Páginas

09/12/2009

14 As Bolinhas

Vasco

Começa a polêmica das taças da bolinha. Quem levou, quem não levou. A taça está num cofre da Caixa Economica esperando um dono. No último triênio o São Paulo criou a polêmica, esse ano o Flamengo botou fogo na polêmica.

Vamos aos fatos de forma resumida:
  • Não ia ter brasileiro em 87;
  • Foi criado o clube dos 13 para organizar o campeonato;
  • Criaram um tal de modulo verde com os "maiores" clubes;
  • A FIFA resolve punir a CBF por ela não organizar um torneio nacional;
  • A CBF corre e organiza o modulo amarelo.
PRONTO. Ai entra a TV Globo que inventa que o modulo verde é a 1ª divisão e o amarelo é a 2ª. E inventa que é um absurdo o campeão da 1ª jogar contra o da 2ª.

Voltamos aos fatos:
  • Botafogo e Coritiba cairam em 86. Estavam no modulo verde em 87.
  • Guarani foi vice em 86. O América 4º colocado. Jogaram o modulo amarelo.
  • Eurico representa clube dos 13.
  • Ele assina que os campeões e vices dos modulos devem jogar um quadrangular.
PRONTO. Se Euricão fez isso escondido, fez isso sem consultar. Foda-se. Está assinado não tem que discutir. Ladrão ele? Burro o presidente de vocês que deixou Euricão ser o representante do clube dos 13.

De novo os fatos:
  • Modulo não é divisão. A Globo inventou isso e vocês acreditaram.
  • O campeonato não valia nada pra CBF, era uma Taça Coca-cola.
  • Passou a valer: Sport Campeão.
O presidente do Sport diz que vai processar o Flamengo por falar que é hexa. A mídia diz que é hexa (continuam enganando todo mundo).

Se fosse um texto do Millor ia terminar com aquelas conclusões populares: Uma mentira contada 1000 vezes, vira verdade.

Entreguem logo a taça pro São Paulo. Primeiro Penta, único Hexa.

Gustavo Pessôa - Vasco

14 comentários:

Leo Valpassos disse...

Uma aula do ano de 87. Só faltou aquela história das latinhas boiando no mar com um conteúdo pra lá de interessante.

Ronaldo disse...

Mais tarde contarei a verdadeira história de 87.

PS: Penta maior que tetra, ter Mundial, maior que não ter...Flamengo é maior que seus rivais mesmo não considerando 87...aliás, Flamengo cada vez mais está caminhando para não ter mais rivais...

Diogo Machado disse...

Gustavo, apenas os torcedores de Fluminense / Vasco / Botafogo / Sport / São Paulo não considerem o Flamengo HexaCampeão. Todos os outros consideram. Inclusive aqueles que não tem nada a ver com a história como Cruzeiro, Gremio, Bahia, etc.
Saudações Rubro-Negras!

ModenHEXA disse...

Gustavo, sempre te achei estranho... Mas agora com a frase "Entreguem logo a taça pro São Paulo. Primeiro Penta, único Hexa", já sei o q q é... Vc é um bambi de primeira, só é vascaino porque nasceu no Rio!

Sempre achei q vc lembrava um pouco o Richarlyson mesmo...

Abs

J. Ribeiro disse...

Penta?? Hexa?? Pq os outros se preocupam tanto com o Flamengo?? Vamos fazer assim... Tricolores e Botafoguenses comemoram por não ter caído, Vascaínos comemoram o titulozinho da segundona, e nós comemoramos o Título de Campeão Brasileiro de 2009. Blz?? Ahhhh... e se algum de vcs conseguirem ser Penta algum dia... pode falar tb...

Gustavo Pessôa disse...

Ronaldo, não existe história verdadeira e outra versão mais verdadeira. A versão que conto é o fato, é o que aconteceu.

Se a Globo começar agora a falar que o céu é laranja e ficar 5 anos falando que o céu é laranja. Vai ter gente te chamando e burro qnd falar que é azul.

Todo mundo concorda e adoro falar do debate presidencial de 89, que a globo manipula, que a globo fez oq quis com o Lula. Agora na hora do Flamengo não. A globo não fez nada.

Fato é fato.

Renan Machado e Silva disse...

Gustavo,
entrar nessa discussão com framenguista é perda de tempo.

Oficialmente, o framengo é penta. O resto é achismo.

Tem gente q acha q aborto deveria ser legalizado. Tem gente q acha q maconha deveria ser legalizado. Tem gente q acha q o framengo é hexa.

Mas oficialmente/legalmente não são.

Se algum dia a CBF voltar atrás, não terei problema nenhum em considerar o framengo campeão de 87.

Assim como considero o vascu, o campeão de 2000. A CBF só oficializou como campeonato brasileiro depois do início do campeonato (não me lembro se foi após o campeonato ou durante).

Anônimo disse...

Tem gente até q acha o Fluminense time grande!

E tb acha q ele não foi pra série A por tapetão, vê se pode!

Ronaldo disse...

Pronto, antes que venham falando que eu não apareci pq tava estudando sobre 87, adianto q não respondi antes pq para isso precisava pegar um link no youtube e o pc de onde mandei o outro post não permite acessar o youtube (pc da faculdade)...

Foi até bom não ter respondido logo de cara, pois o Renan deu a deixa pra questão que eu ia levantar...

Vamos lá, o post do Gustavo, embora contendo muitas coisas que realmente aconteceram, omitiu algumas outras, contou de forma tendenciosa outras e efetivamente, teve alguns erros.

