Páginas

03/12/2009

11 Futebol é injusto. A vida é injusta.

Fluminense

Gustavice, tem que secar mesmo. Depois de mais um dia de trabalho voluntário num presídio em São Cristóvão, é o que lhe resta. Fez promessa e tudo pra esse fim de ano, que eu sei...

“Torcida Linda”. É linda mesmo. Em todos os sentidos da palavra. Se você viu Profissão Repórter na terça, sabe do que estou falando. A sua torcida é grande, uma das maiores do Brasil, mas faz tempo que não vai ao estádio.

  1. Nos últimos 10 anos, a média acumulada de público diz que a torcida do Fluminense vai mais ao estádio que a sua.
  2. Nos últimos 10 anos, se analisarmos por ano, a média de público do Fluminense foi maior que a do vasco em pelo menos 6.
  3. Quando o Fluminense esteve na série B e na série C, a média de público dele era maior que a vasco.
  4. Quando o vasco esteve na série B, a média de público do Fluminense foi maior também.
  5. O Fluminense terminou o primeiro turno em último lugar do Brasileiro desse ano, porém com a 4ª maior média de público no campeonato.

Quer mais? Vocês colocam 10 mil convidados pra dentro do presídio e acham que ficou lotado, que a torcida apóia. Uma vergonha a média de público do Vasco na série B desse ano. Você vai a todos os jogos. Mas a sua torcida não!

Henz, por onde você andou? Até hoje não encontramos um botafoguense para escrever no blog. Ou será que é: até hoje não encontramos um botafoguense? Se você esteve com a torcida do Botafogo durante todo esse tempo, pelo Engenhão você não passou.

Estou pronto pra batalha mais importante. É domingo. Se o final será feliz, eu não sei. Só sei que eu e a torcida do Flu faremos a nossa parte.

COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS
II Copa Rio - Mundial Interclubes - 1952 (invicto)
Taça Viña Del Mar - Chile - 1976
Troféu Paris - França - 1976 e 1987
Troféu Teresa Herrera - Espanha - 1977
Torneio de Seul - 1984
Copa Kirim - Japão - 1987
Copa Kiev - Rússia - 1989

Taça Olímpica
Em 1949, o Fluminense Football Club ganhou esse prêmio especial. O Flu é o único clube latino americano e o único de futebol no mundo detentor desta taça, equivalente ao prêmio Nobel do esporte, instituído pelo Barão de Coubertin - criador dos Jogos Olímpicos.

Saudações Tricolores.
Victor Machado - Fluminense

11 comentários:

Ronaldo disse...

Uma dúvida...torneios amistosos contam como títulos internacionais ?

hens disse...

hauhauhauhahaa... torneio amistoso é foda! hauhauahuaaha....
e o mais legal é ler que existe a possibilidade do final não ser feliz, mas pelo menos os torcedores vão fazer suas partes! hauhauahuhaha... já prevendo a derrota! hauhauhauhaha...
sobre a crítica a torcida do botafogo, que provavelmente é pequena, eu sinceramente não valorizo o tamanho da torcida, e sim a capacidade do time dentro de campo(coisa que o seu, há muito tempo não tem)...
vou quando posso ao engenhão, e uma vez o gustavo me chamou pra escrever aqui... só não consigo achar tempo direito pressas coisas, já que as coisas queu faço me consomem integralmente, e minha filha tá morando em outro estado...
mas isso não importa tanto assim... o mais importante é a gente saber quem vai sair feliz de casa na segunda, e quem vai ser zuado o ano que vem inteiro!

Gustavo Pessôa disse...

Li tudo... to trabalhando agora pelo time que nunca amarelou pro Equador.

Hoje, 20h, terá minha resposta. Botem fogo que 20h to aqui!

Modenesi disse...

Cada competição mixuruca que puta que pariu! Certamente a maioria aqui nunca ouviu falar de nem metade deles!

Eu também já ganhei torneio internacional! Quando viajei pra Argentina, teve um jogo pela excursão e nós ganhamos! Rolou até medalha!

Desses torneios ai q vc citou, provavelmente metade são assim!

e esse do Barão de Coubertin aí é brincadeira! é a mesma coisa que considerar o troféu fairplay da Fifa como título internacional!

Fala sério!

Anônimo disse...

Uma rápida busca pelo google temos:

1) Média geral por equipe:
Série A, até 2008; jogos com mando de campo:
8º Vasco - 17.467
11º Fluminense: 15.675

2)Maiores médias de público por clubes:

7º Vasco - 46.281 - 1983
8º Fluminense - 43.541 - 1976

3) Média de público 2009: Série A e B

3º Vasco - 25.222
13º Fluminense - 20.355

Unknown disse...

Anonimo????

Modenesi, não existe gol feio. Feio é nao fazer gol.

Henz, tamanho da torcida nao importa. O que importa é o tamanho da torcida que comparece ao estádio, que canta, apoia o time...

A torcida do flamengo é 10 vezes mais do que a do Flu nas pesquisas do Ibope, mas na prática, no estádio, a média de público mostra que não é tão maior assim.

Anônimo disse...

