29/08/2009
1 Capítulo 21
Que dor. Não vou dizer que foi o knock-out do Vasco porque não vamos à lona nenhuma vez no ano. Mas a quinta derrota no ano tem seu gosto amargo. A mais amarga derrota de 2009.
Perdemos outras quatro vezes, para o Americano na primeira rodada do carioca (o time não se conhecia. O camisa 20 chamava o camisa 33 por Camisa 33), para o Botafogo (jogo que o time entrou com um espírito estranho, a torcida também estava e o "já ganhei" estava no nível máximo. A bola pune), para o Paraná (10 reservas em campo) e para o Bahia (derrota fora de casa em um jogo que prevaleceu o famoso "quem não faz, leva).
A derrota de hoje foi a primeira que eu vi. Não estive em nenhuma outra por razões diversas. Essa está sendo a mais difícil de engolir. O time não jogou nada, tudo deu errado. Alex Teixeira sumiu, Pimpão ainda não está com ritmo e o time não o ajudou, Fernando Prass é Jesus, não é Deus. Ramon não ia jogar, jogou e não fez a melhor partida. Isso pra falar os que não estavam decepcionando.
Doriva... DJ... uma frase só: Paulo Sérgio, Alan Kardec e Enrico não!
Só fizeram merda, mas deixaram a culpa pro Wilson que fez a merda do jogo (que não vi, estava no anel do Maracanã indo pra arquibancada).
Ficou claro que sem o dono do time o Vasco não funciona: CA19. Ele monta e puxa a responsabilidade, deixa o time solto e tudo funciona.
Próximo sábado ele tem que entrar em campo e ganhar pra gente esse jogo contra o Atlético-GO. E vamos ganhar e comemoraremos na conta do nosso amigo Fernando Lima.
ATUALIZANDO: A combinação de resultado de ontem foi perfeita (só faltou a de anteontem ser). Mas deu tudo certo, na ponta ainda!
Gustavo Pessôa - Vasco
28/08/2009
0 Capítulo 20
Post na correria, pra não dar azar. Não posso escrever um capítulo depois de ter acontecido outro. E essa noite é do cap. 21. Então, só para bater ponto:
- 90% do estádio era do Vasco. O Vasco é Brasil.
- Alex Teixeira agora está valendo 100 milhões. Tá jogando o mais fino da bola.
- Começou a volta, assim como foi a ida. 1 x 0. Vai dar tudo certo!
Hoje tem mais. Night Vasco de sexta no Maracanã.
P.S. Sou eterno nessa brasilá.
Gustavo Pessôa - Vasco
27/08/2009
4 O freguês tem sempre a razão
Mulambada saiu de campo chorando tanto que parecia que o jogo era contra o grande fogão. Treinador chorando desesperado, Gergelim chorando e xingando o árbitro, Pet que ainda nem sabe falar português chorando...
Torcida Raça Fla Rede Globo viu tudo isso que eu vi!
Frase do dia: "O freguês tem sempre a razão"
Saudações Tricolores.
Victor Machado - Fluminense
25/08/2009
5 Capítulo 19
Chegamos ao meio do livro. E chegamos bem, até essa parte a história está boa e tudo certo. Vamos seguir assim.
Jogo do aniversário é sempre um jogo especial. A torcida faz festa, leva bolo, balão e lota nossa segunda casa. Se São Januário é pequeno pra tanto amor, o Maracanã é o único estádio do mundo que nos comporta. E sorte nossa que é vizinho nosso, 10 minutos de carro e estamos no quintal. Lá a brincadeira é mais fácil, campo maior com mágicos dentro de campo fica fácil. CA111 (sim, ele ganhou a pesquisa e o torcedor escolheu o CA19 como o personagem desse aniversário. E de presente ele ganhou a camisa 111) e Alex Teixeira.
