Páginas

23/08/2009

8 Carta Aberta a Roberto Horcades



Dr.Roberto,

Preciso ser sincero: eu odeio o senhor. Tenho desgosto enorme em tê-lo como representante máximo do clube que amo tanto. O senhor é um gestor despreparado e inexperiente, é emocionalmente desestruturado e segue princípios éticos, digamos, duvidosos. Basta ver o quão mal administra um dos maiores orçamentos de patrocínio entre os clubes brasileiros, como o senhor se comporta como o mais desequilibrado dos torcedores, e os muitos esquemas escusos que se arvoraram na sua gestão (ingressos da Libertadores, Passaporte Tricolor, Tática, amizade com Rubinho e Eurico, e tanta podridão...).

Mas, apesar da tentação, não estou aqui para falar mal do senhor. Pelo contrário, estou aqui para tentar salvar o que resta (se resta) da sua dignidade. Estou aqui porque, apesar de tudo, ainda acho que o senhor é um torcedor tricolor como eu, e como tantos milhões de privilegiados.

O senhor chegou ao fundo do poço. Tanto tentou, que conseguiu. Tenho um pedido a lhe fazer. Nesse momento de crise, só há uma alternativa: olhar pra cima (até porque somos os últimos). Fazer diferente, ousar, arriscar, dar a cara à tapa, ouvir o seu instinto, pensar de coração aberto, sem medo de errar, sem politicagem, sem negociatas, sem esquemas, sem se preocupar em preservar a imagem. Sem pensar nas conseqüências. É a hora de usar frases feitas: “crise = oportunidade”. Essa é a sua oportunidade de agir rápido pra não entrar para a história como um dos presidentes mais ODIADOS da história do Fluminense (briga boa com Gil Carneiro de Mendonã). Está na hora de fazer TUDO aquilo que parece óbvio, mas que não é feito por medo do que pode acarretar.

  1. Elenco: ou sai agora ou não sai mais. Já diria Maquiavel que a dor tem que vir de uma só vez. Então, ao invés de dispensar aqui e ali, passa logo o rodo. Agora, enquanto ainda dá (se é que dá). Wellington Monteiro já foi. Faltam: Edcarlos, Fabinho, Leandro Amaral (250 mil por mês!!!). São jogadores horrorosos e caros e só servem pra nos irritar. Se não for pra dispensá-los, que sejam mandados pra Xerém, pra treinarem em separado.
  2. Fred: vai ou racha? Ele está de sacanagem? Então vende, empresta, manda embora, mas não fica cozinhando. A torcida odeia mercenários que ganham uma fortuna, em dia, e nem aos jogos vão, nem pra torcer pelos companheiros de equipe.
  3. Técnico: ou sai agora ou não sai mais. Resolve AGORA se o Renato vai até o fim, independente do que acontecer, ou se vai mandar o cara embora. Deixa eu te avisar: ele NÃO é técnico. Você sabia disso e contratou ele. Então ou admite e encara as conseqüências que nem homem, ou manda logo o cara embora. Trocar de técnico é a pior coisa a se fazer, então, se for pra fazer essa cagada de novo, faça logo ao invés de fazer faltando 10 rodadas.
  4. Define UM time TITULAR, de forma simples. O time é MUITO ruim, mas é o time que tem agora. Já vi times muito piores ficarem em situações muito melhores. Então, depois de ter acabado com as dúvidas no grupo (com a barca definitiva) e na comissão técnica (assumindo o Renato pro que der e vier ou trocando logo), fala pro treinador arrumar UM time. Parar de inventar esquemas. Faz o básico: 4-4-2, cada um jogando seu futebolzinho arroz com feijão. Rafael; Ruy, Cássio, Luiz Alberto e João Paulo; Diguinho, Fábio Santos, Tartá e Conca; Maicon e Kieza. No banco: FH, Dalton, Gum, Roni, Adeílson, Alan e Marquinhos. Taí: 18 jogadores pra 11 posições. 19, se o Urrutia tiver condições, mas não conto com isso. 20, se trouxer o meia que estou sugerindo. Não tem o que inventar.
  5. Fechar o grupo EM DEFINITIVO. Se for pra trazer mais alguém, estabeleça um prazo máximo pra fechar o negócio. Sugiro até o final dessa semana. Depois disso, e com as dispensas, acabou, ninguém entra, ninguém sai, fecha o grupo. Vai trazer alguém? Foca TODOS os esforços num meia. Só. A essa altura do campeonato, não adianta trazer 3, 4, 5 caras. Foca em UM MEIA BOM, pra ajudar o pobre do Conca, que não tem com quem jogar.
  6. Deixa de ser safado, só até o final do ano. Para imediatamente com qualquer conluio, safadeza, esquema, trambicagem, etecetera, que o senhor possa estar fazendo CONTRA o Fluminense. Digo mais: SOME DE CENA. Preserve-nos das suas bravatas. Não tenho a pretensão de mudar a sua personalidade. Não serei eu a julgá-lo, e sim as eleições do ano que vem. Só quero preservar o nosso Fluminense nesse momento de crise.