Torcida (tamanho dela ou presença no estádio) é legal, mas se vangloriar dela e não dos feitos do clube é demais....Flamengo certamente é o maior no sentido Torcida, mas trocaria tranquilamente uns 10 milhões de torcedores e uns 10 mil da média de público por mais umas 3 Libertatores, 3 Mundiais, 3 Brasileiros...

Sobre os "títulos internacionais", mais uma coisa me chamou atenção...sempre que falava sobre o brasileiro de 92 como o tírulo mais importante que vi (cheguei a ir inclusive em alguns jogos da campanha com o meu pai), falavam que o que valia era o q cada um viu já numa certa idade ou não por video (no caso qdo falávamos dos feitos da geração do Zico)...desses "títulos" do flu, o mais recente é de 1989....

Modenesi disse...

Acho q a pesquisa do Ibope é boa sim Victor... O problema q tem muito torcedor q nao vai ao estadio... Eu acho por exemplo a torcida do Fluminense muito mais fiel, no sentido de acompanhar o time todo jogo e viajar atras, essas coisas, devo conhecer mais de 10 tricolores assim e conheco menos de 5 flamenguistas q fazem isso.

Mas da pra ver q essa pesquisa ta certa, por exemplo em turmas de colegio, faculdade, local de trabalho...

Por exemplo, nas minhas turmas de colégio, pelo menos metade da sala era flamenguista e a outra metade se dividia entre vascainos e tricolores, com uma pitada de botafoguenses...

Se média de público fosse reflexo exato do tamanho da torcida, poderiamos dizer que a torcida do botafogo é muito pequena e a do Fluminense é bem maior do que ela é... Mas para fazermos isso, temos q levar em consideracao os hábitos dos torcedores tb!

Só pra finalizar, gostaria de destacar q acho a torcida do Fluminense irada, cheia de mulher, crianca, gente bonita, fiel, faz barulho, criativa... Um pouco doente demais, é verdade, provavelmente reflexo das situacoes terriveis que passaram durante sua historia...

MAS, é indiscutível q ela é beeeeeeeeeem menor que a de Vasco e Flamengo...

Abracos

Gustavo Pessôa disse...

Bom, cheguei...

Vitinho ta triste, gente. Vamos descontar um pouco. A torcida dele da show... q coisa linda, principalmente quando a globo da zoom.

Guerreiroooooooooos... grito macho... gostei.

Não sei de onde pegou esses dados da torcida. Essa média eu nunca vi. Site do Flu? Outra, tem q parar com essa coisinha de inventar estatistica, "nos ultimos 10 anos", "nos jogos q chove", "nos jogos q o galvão nao narra" (essa é seria, torcida do fluminense ta inventando isso de galvão).

A minha torcida tem 16 milhões pessoas. Segundo pesquisa da USP desse ano somos o 3º do Brasil. A sua torcida é menor que a do Bahia e você sabe disso. Santos tem mais torcedores que vocês. É sério.

Não vou discutir torcida com fluminense pq é covardia. Todos seus pontos são falsos. Meu time teve média esse ano maior que todos os times, só nao barrou atlético e flamengo. E não barramos por um simples motivo. Jogamos muitos jogos em São Januário, se fosse tudo no Maraca, eram outros numeros.

10 mil convidados eu desconheço essa afirmação. Fala de conselheiros ou torcida que compra ingresso ou organizada? 10 mil é impossivel... se quer discutir fala número real, se nao vou falar que o fluminense ta uns 100 anos sem título internacional! Acertei? Sorte.

Lá no presídio, q vcs tanto odeiam, graças ao pequeno Mossoró, a média é de 17 mil. No Maracanã era só recorde atras de recorde.

Não entendo a mágoa sobre meu time. Só pq esse ano tentaram inverter os papeis? Eu na B e vcs nos torneios internacional, mas estragamos a brincadeira né? Ganhamos oq vcs não ganharam e vcs perderam oq eu tenho.

Título internacional vocês tem quase 2. Se teresa herrera é titulo, eu tenho 3 desse. Ramon de carranza, uma porrada. Nem comento. Torneio de Seul? Faça-me um favor né. Copa Keiv em 89 durante a guerra fria... o povo preocupado com outras coisas e o fluzão passeando pelas terras de lenin.

Não adianta falar que a salvação será o time não cair. Não adianta esquecer a derrota de ontem pra LDU DE NOVO. Fizeram de tudo pra ganhar e perderam. Se ficar na A, 50% da meta atingida.

Mas estou na torcida por uma justiça divina. Rumo ao tetra.

Anônimo disse...

Saiu como Anonimo meu outro comentário..... aproveitando o que o Modenesi falou....em qualquer lugar do Rio, metade mesmo eh Flamengo......do q sobra, metade é vasco e a outra metade dividida entre tricolores e botafoguenses...eu particularmente conheço mais botafoguenses...

Gustavo Pessôa disse...

Fiz uma pesquisa sobre os títulos internacionais do Fluminense... quero fazer um PodCast... merece!

Preciso de voluntários, é só ter skype e uma internet estável q tudo da certo.