Falei mal do AT aqui no blog? Muito. Gosto do futebol dele? Nada. Mas está fazendo nessas últimas rodadas o que eu sonhava naquela noite de dezembro do 2008. Quando o Vasco perdeu pro Vitória e decretou nossa queda, demorei pra sair da Colina. Fiquei lá pra me acalmar e não ser preso na rua e fiquei pensando no ano de 2009. E o roteiro não está longe (é que esqueci de colocar os ladrões de apito na minha história), lá eu só pensava que esse seria o ano do AT. Ele seria o dobro da soma de Dentinhos e Lulinhas. E não foi. Foi o irritante camisa 7 que sumia do jogo, se escondia com um marcador e não pedia a bola.
Tem algumas rodadas que esse menino faz questão de calar a minha boca. Só desejo que ele faça isso até o final do livro.
Só estamos na metade.
Gustavo Pessôa - Vasco
23/08/2009
8 Carta Aberta a Roberto Horcades
Dr.Roberto,
Preciso ser sincero: eu odeio o senhor. Tenho desgosto enorme em tê-lo como representante máximo do clube que amo tanto. O senhor é um gestor despreparado e inexperiente, é emocionalmente desestruturado e segue princípios éticos, digamos, duvidosos. Basta ver o quão mal administra um dos maiores orçamentos de patrocínio entre os clubes brasileiros, como o senhor se comporta como o mais desequilibrado dos torcedores, e os muitos esquemas escusos que se arvoraram na sua gestão (ingressos da Libertadores, Passaporte Tricolor, Tática, amizade com Rubinho e Eurico, e tanta podridão...).
Mas, apesar da tentação, não estou aqui para falar mal do senhor. Pelo contrário, estou aqui para tentar salvar o que resta (se resta) da sua dignidade. Estou aqui porque, apesar de tudo, ainda acho que o senhor é um torcedor tricolor como eu, e como tantos milhões de privilegiados.
O senhor chegou ao fundo do poço. Tanto tentou, que conseguiu. Tenho um pedido a lhe fazer. Nesse momento de crise, só há uma alternativa: olhar pra cima (até porque somos os últimos). Fazer diferente, ousar, arriscar, dar a cara à tapa, ouvir o seu instinto, pensar de coração aberto, sem medo de errar, sem politicagem, sem negociatas, sem esquemas, sem se preocupar em preservar a imagem. Sem pensar nas conseqüências. É a hora de usar frases feitas: “crise = oportunidade”. Essa é a sua oportunidade de agir rápido pra não entrar para a história como um dos presidentes mais ODIADOS da história do Fluminense (briga boa com Gil Carneiro de Mendonã). Está na hora de fazer TUDO aquilo que parece óbvio, mas que não é feito por medo do que pode acarretar.
- Elenco: ou sai agora ou não sai mais. Já diria Maquiavel que a dor tem que vir de uma só vez. Então, ao invés de dispensar aqui e ali, passa logo o rodo. Agora, enquanto ainda dá (se é que dá). Wellington Monteiro já foi. Faltam: Edcarlos, Fabinho, Leandro Amaral (250 mil por mês!!!). São jogadores horrorosos e caros e só servem pra nos irritar. Se não for pra dispensá-los, que sejam mandados pra Xerém, pra treinarem em separado.
- Fred: vai ou racha? Ele está de sacanagem? Então vende, empresta, manda embora, mas não fica cozinhando. A torcida odeia mercenários que ganham uma fortuna, em dia, e nem aos jogos vão, nem pra torcer pelos companheiros de equipe.
- Técnico: ou sai agora ou não sai mais. Resolve AGORA se o Renato vai até o fim, independente do que acontecer, ou se vai mandar o cara embora. Deixa eu te avisar: ele NÃO é técnico. Você sabia disso e contratou ele. Então ou admite e encara as conseqüências que nem homem, ou manda logo o cara embora. Trocar de técnico é a pior coisa a se fazer, então, se for pra fazer essa cagada de novo, faça logo ao invés de fazer faltando 10 rodadas.
