no alto um atacante de 1,93m, até porque o uruguaio é inteligente e sabe usar muito bem o corpo.

Mesmo com um material humano péssimo, Papai Joel conseguiu dar um jeito ali atrás. A defesa do Botafogo parece mais segura. Apesar da falha grosseira no primeiro gol do Fla e das péssimas recomendações, tô gostando do Fábio Ferreira. Acho que as coisas podem melhorar ainda mais quando o Danny Morais tiver condição de jogo.

Falta fazer o mesmo no meio de campo - o mais lento do Brasil desde a saída do Maicossuel. E isso só vai acontecer quando o Lúcio Flávio for barrado de vez. Ele não corre, se esconde do jogo, não causa desequilíbrios no setor defensivo do adversário, cobra muito mal faltas e escanteios… Ele é “o maestro” só para os comentaristas. Na torcida do Botafogo, Lúcio Flávio é conhecido como “o pantufa” ou “La Mocita”. Outro que me irritou profundamente foi o Eduardo. Mas enfim… Hoje é dia de comemorar, não é dia de criticar.

Hoje também é dia de exaltar o futebol do menino Caio. O garoto entrou e mostrou muita personalidade… É arisco, vai pra cima, e além de tudo é iluminado. O Nosso novo talismã sofreu falta do marrentinho Juan – aquela faixa do campo não deve deixar boas recordações ao lateral do Flamengo -, foi pra área e apareceu muito bem entre os zagueiros para completar o passe do Herrera (grande partida) para o fundo do gol. O moleque tá de parabéns!

Agora, que venha o Bacalhau!!! Aqui se faz, aqui se paga!!!

Pra fechar, fico com a frase do Caio na descida para o vestiário:
“Não tenho medo deles. A gente vence o Flamengo desde a época da base”

Pedro Fonseca - Botafogo

8 comentários:

Gustavo Pessôa disse...

Joel é um invento da mídia, mas que tem uma ESTRELA FILADAPUTA.

O cara tem no curriculo um brasileiro e a virada histórica da mercosul pelo Vasco. Isso porque chegou de paraquedas depois da demissao do O.Oliveira faltando 4 jogos para o final do ano. ESTRELA.

Agora a mídia inventou esse Caio. Bom jogador? Talvez. Eu chamo de Pimpão versão 2010.

Acho q todo time tem q ter seu xodó. O meu se chama Philippe Coutinho. Acho q joga um pouco mais que esse ai do Joel.

pedrodep disse...

Gustavo.. na minha opinião, o Joel Santana se reciclou como treinador e conseguiu se adaptar bem ao futebol moderno, diferente de outros como Geninho, Jair Pereira - aquele da famosa tática "maré, maré, jacaré jacaré" - e Espinoza.. Esses ganharam títulos no passado, mas ficaram pra trás. O Joel está aí.. na ativa. E acho que ele ainda pode armar e dirigir um time competitivo.

Tô gostando das movimentações do BFR no mercado (Sandro Silva, D. Morays e Jancarlos... tão falando de Mcnelly Torres) e acho que tem o dedo do Joel aí.
Ele também vem dando padrão tático ao time. A nossa defesa tá bem melhor... não dá pra jogar numa linha de 4 com a Avenida Marcelo Cordeiro... Assim é de 6 pra cima, como foi contra o Vasco...

Aos poucos ele vai "queimando" o LF com a torcida... Ele é malandro... Não vai tirar o cara que tem uma moral absurda (EU ME PERGUNTO TODOS OS DIAS "COMO??" E "POR QUÊ??" na marra, vai deixar isso pra torcida.

Isso para não falar da importância dele como motivador.


Falando do jogo... pra variar, estou bastante pessimista.

Acho o nosso time muito ruim, principalmente o meio-campo ... Ruim e lento.
O time do Vasco tem jogadores rápidos... Então, com esse meio que não combate, não marca e não cria, a gente já entra perdendo.

