Páginas

24/03/2009

2 Cuidado com a empolgação

Flamengo

Eu já deixei bem clara a minha opinião sobre a atual situação do Flamengo. Vou repetir só mais uma vez: enquanto os jogadores estiverem jogando de sacanagem, o Flamengo não vai ganhar nada.

Quantos jogos bons o Flamengo fez esse ano? A resposta é zero. Quantos jogos bons o Flamengo vai fazer com o Cuca no comando e os jogadores o boicotando? Zero de novo. Não tem mistério. Ou manda embora a metade do time titular que está de sacanagem ou manda o Cuca logo. Continuando do jeito que está, o Flamengo vai continuar jogando dessa maneira.

Mas hoje vou falar sobre a empolgação dos vascaínos com a vitória de domingo e as boas atuações que o time vem tendo. É normal, em momentos de grande tristeza, o torcedor se apegar mais ainda ao time, naquele esquema "Eu nunca vou te abandonar", "O sentimento não pode parar", essas coisas. É comovente a vontade dos nossos amigos vascaínos em fazer o time subir pra primeira de novo. Mas acho que muitos estão empolgados demais.

O time do vasco está arrumado e com muita vontade. Mas todo mundo sabe que o Carioca não é, nem nunca foi parâmetro pra nada. É legal ser campeão carioca? É, muito maneiro. Mas, o campeonato brasileiro, da série A ou B, é muito mais difícil. Qualquer ataque um pouco mais competente daria a vitória do clássico de domingo pro Flamengo, mesmo com o time de sacanagem.

Tem um vascaíno nos comentários que colocou "como é bom ver as coisas voltando ao normal". Como assim? O que é o normal no Flamengo x vasco? O normal pra mim é isso. Vitórias seguidas do Flamengo, algumas vitórias do vasco em jogos que valem menos, e todas as vitórias do Flamengo em jogos decisivos.

Não custa lembrar que o vasco não é campeão de nada desde 2003, está na segunda divisão, não tá nem garantido na final do campeonato e nem chegamos nas semifinais da Taça Rio ainda. Por isso, muita calma nessa hora. Eu acho que o Flamengo não vai ganhar esse campeonato, não com a combinação atual Cuca x jogadores de sacanagem. Mas chutaria que o vasco também não vai.

E aposto uma coisa. Se o vasco ganhar o campeonato, vai chover post aqui dizendo que Nilton é gênio, Fernando é xerife, Carlos Alberto é o maestro, etc. Mas, se perder, vai ter um post aqui no dia seguinte de um vascaíno falando: "Perdemos, mas sempre falei que o objetivo do vasco esse ano é um só, que é subir pra primeira divisão. O time está orgulhando a torcida e o sentimento não pode parar!"

É normal uma vitória contra o Flamengo empolgar vocês dessa maneira, eu entendo. Também é normal ficar empolgado quando o time tá jogando bem e te dá a esperança de ganhar algo depois de 6 anos. Mas cuidado para não empolgar demais. A Taça Rio tá no meio ainda.

Fernando Lima - Flamengo

2 comentários:

Gustavo Pessôa disse...

a torcida do Flamengo se empolga com coisas menores, manchete de jornal já empolga toda a "nação".
Um time que não jogou mal nenhum jogo esse ano não pode empolgar?

Um torcida que adoro as manchetes do Lance, Extra e o Dia não tem muito direito de falar sobre empolgação... o time aparece em quinto no brasileiro, dia seguinte ja tem foto do Ibson fazendo olho de japones!

hens disse...

não jogou mal nenhum jogo esse ano?!?
e o jogo contra o americano?