- Define UM time TITULAR, de forma simples. O time é MUITO ruim, mas é o time que tem agora. Já vi times muito piores ficarem em situações muito melhores. Então, depois de ter acabado com as dúvidas no grupo (com a barca definitiva) e na comissão técnica (assumindo o Renato pro que der e vier ou trocando logo), fala pro treinador arrumar UM time. Parar de inventar esquemas. Faz o básico: 4-4-2, cada um jogando seu futebolzinho arroz com feijão. Rafael; Ruy, Cássio, Luiz Alberto e João Paulo; Diguinho, Fábio Santos, Tartá e Conca; Maicon e Kieza. No banco: FH, Dalton, Gum, Roni, Adeílson, Alan e Marquinhos. Taí: 18 jogadores pra 11 posições. 19, se o Urrutia tiver condições, mas não conto com isso. 20, se trouxer o meia que estou sugerindo. Não tem o que inventar.
- Fechar o grupo EM DEFINITIVO. Se for pra trazer mais alguém, estabeleça um prazo máximo pra fechar o negócio. Sugiro até o final dessa semana. Depois disso, e com as dispensas, acabou, ninguém entra, ninguém sai, fecha o grupo. Vai trazer alguém? Foca TODOS os esforços num meia. Só. A essa altura do campeonato, não adianta trazer 3, 4, 5 caras. Foca em UM MEIA BOM, pra ajudar o pobre do Conca, que não tem com quem jogar.
- Deixa de ser safado, só até o final do ano. Para imediatamente com qualquer conluio, safadeza, esquema, trambicagem, etecetera, que o senhor possa estar fazendo CONTRA o Fluminense. Digo mais: SOME DE CENA. Preserve-nos das suas bravatas. Não tenho a pretensão de mudar a sua personalidade. Não serei eu a julgá-lo, e sim as eleições do ano que vem. Só quero preservar o nosso Fluminense nesse momento de crise.
Então, aí estão. Seis dicas, sem pretensão de saber mais do que ninguém, mas tentando contribuir com a visão de quem está de fora, com o mesmo objetivo maior de ajudar o Fluminense.
Está na hora de ser radical, porém objetivo e profundo. Ou isso, ou a única profundidade a que o senhor nos levará será... bom, melhor nem falar pra não dar azar.
Saudações Tricolores
22/08/2009
2 Racalcados em Alcatraz
Ia apenas comentar o post abaixo. Mas já estão reclamando que o Arquibar virou um blog do Vasco. Então, respondendo o post abaixo:
O Gustavice ficou ainda mais doente depois que foi preso em Alcatraz onde está prestando serviço comunitário. Esperado ver um post desse no meio do nada...
Torcer pra cair é normal. Mas um vascaíno virar pra um urubu e chamar pra ir no Maracanã ver uma possível desgraça do Flu é coisa de gente pequena...
Podem ir. O Gustavice eu sei que vai mesmo, mas a ele vão se juntar os torcedores da Rede Globo. Mulambada que adora assistir jogo no sofá!
Ano passado, faltavam 7 rodadas e o Flu era o último. Havia perdido de 3x2 do Coritiba em casa e aqui, nesse mesmo Arquibar, vocês escreveram A MESMA COISA. Na verdade, só os flamenguitsas escreveram a mesma coisa. O Gustavice e a comunidade portuguesa estavam tão tensos quanto eu com a segundona.
Mulambada, nos vemos na quarta-feira na Sul-Americana e no ano que vem na mesma situação. Infelizmente!
Victor Machado - Fluminense
17/08/2009
10 Dívida com a sociedade
Estou vendo que esse ano será o ano da justiça. Se algum amargurado quiser falar mal do meu time, os comentários estão ai. Mas em nenhum momento vou falar do meu. Hoje é dia de falar do seu, tricolor.
2009 será conhecido como o ano da justiça, o ano que a sociedade vai receber aquilo que demorou 10 anos. O Fluminense tem essa dívida. Entrou na festa de penetra e nela está até agora, não pegou ninguém nessa festa e nem dos salgadinho desfrutou. Mas cá estás.
