Páginas

07/12/2008

27 Batalha Final - Atualizado


Como fui desafiado a escrever assim que estiver no computador depois do resultado, com o calor do jogo ainda no coração, faço mais que isso. Escrevo antes e já prometo a atualização.

São 13h46, estou em casa pronto para ir pra São Januário. Não consegui almoçar, o coração não bate mais de forma organizada e a cara de sofrimento já tá no rosto. Até às 19h não sei o que vai acontecer da minha vida. Enfim, estou indo pra estádio agora com meu irmão e com a certeza que a nossa parte vamos fazer.

Espero chegar logo e encontrar os amigos, beber um pouco e relaxar. Carrego comigo aqueles que não poderão ir ao jogo, mas vão torcer em outro fuso horário. Manoel na Inglaterra, Raphael nos EUA e Canando em Portugal. Torce ai galera. Abraços.

Atualizando:
Cheguei em casa... e estou escrevendo por compromisso. Não vou ficar aqui me enganando igual os tricolores se enganaram esse ano. Não tem orgulho desse time, mas vou ter orgulho de voltar no campo, e voltaremos ainda mais forte.

O Vitória não foi o time que rebaixou o Vasco, o Vasco perdeu pro Náutico, pro Figueirense e empatou com o Atlético-Pr em casa. Foram esses os jogos que rebaixaram o Vasco.

Agora o que mais me surpreendeu assim que abri o blog foi o comentário do Fábio Sá. Algo descontrolado, parece que ele foi campeão e está precisando desabafar, gritar pro mundo que o Fluminense é grande (porque alguém tem que falar pra torcida dele que não é). Acredito que ele represente o que é a torcida tricolor, que todos pensam como ele, e por isso preciso de respostas: Tricolor tem direito de zuar alguma coisa? Uma torcida triste que nunca ganhou nada, só tem taça municipal. Sou amigo de uma geração que nunca viu o time ser campeão brasileiro.

O Fluminense é pequeno. O Vasco é grande.
O Fluminense caiu e não subiu. É convidado.
O Vasco vai subir.

Podem zuar, podem falar mal do meu time, dos jogadores, do técnico (que é um merda e falo isso aqui tem tempo), podem me ligar, deixar mensagem aqui no blog, no orkut, no celular. Faz parte. Mas se você que está lendo isso, for tricolor, pense um pouco antes. Olha um pouco pro seu time antes de zuar, e não se esqueça de justificar o porque que você tem direito de fazer isso.

É verdade, ano que vem meus jogos serão na terça, no sábado (se o omisso não atuar será na sexta também), mas o sentimento não acaba. Quem ama não abandona, vai ser na dor que viveremos o verdadeiro amor. Dói falar, mas 2010 estaremos de volta ainda maiores.

P.S. Nessa vida temos algumas certezas como a morte, mas uma outra certeza que tenho é que meu time NUNCA jogará contra time de bombeiro e muito menos contra o time da MTV.

Gustavo Pessôa - Vasco

27 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo, boa sorte...

Torço pelo Vasco hoje!!!

Abs

Modenesi

Saulo disse...

Vai ser emocionante para o Vasco que vai ganhar o seu jogo, mas não sei se os outros resultados vai favorecer para o Vasco. Vamos ver o que vai acontecer nessa última rodada eletrizante.

Anônimo disse...

RAPHA EM ASPEN!!


POOOO, TOU AQUI NA INTERNET ESCUTANDO RADIO GLOBO E TORCENDOP PRO VASCAO, TA FODA =/...
NAO CONSEGUI ABRIR VIDEO, ENFIM...
VASCO É TRADIÇÃO!

Anônimo disse...

O Vasco já tá levando... levando 1 x 0 do Vitória.

Fábio Sá disse...

Valeu, "incaível".

Vejamos o balanço do Brasileirão:

* Fluminense classificado pra Sulamericana.
* Washington artilheiro do Brasileiro, mesmo com o time tendo passado 200 rodadas na zona do rebaixamento.
* A imundície sonhou com a Libertadores (vai ver queriam apanhar de novo do gordinho) e acordou na Sulamericana. Vão levar uma paulada na fase brasileira, logo de cara.
* Imundície abriu as pernas pro Patético-PR pra ferrar o vascu, mas nem precisou. De quebra, levaram uma paulada histórica.
* E, por último (antepenúltimo, na verdade) o vascu, o "incaível", bem... como diria o Gusta2ª, o vascu... é... o vascu... como é que é o nome mesmo daquele maior ídolo do vascu que no máximo só foi banco na seleção?... é... o presidente atual... Bem, o vascu se fodeu. Ponto.
* já o graaaande fogão... peraí, quem?...
* o Duque de Caxias é a 4ª maior força carioca da atualidade.

A bola pune, né?

Vai dançar o vira, portuguesada. Vira e leva trolha.

PS: Renaaaaaaaaaaaaaaato Gauuuuuuuuuuuuuucho... Renaaaaaaaaaaaaaaato Gauuuuuuuuuuuuuucho... Renaaaaaaaaaaaaaaato Gauuuuuuuuuuuuuucho...