Então, aí estão. Seis dicas, sem pretensão de saber mais do que ninguém, mas tentando contribuir com a visão de quem está de fora, com o mesmo objetivo maior de ajudar o Fluminense.

Está na hora de ser radical, porém objetivo e profundo. Ou isso, ou a única profundidade a que o senhor nos levará será... bom, melhor nem falar pra não dar azar.

Saudações Tricolores


Fábio Sá - Fluminense

8 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com a crítica em termos.

Acho que a principal medida a ser tomada mão diz respeito ao time e sim à direção. Todos, ou quase todos, os que ali estão não entendem nada de gestão esportiva, a começar pelo presidente, e por isso temos resultados tão discrepantes e negativos. Podem alegar que ganharam 1 Carioca e uma Copa do Brasil, porém, acho isso insuficiente. Preferiria ficar 5 aos sem título e ver um time competitivo em todos os campeonatos, com um Centro de Treinamento aceitável. Esses são resultados de um trabalho de gestão, não 1 ou 2 títulos esporádicos.

Sobre a escalação do time, neste momento, quem decide agora e sempre é o técnico, seja lá quem for. O principal problema é a gestão, e a recorrente não prestação de contas.

O Fluminense de hoje é o Vasco de ontem. Esse Presidente não me representa, e, apesar disso, sou incluído em suas atitudes descabidas e desmedidas, só porque sou tricolor.

Se for necessário que esse time tenha que cair mais uma vez para reaprendermos que gestão e planejamento são o ponto de origem, e que esse Presidente, junto à esta diretoria, jamais nos representem novamente, acho que cair para a Segundona é a solução.

Gustavo Pessôa disse...

Só ainda nao entendi essa parte: "é um torcedor tricolor como eu, e como tantos milhões de privilegiados."

Sobre a dica 3... Sr Neo-Eurico, por favor. Não demita ele! Deixa o Renato ai.

Anônimo disse...

"O sofrimento não pode parar" (O Globo, 24/08/2009)

Unknown disse...

O principal problema do Flu atual, dentro do campo, é o que acompanhou o Fla nos últimos tempos: falta de poder de fogo; com a diferença q embora o Fla não tivesse ataque e jogadas de bola parada, tinha pelo menos defesa e meio fortes.

Sério, os únicos dois jogadores que podem fazer algo de diferente são o Conca e o Kieza. O Conca, q nunca achei esse jogador todo q falam, está completamente sobrecarregado; o Kieza, q surgiu muito bem no carioca, claramente ainda não é um jogador pronto (uma aposta ainda) e joga isolado no ataque...soma isso a defesa-peneira e ao meio inexistente..jah viu....
O Rafael ateh eh bom goleiro, mas, naum decide jogos.......com o Fred voltando, talvez o Flu se livre...fora isso, a bola punirá!!

Gustavo Pessôa disse...

Fred voltando pra onde?

Ronaldo, só volta quem já esteve em algum lugar.

Saulo disse...

É, a situação do Flu tá ruim mesmo. O time está perdido.

JP Sá disse...

Eu torço pro Fluminense cair e virar a mesa de novo.

Aquele espumante rolando na sede de vitrais remendados, Renatão e Celso Barros se abraçando, Horcades barrado na festa da virada...

Adoro quando o Fluminense investe pesado para reforçar os atributos da sua marca!!!

Unknown disse...

Fred fez alguns bons jogos no início do brasileiro, qdo o flu estava lá pela 10a posição.....se a bola chegar, ele resolve....