Eu que vi esse time cair e cair (e cair de novo) não consigo imaginar que ninguém reparou que não era para eles estarem aqui, e quem reparou nada fez. Mas por ordem divida, esse feito tem data. O FLUMINENSE VAI PRO CHÃO. VAI PRO LUGAR DELE.
Eu desde criança, por higiene e ideal, tenho repúdio ao Flamengo. Minha teoria sempre foi a que tive muitos amigos do lado negro da força, não gostava de ver a vitória deles porque sabia que no dia seguinte no colégio seria zuado ou então o placar estaria escrito no quadro de giz. Por isso o repúdio. Meus amigos da época também tem esse sentimento pelo meu, me ouviram muito! O Fluminense poderia ganhar (mas nunca ganhava) que o quadro nunca era rabiscado, ninguém vinha me encher e no futebol do recreio nunca tinha um colega gritando: "GOL DO ÉZIO".
Mas depois de ver com mais frieza a história recente do Fluminense vi o quanto eles merecem voltar pro torneio que passaram sufoco. Esse é o ano deles, e prometo aqui estar no dia do juízo final. Se o jogo for no Maracanã estarei lá munido de máquina, filmadora e gravador. Preparar conteúdo premium aqui pro Arquibar com alguns amigos.
Quem vem comigo?
Gustavo Pessôa - Vasco
0 Capítulo 18
Escrever bem rápido porque quero escrever sobre outro assunto que não é o Vasco.
O jogo de ontem foi digno do vira, começamos perdendo e depois o lado lusitano mais forte ganhou. Nossa prima pobre abriu e tomou três do Gigante da Colina.
Dançamos o vira na casa da tia Paulista e estamos prontos para virar líder sozinho no próximo jogo.
Dia 22 é dia de lotar maracanã. Todo vascaíno, principalmente os que ficam reclamando da falta de ingresso, tem a obrigação de ir pro Maracanã.
Só para constar esse post. Temos que fazer o Arquibar pegar fogo de novo.
Gustavo Pessôa - Vasco
12/08/2009
1 Capítulo 17
Não vi. De fato vi 30 minutos do primeiro tempo. Acompanhei tudo pelo excelente e já eleito melhor twitter do Brasil www.twitter.com/crvascodagama.
Pelo que vi, o América jogou fechado. E o Vasco só tentando. Típico daqueles jogos que só empatamos antes, mas a série boa não foi interrompida. Todos os placares foram bons para o Vasco, menos o do Vasco.
Segundo fontes seguras que estavão no Machadão ontem, o estádio é muito escuro, a grama era pior que a do aterro e venta muito no estádio. O campo era o mesmo para os dois times, isso não é desculpa, mas fica o relato.
Sábado é contra a prima pobre. Bora Vascão!
Gustavo Pessôa - Vasco
10/08/2009
3 Capítulo 16
Esse foi o jogo mais fácil. Provavelmente o mais fácil de todos vai ter sido esse. Mas muito mais importante que um jogo como esse foi a homenagem feita antes do jogo. Acho que pra mim, o que ficará marcado na 16ª rodada do campeonato vai ser a homenagem feita aos heróis do título que não vi.
Não tenho o mesmo carinho por aquela taça, como tenho pelas outras três. Mas a primeira taça do brasileiro a ficar em solo carioca é do Vasco. E os escritores daquela história estavam lá na minha frente.
Roberto eu vejo todo dia. O que achei mais interessante foi realmente o Andrada. 70 anos, o goleiro veio da Argentina só para essa comemoração. Além dele o técnico e o presidente da época também foram na comemoração.
Diferente dos outros clubes onde o ídolo mor foge pro canto da Europa, no outro todos já morreram antes dos meus nascerem e no outro não tem.
Sobre o jogo. De novo. Foi fácil.
