Páginas

08/12/2008

21 Retrospectiva 2008



Mais um ano se passa e novamente o São Paulo se sagra campeão brasileiro. Depois de conquistar o primeiro penta no ano passado, passa a ser o primeiro hexa. O tricampeonato consecutivo também deve ser comentado.

Será que a era dos pontos corridos acabou com o equilíbrio de títulos que caracterizava o Brasileirão?

Vamos aos clubes do Rio, começando pelo meu Fluminense.

Ano marcado por uma derrota que destroçou os torcedores e os jogadores. Como estava fora do Brasil, não pude acompanhar a expectativa que se criou em torno da campanha na Libertadores, mas quando voltei pude ver a ferida que ela havia deixado. Como queria estar escrevendo sobre o mundial que se aproxima e o possível confronto entre Thiago Silva e C. Ronaldo. Porque quando eles se enfrentaram no amistoso Brasil e Portugal o melhor do mundo foi anulado pelo melhor jogador do Brasil. É isso mesmo! O Thiago Silva é o melhor jogador que atua no Brasil. Thiago Silva é um monstro e a torcida reconheceu o maior ídolo da minha geração, enchendo o Maracanã (50 mil pessoas).

Os vascaínos tiveram o Edmundo e o Juninho. Os botafoguenses tiveram o Túlio. Os framenguistas tiveram o Júlio César. Agora posso dizer que tive o Thiago Silva.

Foi arrepiante a despedida dele ontem no Maracanã. Só por causa da despedida, pois o jogo foi uma pelada. Empatar com o último colocado no Maracanã mostra a limitação desse time. O Ipatinga ganhou 4 pontos contra o Fluminense que terá muito trabalho para montar um time competitivo para 2009. Pelo menos temos um bom patrocinador. Esse ano poderia ter sido o maior ano da história do clube e termina de forma melancólica e sem títulos.

O botafogo criou expectativas no Brasileiro, mas novamente terminou sem uma vaga para Libertadores. Está brigando com o vascu para virar saco de pancada do framengo.

O final de ano do vascu e do framengo me deram muitas alegrias. Vocês falaram muito o ano todo e tiveram o final de ano que merecem. Parece que a união entre os presidentes do vascu e do framengo afetou aos leitores do blog também. Cansei de ler comentários de framenguistas e vascaínos se unindo para tentar atingir a nós tricolores.

Vou comentar 2 frases que escutei muito ano longo do ano.

1) "O vascu é incaível." - Gustavo

Gustavo, o que aconteceu? Esquece o Fluminense e fala do seu time ridículo. Está falando da série C? Está preocupado? Você diz que o vascu não jogará contra times de bombeiros, pois eu digo que o vasco nunca mais será grande como foi na década 90. Assim como o framengo nunca mais será grande como na década de 80. Venho falando isso há muito tempo. Desde que o Eurico Miranda perdeu poder político, o vasco "acabou". Seu último título foi um carioca em 2003. Vocês falam que o Fluminense é pequeno. O Fluminense tem a maior renda da história do futebol brasileiro! Provavelmente vocês estarão de volta em 2010, pois o formato da Série B atualmente favorece os melhores times. O Fluminense quando a disputou jogou somente 10 partidas para ser rebaixado. Pois eu digo que tivesse sido no formato atual o Fluminense não teria caído para Série C. Se a quantidade de rebaixados fosse igual a atual o Fluminense não teria caído.

Gustavo, você considera clássico entre vascu e framengo ser considerado o maior clássico do mundo. Vocês só pedem há 10 anos e quer considerar isso um clássico? Isso é um massacre. Humilhante.

2) "O Fluminense caiu e não subiu. É convidado." - Não tricolores.

Pra quem não se lembra o campeonato de 2000 não foi organizado pela CBF. Foi organizado pelo Clube dos 13 e foi chamado de Copa João Havelange. A competição começou sem o reconhecimento da CBF. Nesse campeonato foram beneficiados Fluminense, bahia, juventude e américa-mg que participaram do módulo Azul, teoricamente a Série A. O Fluminense terminou a primeira fase em terceiro lugar. Disputaram a segunda fase 12 melhores equipes do módulo Azul, as melhores do módulo Amarelo (série B) e o vencedor da disputa entre módulo Verde e Branco.