O negócio é tentar a famosa tática "bumba meu boi" - bola alta para os nossos atacantes - até o GRANDE MAESTRO ser substituído pelo Caio.

Se até lá o jogo tiver empatado, eu passo a acreditar numa vitória.

hens disse...

cara, tu já entra perdendo sempre?!?
tá bom então...

mudando um pouco o assunto, lembro queu lia sempre a placar quando o slogan era "futebol, sexo e rock 'n roll"... mas depois não sei quem, começou a europeizar e profissionalizar bastante o futebol, e a revista seguiu esse rumo editorial nos comentários sobre o ludopé... não era mais aquela coisa de conversa de bar, zuação, e principalmente um pouquinho de ignorância(no sentido de falta de conhecimento)...
gosto muito do arquibar... e não sei se é pq agora ando lendo sobre o botafogo, mas tenho a impressão de que estamos falando sobre futebol de um jeito mais sério...
sei lá... posso tá falando besteira... só não tô realmente tão satisfeito assim como estava antes...

pedrodep disse...

Hens, meu camarada, vamos encerrar a polêmica... Eu conheço o gustavo já há algum tempo e ele me pediu várias vezes para escrever aqui sobre o BFR.

confesso que lia pouco o blog... portanto, é natural demorar um tempo até pegar o "jeito" do arquibar..

se o blog é mais descontraído, com o tempo meus posts também serão mais descontraídos.

agora, você há de convir que não dá para descontrair um dia após a derrota para o são raimundo ... isso que não dá mesmo!

um abraço,
saudações alvinegras.

Gustavo Pessôa disse...

Botafoguense parece dupla sertaneja, se junta pra chorar, reclamar da vida e chorar.

Fernando Lima disse...

Porra, o cara foi totalmente brincalhão no tópico e nego reclama!

Pq o Juan teria más recordações de uma faixa do campo onde ele sempre sapecou o botafogo???

Peguem os títulos do botafogo na base... Deve ter sido campeão de tudo, pelo que o Pimpaio fala... Duvido que o autor do post saiba algo. Eu não sei, mas lembro q até 2 anos atrás o Flamengo era tricampeão carioca na base.

Esse post foi muito descontraído, no melhor estilo Arquibar.

pedrodep disse...

Fernando, foi exatamente ali que ele tomou aquele drible desconcertante do maicossuel e já ia levando outro do caio!

Só para os nossos jogadores na porrada mesmo! Não aguenta mais

Sobre o caio, dá uma olhada aqui:



O gol de Caio na semifinal da Taça Guanabara, quarta-feira, foi o sétimo dele contra o Flamengo em sua carreira. A revelação do Botafogo tem retrospecto muito favorável contra o rival rubro-negro: foram seis jogos no total, com quatro vitórias, duas derrotas e média de mais de um gol por jogo.

Luiz Alberto Rodrigues Correa, pai de Caio, lembra de ocasiões importantes em que o Flamengo sofreu ao jogar contra o menino. Em 2008, pelo Volta Redonda, Caio marcou três gols na vitória por 5 a 2 no Ninho do Urubu, em partida válida pelas quartas de final do torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG). Ainda pelo Volta Redonda, em 2009, Caio marcou mais duas vezes em outra vitória sobre o Flamengo: 3 a 1.

Caio também eliminou o rival duas vezes de competições. A primeira foi pelo torneio OPG de 2009. Ele estava presente na vitória sobre o Flamengo por 5 a 1. No jogo de volta, o Botafogo perdeu por 4 a 2, mas ainda assim foi classificado. A segunda eliminação foi a mais importante: quarta-feira, no Maracanã, pela semifinal da Taça Guanabara, tendo marcado o gol decisivo.

Gustavo Pessôa disse...

Morais era o maior jogador da base da história do futebol. Alan Kardec é seleção.

Base não significa nada. Base é pra formar jogador e não time. A geração 84 do Vasco ganhou tudo que foi possível, e nenhum jogador vingou. O maior é o Morais!