Gustavo Pessôa - Vasco
04/08/2009
7 Deserto de posts
Já o da série A, pelo menos pra mim, tem sido bem chato. E isso se retrata no Arquibar. Chuva de posts durante o Carioca e a Copa do Brasil e deserto durante a Série A. E assim vai se arrastando por pelo menos todo o primeiro turno. Depois disso, começamos a ter posts mais frequentes.
Vou fazer umas previsões aqui pro segundo turno, já que o primeiro está quase no final. Vamos ver muito post de tricolor chorando aqui, posts emocionados depois de uma vitória de 2x1 em cima do Náutico que colocará o time a 5 pontos do primeiro time fora do Z-4, enfim, vai ser uma emoção só até a justa queda pra série B do ano que vem.
Meus posts continuarão mais ou menos na mesma frequência, pois nada muda. O Flamengo continua uma bagunça, os jogadores que eu já pedi a saída continuam na Gávea e assim vai. Um deles inclusive fez vergonha no fim de semana. Não tá jogando nada e ainda quer massagem. Pelo futebol que tá jogando, foram poucas as vaias para ele. Não vou nem me alongar no assunto, todo mundo sabe que quero ele e o outro lateral longe da Gávea.
Do jeito que está, com o time todo bagunçado em campo, só dando chutão pro Imperador se virar lá na frente, o Flamengo vai terminar esse Brasileiro como no último. Sem sustos, numa boa posição, mas com a sensação de que dava pra ir mais longe. Espero que eu esteja errado.
Fernando Lima - Flamengo
03/08/2009
2 Capítulo 15
Estou errado quando digo que todo jogo é sufoco? Esse de Caxias do Sul foi nossa batalha dos aflitos, o jogo que não podíamos perder, uma vez que a tabela toda nos ajudou. No próximo final de semana vamos pegar um adversário que teoricamente não podemos perder, e começa a busca pelo topo.
Olhar para a tabela dos jogos passado e olhar para o leite no chão. Duque de Caxias e São Caetano, dois times que EMPATAMOS em casa estão na degola, lutando para não cair. E nós temos um histórico de empate com eles. Seriam 4 pontos. Enfim...
Mas
Destaque do jogo a frieza do CA19, apanhou de novo o jogo todo e não revidou nada, jogou com a frieza que nós esperamos. Jogou pensando no Vasco em ajudar o Vasco. Fernando Prass de novo fazendo milagre, não tenho duvidas em dizer que é o principal arqueiro atuando no Brasil.
Mas a atraçao principal fica pra semana que vem, ele que todos querem ver em campo: Aloísio. Jogador simpático e amigo da galera, vamos ver como vai jogar. Tenho certeza que com o CA19 ele vai funcionar muito, acredito ainda que Alex "sem sangue" Teixeira também terá uma participação boa com ele. Mas queria ver o ídolo da galera Pimpão dividindo o ataque com Aloísio! Mas o nosso dentista não sai do Dep. Medico nunca!
Sábado tem historia nova pra contar.
Gustavo Pessôa - Vasco
01/08/2009
2 Rumores...
Jogador prometendo amor eterno ao seu clube e dias depois vestindo a camisa do arqui-rival é cada vez mais normal. Aquela história de jogar toda a carreira no mesmo time é coisa do passado. Futebol agora é negócio, business.
Já nos acostumamos a isso, técnicos e jogadores estarão onde receberem o maior salário e condição de trabalho e pronto!
Por que estou escrevendo isso? Estão dizendo por ai que um dos membros do Arquibar foi visto usando a camisa de um arqui-rival. Quem será?
Gustavo com a camisa do Flamengo ou do Fluminense?
Fabio Sá com a camisa do Vasco ou do Flamengo?
Fernando com a camisa do Fluminense ou do Vasco?
Henz com a camisa do América?
Será que é verdade ou são rumores e intrigas da oposição? Uma coisa eu garanto: não fui eu!
Saudações Tricolores!
Victor Machado - Fluminense