Sobre o primeiro "vamos aos fatos", vale destacar que em 1987 não ia ter brasileiro, mas que isso ocorreu única e exclusivamente por causa da CBF (diretoria daquela época) que até então lotava o brasileiro de clubes de todas as federações para obter votos dessas mesmas federações para continuar no poder. Nesse cenário, o Clube dos 13 propôs organizar o torneio que foi prontamente aceito pela CBF. Aquele seria o brasileiro, comandado pelo Clube dos 13 e com o aval da CBF.

O Clube dos 13, fez o regulamento, atraiu os patrocinadores e negociou com a Globo. Pouco tempo depois, a CBF decide organizar um campeonato com os times restantes para continuar tendo apoio dessas federações.

Para poder valorizar sua competição, a CBF propõem um cruzamento entre os finalistas dos módulos o que é prontamente rejeitado pelo Clube dos 13 e acatado pela CBF.

Vamos agora à segunda parte dos "fatos".

Até 1986, o critério da CBF (que era qm tinha organizado todos os campeonatos até então) para a definição dos participantes era a colocação dos clubes nos estaduais daqueles anos. Lógico, que nem sempre os grandes conseguiam uma boa colocação e a CBF dava uma "cagada de regra", mas basicamente esse era o critério. Logo, não havia rebaixamento e o único time que efetivamente garantia colocação pelo campeonato brasileiro no ano seguinte era o campeão, para que esse pudesse "defender ser título". Logo, só o São Paulo - pelo Campeonato Brasileiro de 1986 - era o único time a ter vaga certa em 1987 (perguntou eu, que módulo ele efetivamente disputou?). Além do mais, sobre o rebaixamento, o fato de um time cair num ano e não jogar a segundona no outro foi constante no Campeonato Brasileiro por muito tempo, se tivesse alguma lógica nisso, alguns títulos que ocorrerão na década de 90 não poderiam ser levados em consideração).

Sobre o Eurico, qdo ele representou o clube dos 13 na reunião da CBF, o campeonato não estava em suas fases finais, logo, não se sabia qm seriam os finalistas. Ele aceitou o cruzamento pois ficou com medo das pressões da CBF. Mas, no link abaixo podemos ver qm o Eurico considera como campeão em 87.

http://www.youtube.com/watch?v=HNcYZf0hgyY

Por fim, a terceira parte de "fatos".

Módulo sim foi divisão, pôs qm organizou o campeonato foi o Clube dos 13 e, como eles achavam, colocaram no regulamento (prova clara disso é que a verdadeira final do módulo do Sport terminou empatada em 11x11 nos penaltis e, como o objetivo era o acesso, os dois presidentes aceitaram dividir o título).

Logo, todos com o mínimo de juízo e sem nenhum tipo de "clubismo" sabe que o verdadeiro campeão é o Flamengo. Mas, como o Renan falou, a CBF não diz isso. Pois bem, todo mundo adora criticar os órgãos competentes como CBF, STJD, FERJ (na maioria das vezes até com razão), mas especificamente nesse caso é isso o que vale. Por mais que seja tosco o argumento, eu aceito, vai lá. Agora, a CBF pode um dia considerar o Flamengo campeão de 1987 (dividindo ou título ou não reconhecendo mais o Sport). E se isso ocorrer, qual será a reação dos que apoiam o Sport baseados nesse argumento? Renan já deixou o ponto de vista dele.

Sobre a CBF - já que o que vale é o que ela diz - parem com esse choro em relação aos outros títulos do Flamengo, que houve erro de arbitragem, que não sei o que. Se os órgãos capazes não consideram assim, tudo não passa de choro.

E por fim, na CBF, o Flamengo é penta. E seus "rivais"?

Gustavo Pessôa disse...

Absurdo alguém acreditar nessa história de divisões nos modolos coloridos tendo em vista que Guarani e América jogaram no Amarelo (que a globo e os flamenguistas chamam de 2º divisão).

Essa de só o SP tinha vaga garantida não existe. Se a CBF lotava campeonato, não é problema meu, agora que esse campeonato aconteceu, o Sport é o dono da taça e vocês acreditam em historia da Globo. Isso é verdade.

Ronaldo disse...

Absurdo é alguém sugerir que um campeonato não pode ser levado a sério pq não contou com os "poderosos" Guarani e América/RJ, sendo que eles, conforme já explicado, não tinham vaga garantida na competição e, ainda mais a competição seria organizada pelo Clube dos 13, q convidou qm quis.

O problema da CBF lotar o campeonato é dela, óvio, tanto que ela, não tendo como arcar com as altas despesas de hospedagem e transporte abriu mão de realizar a competição, concedendo ao Clube dos 13 esse direito.

Mas vc não respondeu o q perguntei: se a CBF considerar o Fla campeão, valerá ou tb não?

Gustavo Pessôa disse...

Quero CBF e FIFA... mas mesmo assim vai ser um campeonato tipo o do grande fluzão de 2002... q faz carreata 6 anos depois.

Vai comemorar um título q nem tinha nascido? Não tem isso de se a CBF falar q é hexa. O passado esta escrito.

Voltando ao Guarani e America. Eu nunca disse que são forte, grandes ou qualquer outra coisa. São pequenos. E muito. Mas por direito era pra estar la.

Nunca vi isso de só o campeão tinha vaga garantida... isso nao existe e nunca existiu.

Diogo Machado disse...

Entrevista onde o presidente do SP tb reconhece o Penta - agora Hexa - do Flamengo.
http://www.youtube.com/watch?v=DdTUX-h-Woo&feature=related

luiz fer disse...

Meu povo, tem coisas que não adianta gastar o latim. Sou sãopaulino, unico hexa campeao nacional até o início do brasileirao de 2010.
ponto. "papagaiada" de urubu não é digna de resposta.