O vascu foi campeão da Copa João Havelange. O Corinthians terminou em penúltimo.
Há duas soluções neste momento: A CBF não reconhece a competição e os particpantes do brasileiro de 2001 deveriam ser os mesmos de 2000, ou seja, Fluminense e os outros clubes beneficiados disuputam a série B em 2001 e o vascu é tricampeão brasileiro e campeão da Copa João Havelange. Ou então a CBF reconhece a competição como sendo o campeonato brasileiro de 2000 (o que de fato aconteceu), o vascu é considerado tetra e o Flu não é convidado droga nenhuma. O Flu voltou em campo para disputar a série A de 2001 que perdeu escandalosamente pro patético-pr na semi-final. A incoerência foi a CBF ter reconhecido o campeonato e não ter rebaixado os últimos colocados, no caso o Corinthians entre eles.

vascaínos, se Flu é convidado então o vasco não é tetra.


3) "O framengo vai usar a força de sua torcida e do Maracanã para ser campeão." - frapress

Fluminense 4x1 framengo
botafogo 3x0 framengo
américa-mex 3x0 framengo
atlético-mg 3x0 framengo

Ainda teve o jogo contra o Goiás. Cadê a força do framengo em casa?

Resumindo, o framengo virou saco de pancada em casa. Vamos nos encontrar na Copa do Brasil e na Sul-Americana.

O Fluminense somos nós.

Renan Machado - Fluminense

21 comentários:

Gustavo Pessôa disse...

Repito na integra o que ja escrevi no comentário de baixo.

---------------------------------

Bom... Se tivesse Renan no dicionário estaria escrito assim: "Um novo Sá" ou "Fernandinho das Laranjeiras". Gosto disso!

Minha vez:
Não entendi nada do, já confuso, Brasileiro de 2000 que você tentou explicar. Mas se quer falar que meu time é Tri, ta tranquilo. O Vasco é Tri então. Igual o Fluminense que é tri, ganhou em 70, 84 e 99. Viva o Fluminense!!!

Você ainda falou que esse poderia ter sido o maior ano da história do Fluminense. Não poderia, FOI!!!

Esse ano seu time chegou onde nunca chegou. Não gritou campeão (normal) mas chegou num ponto onde nem o mais otimista tricolor poderia imaginar. E ainda ganharam um ídolo comparável a Edmundo (que me deu um brasileiro) e Juninho (que me presenteou com o gol da libertadores). Viva o Fluminense!!!

Esqueceram de falar do Romário, mas beleza, na minha lista ele está em terceiro também.

Pra não reclamar de mim vou te ajudar nessa: 50 mil é encher maracanã sim... lotar é 100mil.

Fico aqui ainda pensando, você disse que o Flamengo nunca mais será como o de 80 e o Vasco como o de 90. Mas onde entra o Fluzão nessa história??? É o maior sempre?

Fernando Lima disse...

Vou responder aqui, pra não desvirtuar. Você está certo, 50 mil é encher o Maracanã.

Mas também é um público normal. Apenas para o Flamengo, mas é normal...

Fernando Lima disse...

Ah, e por favor, não considere flu 4 x 1 e grande fogão 3 x 0 como grandes derrotas do Flamengo esse ano "em casa". Nenhum desses jogos valia nada.

O Flamengo de 2008 se notabilizou pela amarelada em casa em jogos decisivos, como nas derrotas para America e Atletico-MG, e nos empates com Portuguesa e Goiás.

Só que essas 2 derrotas que você citou aí em cima não significaram nada, pois nenhum dos dois jogos era decisivo. Ainda mais pq eram do único campeonato que o Flamengo ganhou esse ano. Campeonato esse que o fluminense passou longe...

Anônimo disse...

Queria que alguém comentasse as frases de técnicos bi-rebaixados e torcidas polirebaixadas:


"Pode ter certeza: vamos brincar no Brasileirão"


"Fluminense olê, olê, olê"


"Deixa eu brincar de pó de arroz?"


"O Monstro provou que meu time não é só cloro e maiô"


"Yo tengo! Usted no tiene!"


"Sou do tamanho do Atlético-PR! E do São Caetano!"





Candidatos?

Anônimo disse...

