Páginas

07/01/2009

8 Fornecedor x Parceiro


Férias terminando, finalmente vamos poder torcer novamente para nossos times no Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão (Brasileirinho pra um dos nossos amigos). Enquanto nada de bom acontece e não temos motivos para zoar nossos adversários, vou escrever sobre algo mais "sério".

O vasco confirmou a troca de seu fornecedor de material esportivo no final do ano passado. A partir de 2009, passa a usar uniformes fabricados pela Champs, uma marca não muito conhecida.

A minha questão aqui é se vale a pena para um time abrir mão de um fornecedor excelente de relacionamento, fornecimento, parceria e migrar para um desconhecido, que nem site possui e que não tem experiência nenhuma no trabalho com times grandes.

Resolvi escrever esse post pois ontem, no primeiro treino do vasco após as férias, todos os jogadores estavam com o short e a camisa da Champs. E só. O meião e os tênis eram de quem? Da Reebok! O que teria acontecido? A Champs teve mais de um mês para preparar os uniformes do vasco, e nem o meião estava pronto. Enquanto isso, em 12 dias a Reebok fabricou todo o material pra abastecer o Cruzeiro

Os torcedores só pensam no dinheiro, mas quem está no dia a dia do clube deveria pensar em todas as questões que o patrocínio envolve. Além do dinheiro, a empresa deve, acima de tudo, ser parceira. Quando você tem um parceiro, como a Reebok é parceira dos clubes que patrocina, todo mundo lucra. Hoje em dia, no mercado brasileiro, o melhor fornecedor disparado é a Reebok. Ela lança lojas dos clubes, camisas comemorativas, em qualquer lugar que você vá você encontra as camisas do seu time...

Sem dúvida a Reebok pagava pouco ao vasco e a Champs está pagando muito mais. Mas, na minha opinião, o vasco deu mole de fechar correndo com eles e ainda terá problemas de fornecimento esse ano. Não digo que deveria renovar com a Reebok, mas deveria falar com gente mais gabaritada para fornecer seu material.

Sobre meu time, não gosto nem um pouco da Nike no Flamengo. O fornecimento é péssimo, lento, é muito difícil encontrar camisas nas lojas, às vezes até pros jogadores falta material. Ninguém da empresa vai ao clube com frequência, ninguém conversa com os jogadores para eles darem suas impressões sobre o uniforme, que é o que ele usa para trabalhar. Não é à toa que o Flamengo briga para sair da Nike e mudar para a Olympikus (marca da Vulcabrás, mesma empresa que comanda a Reebok aqui no Brasil).

Torço muito para que o problema do Flamengo se resolva logo e o Clube troque de fornecedor. Quero ter a opção de comprar camisa de manga longa branca, entre outros produtos, na loja, e não no Mercado Livre.

E você, prefere quem paga mais ou quem ajuda mais o seu time?

Fernando Lima - Flamengo

8 comentários:

Gustavo Pessôa disse...

Talvez no caso do Vasco pagar bem seja a ajuda. Mas tenho certeza absoluta que se tivessem esperado uma semana hoje poderiamos ter camisas adidas, nike, reebok, qualquer coisa no peito direito.

Não sou simpático a champs, não gosto do nome, do logo, da mentira (não sei quem inventou q eles eram canadenses ou se foi algum jornalista burro de jornal qualquer q errou e confundiu com a famosa marca q sempre patrocinou a NBA - q nem sei se é do canada). E não gosto das camisas q desenharam pra gente.

Com certeza as camisas do Vasco só serão achadas na uruguaiana e na botique do Vasco. Se bem q pra isso não to ligando, pq nao vou comprar essa coisa q eles fizeram pro meu clube.

Anônimo disse...

Pelo que eu li, a nike tem tantos problemas quanto a Champs PODERÁ vir a ter. Então nao sei se é questão de gabarito da empresa. Infelizmente o Vasco não pode se dar ao luxo de escolher entre o mais bonito ou melhor preço. O clube ta falido e tem que pegar que paga mais, fato. Se vc quiser montar uma confecção escrever Fernando na camisa, nao vejo problema nenhum em usar essa camisa desde que você pague mais. Pode ser que depois isso mude, mas hoje a realidade é essa.

Em relação as meias não sei o que houve, mas as meias existem pois na Copinha a meia é da Champs.

Gustavo Pessôa disse...

Tinoco gostou tbm pq agora tem mais camisa pra colocar na coleção!

Anônimo disse...

se pelo menos fossem bonitas.

Anônimo disse...

ao contrario da maioria eu achei a preta maneira, como 3 uniforme, é claro. Mas eu gostei e vou comprá-la sim.

Gustavo Pessôa disse...

Não gostei de nenhuma... talvez acabe me acostumando e compre até as duas (por puro fanátismo), mas ainda vou precisar de uns meses pra isso.

Gustavo Pessôa disse...

Atualizando 2 minutos depois:

Entrei no netvasco e esta la a notícia da pré-venda das camisas.

139,90!!!!

PQP... não pago, nao tem como! As da reebok estão com 50% de desconto, saindo por 70 reais. Mas essa já tenho [Fernando, obrigado!]

Catugy disse...

A Champs alem dos 21 milhoes, serão mais 7 milhoes só em material, como pode ter problemas no seu fornecimento?