Páginas

16/06/2009

12 Lamartine Babo


Hoje é aniversário de morte (!) do Lamartine Babo, que deve ser um dos único compositores do mundo que tem suas músicas cantadas por multidões toda semana (menos nos jogos do Engenhão).

Todo mundo diz, acho que pra não ter briga, que o hino mais bonito é o do América, mas acho que ele acertou em todos. Provavelmente todo mundo que acesse o Arquibar comprou, quando era criança, o CD da Placar com os hinos dos clubes cantado por torcedores/celebridades. Nenhum outro time do Brasil tem algo parecido.

"existe um grande clube na cidade, que mora dentro do meu coração. E eu vivo cheio de vaidade, pois na realidade é um grande campeão". VAIDADE? Errou!

"Mais um, mais um, Bahêa. Mais um, mais um título de glória". Típica música baiana cheia de repetições. Errou!

Ou então o do Grêmio, que tem um refrão maneiro, mas o resto do hino parece que não funciona em estádio. Errou!

"Salve o Coriiiiiiiiiinthiiiiiiiiiians" Muito chato! Errou!

Enfim, até nisso o Rio é melhor. E pra provar que não é só nos times grandes + América e Botafogo, vou colocar aqui no Arquibar toda semana um hino carioca. Mas hoje a gente começa com o América!

P.S. Lamartine, "ai jesus" foi foda! Errou nisso!



Hei de torcer, torcer, torcer...
Hei de torcer até morrer, morrer, morrer...
Pois a torcida americana é toda assim
A começar por mim
A cor do pavilhão é a cor do nosso coração
Em nossos dias de emoção
Toda torcida cantará esta canção
Tra-la-la-la-la-la
Tra-la-la-la-la-la
Tra-la-la-la-la
Campeões de 13, 16 e 22
Tra-la-la
Temos muitas glórias
E surgirão outras depois
Tra-la-la
Campeões com a pelota nos pés
Fabricamos aos montes, aos dez
Nós ainda queremos muito mais
América unido vencerás!

12 comentários:

Fernando Lima disse...

"No atletismo és um braço"

Tudo a ver...

hens disse...

quolé?!? vsf gustavo... no engenhão a multidão canta sim!

sobre o cd da placar, é verdade! eu comprei duas revistas dessa com os hinos... dei uma pro meu pai, e fiquei com a outra... lembro queu comprava a placar todo mês nessa época... ela tinha uma forma meio descompromissada de falar de futebol... mas depois ficou muito profissional... e chato...

Ronaldo disse...

Dos hinos do Rio, dos "grandes" pelo menos, acho o do Flu chatinho...não pela letra em si, mas pela melodia..parece marcha funebre....

Sobre os demais brasileiros, os do Palmeiras e do Inter são bons tb.....do grêmio só o refrão mesmo....o resto um lixo...

Leo Valpassos disse...

"Campeões de 13, 16 e 22"

Acho que tem essa parte no hino do Fogão também. Tenho quase certeza.

Anônimo disse...

Os hinos do Lamartine, no Rio, são bons.

O do América tem gente que gosta pq parece marchinha de carnaval. Tem até "trálálá" no meio... Acho até que a levada é parecida com a do "índio quer apito".

Acho que por isso, nos CD´s dos hinos, vinha um repertório de marchinhas de carnaval junto.

O do Santos é uma bosta. Aquela introdução é triste.

Fazendo aqui uma análise imparcial, um hino que fica legal cantado no Maraca é o do Botafogo.

Abs.

Marcos Borges

Gustavo Pessôa disse...

Alguma coisa o botafogo tinha q ter de legal!

Leo Valpassos disse...

Mas eu nunca ouvi no Maracanã. É difícil 3 pessoas cantando do outro lado conseguirem ser ouvidas.

Anônimo disse...

Retificando:

Um hino que fica legal, quando e se, cantado no Maraca é o do Botafogo.

Desculpem a falha.

Abs.

Marcos Borges

Fábio Sá disse...

Enquete do dia: qual é o único clube do Rio, quiçá do Brasil quiça do mundo que admite em seu próprio hino o cagaço que sente de outro time que lhe machuca (à exceção de jogos-zebra)?

Uma passagem pra Coritiba pra quem acertar...

Anônimo disse...

Grande Sá,

Gosto muito desses posts. O bom combate é sempre bem vindo.

Lamartine Babo não era rubro-negro. Logo, ele não teve experiência para descrever a emoção de um Fla x Flu. Talvez tenha se expressado mal ("ai Jesus" acusa), mas é inegável as emoções de um Fla x Flu.

Te devolvo com outra enquete: Que Tricolor ilustre, sem dúvida o mais ilustre, cunhou a seguinte frase:

"Cada brasileiro, vivo ou morto já foi Flamengo por um instante ou por um dia."

Esse vai ser o seu dever de casa.

Você, Sá, se ainda não foi, um dia será Rubro Negro.

Durma com um barulho desses meu bom.

Marcos Borges

Unknown disse...

Fabio Sá provavelmente foi rubro-negro em 1996 contra o Bahia....

Fábio Sá disse...

Um dia serei da imundície sim, eu admito. Será no meu leito de morte, só para os meus filhos sentirem alegria ao invés de tristeza com a minha morte, ao pensarem: "ah, dane-se, pelo menos morreu mais um flamenguista..."

Saudações Tricolores