Falam muito em massacre do flamengo em jogos com o Vasco pelo brasileiro e por isso alguns flamenguistas não queriam que o Vasco caisse. "São 6 pontos garantidos no brasileiro". Desde 2003, Vasco x Flamengo se enfrentaram 12 vezes em JOGOS DO BRASILEIRO. Só uma partida terminou, o Vasco venceu 5 e o Flamengo 6. Não vejo esse massacre todo que o pessoal fala...

Anônimo disse...

"...Só uma partida terminou EMPATADA..."

Diogo Machado disse...

Pelo menos o Renan, tem coerência que o ano foi uma merda para o Fluminense - ao contrário do Fábio que insiste em dizer que tem orgulho da campanha da Libertadores.

Renan: de acordo com seu post eu posso dizer: vcs subiram convidados e o Vasco é tri, certo?

SRN!

Fernando Lima disse...

Mas nos últimos 2 Brasileiros foi massacre... 3 vitórias e 1 empate, e continuaria sendo, já que a defesinha do vasco é uma piada..

Anônimo disse...

nos ultimos dois, em dias de chuva, em domingos com formula 1... virou tricolor?

Gustavo Pessôa disse...

Retrospectiva com visão de tricolor ainda não consegui entender.

Se fizer a retrospectiva dos últimos 100 anos ainda assim não é favorável a eles.

Anônimo disse...

Respeito toda a disputa regional de vocês. Mas acho muita sacanagem o Renan querer - do nada, sem ser provocado - rebaixar o Corinthians em 2001. Tenho rebaixamento no currículo, sim! Doeu pra caralho (e ainda dói!). Mas me deixa quieta com as minhas derrotas... Quer tirar título do Vasco, fique à vontade. Mas não vem rebaixar o Corinthians, não.

Renan Machado e Silva disse...

vascaínos e framenguistas, vcs realmente considerem romário ídolo de vcs? não estou sendo irônico? é uma pergunta séria? Eu não pus zico pois tenho 22 anos e quis dizer somente na minha geração.
Coloquei o Júlio Cesar pq ele é o melhor goleiro do Brasil na atualidade, foi formado no framengo e era framenguista. Lembro qdo ele foi fazer falta no meio de campo pq o Flu tava dando um olé. Atitude de torcedor.
Vcs consideram algum outro jogador como ídolo?

Fernando Lima disse...

Vou explicar minha retrospectiva...

Até 2006, o time do Flamengo era tão escroto quanto o do vasco. A partir de 2007, especialmente a partir do segundo turno do brasileiro, o Flamengo passou a ser MUITO melhor que o vasco. Então, a partir daí, foi e seria só viória do Flamengo. Seis pontos certos em 2009...

Diogo Machado disse...

O que o jogador precisa fazer para ser ídolo? Se o Thiago Silva é ídolo então considero ídolos: Juan (zagueiro) / Edílson / Pet / Sávio / Júnior / Gilmar / Zinho (esses últimos pq sou mais velho q vc 26 anos).

Gustavo Pessôa disse...

Renan, também preciso do formulário que você inventou sobre "ele tem direito de ser meu ídolo?"

Se Thiago Silva é ídolo, sou obrigado a colocar Edmundo e Juninho no topo máximo da lista. Romário não é torcedor do Vasco, mas é inegável o que ele fez pelo meu time em 2000 (não vou falar do que ele fez antes de ir pra Holanda porque eu só tenho 25 anos!!!)

Começa a nova campanha para todos os torcedores (sem muita caricatura hein galera) SE THIAGO SILVA É ÍDOLO, QUEM É DEUS?

- Carlos Germano (a lenda)
- Mauro Galvão (isso sim era zagueiro)
- Ramon (jogou MUUUUUITO pelo Vasco)
- Pedrinho (melhor q Messi, mas o destino não deixou)
- Felipe
- Valdir (Renan quando era criança tinha medo do Baixo-Astral do filme da Xuxa e do Valdir)
- Viola, Evair e Euller vão dividir bullet.

Renan, não tenha vergonha... faça sua lista!

Fernando Lima disse...

Só uma observação. Agora eu entendi pq o fluminense é o time com mais marcações "anti" aqui no blog. Pq os tricolores simplesmente ignoram que estão falando mal dos outros times no post, e só colocam como marcação o time dele... Por isso o fluminense é "o mais odiado do blog"

Gustavo Pessôa disse...

E eu não tenho nenhum motivo pra odiar o Fluminense. Tadinhos.

Quem tem pena do fluminense levanta a mão!

Renan Machado e Silva disse...

Pra mim, ídolo é um jogador vitorioso, q joga mto e q vc sabe q ele ama seu clube.
Alguém perguntou o q o Thiago Silva conquistou pelo Flu, ele foi campeão da Copa do Brasil.
Com certeza o Júnior é maior ídolo pra quem viu o título de 92. O Gilmar também pode ser. Mas Pet? Edílson? Basta ser campeão? Não importa q eles defenderam os seus maiores rivais?
Felipe? Viola? Se for assim vou citar o Renato Gaúcho, Carlos Alberto, Thiago Neves.

Gustavo Pessôa disse...

Thiago Silva não jogou em rival algum pq nem deu tempo... nos tempos de hj o cara aparece pro futebol e tchau... entao nao jogou e dificilmente jogará...

Thiago Neves vc está sendo injusto... o cara que fez o gol do título da libertadores!!!!!! É idolo sim!

Felipe jogou muito no meu time... Viola tbm... Mas não são meus ídolos, gosto deles pelo que fizeram pro meu clube, mas não são ídolos...

Romário entao só pode ser ídolo do filho dele... pq aquele lá só ama ele. Ninguém aqui tem o direito de ter o Baixinho na lista? O cara jogava muito!!!!

Fábio Sá disse...

Antes de mais nada, desculpem pelas aparições-relâmpago no Arquibar. Estou perdendo muita discussão boa, muita oportunidade de dar risada. Não vou me propor a responder tudo aqui, porque o Renan representa a torcida tricolor. Mas algumas coisas não podem passar...

1. VASCAÍNOS QUEREREM DIZER QUE O CLUBE DELES É QUE TEM ÍDOLOS E O FLUMINENSE NÃO.
Nego só pode estar maluco. O MAIOR ídolo do vasco (com 'o', só pra amenizar, senão pulam da marquise) é um cara que NO MÁXIMO foi banco na seleção. Banco do Chulapa, do Silas, do Mário Tilico. Os outros são figuras recentes, que podem ser considerados ídolos sim (Edmundo, pelo que fez em 97-98), mas querer comparar com Gérson, Assis, Rivellino, Dirceu, Delei, Caju, Edinho... só pode ser brincadeira. Edmundo jogou demais, mas logo se apagou, virando peça de troca na Fiorentina, descartado por onde passou, e só voltando à mídia por matar gente por aí. E isso porque só estou falando do Edmundo. Comparar Carlos Germano com Castilho, Paulo Victor, Félix... Juninho com Gérson... Mauro Galvão com Ricardo Gomes... Felipe com Branco... e por aí vai, SÓ PODE SER BRINCADEIRA. Ou miopia de quem acha que a história do clube e, por extensão, do futebol, se resume aquilo que ele conhece.
Eu aceito essa BRINCADEIRA (só pode ser), porque sei que é pra tirar o foco do rebaixamento, é pra polarizar a raiva contra a gente. Se for por aí eu entendo e continuo discutindo, pra ajudar os vascaínos a se descontraírem. Se não for, chega de discussão sobre coisas que não têm discussão.

2. FRAMENGUISTA DIZENDO QUE O FLUMINENSE É O CLUBE MAIS ODIADO.
Piada? Agora a portuguesada assumiu a freguesia de vez e ta de mãozinha dada com vocês? Acho ótimo. Unam-se à Raça-Rede-Globo, a torcida dos "meu time? quais que tem? vou ser framengo, igual à massa desdentada". A única do mundo com sufixo "Gay". Bem, a sujeira tem mais é que odiar mesmo, porque eu sei que machuco vocês toda vez que a gente vai jogar. Como diriam os poetas, no ritmo da musiquinha bonitinha deles: "E o frameeeengo... é time de cuzão, e o frameeeengo, só tem p*** e ladrão, e o frameeeengo, sempre perde pra mim....... E o framengo!!!... (bis)".

Chega. Telefone tocando, e-mail bombando. Depois eu volto pra me divertir mais.

Abraços

Saudações Tricolores

Anônimo disse...

Tricolor filho da Puta!!!
vai tomar no olho do seu CU!!!

Pq vc não comenta a derrota para o LDU!!

Sapeca do primeiro turno que tomou do Fla!!

Salvou-se a poucas rodadas da segundona!!!

Tricoletes sem título