Saudações Tricolores

Gustavo Pessôa disse...

O Sá adoro apelido pra time... Vascu, Flamerda, Patético, Bostafogo... essas coisas.

Fica a pergunta: e o time dele? Como ele prefere?

( ) Florminense
( ) FluminenC

Anônimo disse...

So acho q o Flamengo realmente nao abriu as pernas pro atl. paranaense nao, o time que já é ruim, e sem o Ibson vira time de pelada, no qual sempre vemos zagueiros e atacantes, com direito a chutao pra frente e etc...

Mas pra falar a verdade, fiquei muuuuuuito chateado pela queda do Vasco, mais do que a não classificação do Flamengo... Torço contra o Vasco, contra o Fluminense, contra o Botafogo, mas com limites... Torço para eles não ganharem nada, mas gostaria sempre que competissem contra o meu time... Pu será que alguém aqui acha maneiro um classico de seu time contra barueri, ipatinga, crb ou qualquer porra???

Essa rivalidade carioca é burra, os paulistas estao se estruturando e daqui a pouco cai nao so o Vasco, mas o Flamengo, Fluminense, Botafogo e teremos o campeonato Brasileiro como um segundo campeonato paulista de maior duracao com o Internacional de convidado...

A queda do Vasco é ruim, ruim para os torcedores do Vasco, para os torcedores cariocas, para os torcedores brasileiros e principalmente para o futebol brasileiro... é uma pena...

Gusta, ano que vem, se precisar de companhia para os jogos do Vasco, eu e provavelmente Fernando estaremos ai para apoiar... Rumo à primeira divisão...

Abs,

Modenesi

Fernando Lima disse...

Amanhã vou fazer um post arrumadinho, com a minha opinião sobre isso tudo. Estou feliz com a queda do vasco sim, o time fez por merecer esse ano. Mas amanhã eu escrevo com calma.

Tenho que concordar com o Gustavo que o Sá tá parecendo um tanto quanto eufórico, e sem motivo. O time dele não ganhou porra nenhuma esse ano, já foi da até da Série C e, convenhamos, 5x3 é uma derrota escrota, mas nunca será uma paulada histórica...

E, Washington artilheiro é como Josiel artilheiro e rebaixado ano passado. Não tem mérito nenhum nisso...

Unknown disse...

Há alguns dias o Gustavo dizia que o Vasco NUNCA cairia pra segunda divisão. CAIU!!!!

Agora tá falando q NUNCA jogará contra time de bombeiro. Ano que vem vou torcer por vcs! Vao pra terceira!

É facil ficar falando NUNCA. Um dia esse NUNCA chega... Vai ver a Segundona!

Gustavo Pessôa disse...

Vitinho, sobre o time da MTV vc nao quer se pronunciar nao?

Tenho certeza que nenhum time grande (nesse bolo o Vasco entra), NUNCA cairá pra terceira.
Ainda digo que o Fluminense NUNCA voltará a cair pra terceira. Tenho certeza tbm. Mas já caiu uma vez...

Anônimo disse...

Realmente, hoje é um dia histórico pro Futebol Carioca: é a primeira vez que um time grande cai pra Segunda Divisão.

Não sei se vai ser legal pro Flamengo não disputar nenhum clássico em 2009.

Anônimo disse...

Noss, mas como deve ser triste ser tricolor. Tudo que os caras comemoram no ano é a desgraça dos adversários...

Gustavo Pessôa disse...

tricolor só se diverte quando tem parada gay.

Lila, ser tricolor deve ser complicado. Imagina você torce pra um time que não tem um ídolo, alguém que represente as cores do seu time... não ter nenhuma taça escrita campeón e, pior, ter como rival times que tem isso tudo.

Porque dá pra pensar o seguinte, o Atlético-PR tem as mesmas conquistas que o Fluzão, mas no seu estado não tem nenhum outro time com algo a mais.

Lanço aqui a campanha Fluminense vá para o Paraná!

Anônimo disse...

Gustavo, rival não. Rival do Flor é o Botafogo, o America, o Olaria, SEI LÁ.

ME RECUSO a rivalizar com time de terceira linha. Onde já se viu time grande rivalizando com time médio, garotão? Tá doido?

Pô, tou apoiando Fluminense vá para o Paraná! 2

Fábio Sá disse...

hahahahahahahaha

O vascu cai e o Fluminense vira o grande vilão! hahahahaha

Gustavo, ta de parabéns. Foi macho e escreveu. Falou com a emoção, bota pra fora, arruma alguém em quem descontar. É isso mesmo, é assim que é legal. Se for pra ver post de análise tática ou perfil psicológico do clube, a gente procura no Calazans, no namorado do Zanata (RMP), no Kfouri, seja aonde for.

Arquibar é emoção pura.

Acho ótimo. Fica puto mesmo. Se rasga por dentro, escreve post pra mim, atacando o Fluminense, angaria partidários no blog, lança campanha, faz perguntinha... se bobear, até pula da marquise.

Tudo pra mudar o foco. Ta perfeito.

Eu não sou hipócrita. Vibrei mesmo. Tava nem aí pro jogo do Flu, só olhava pro placar e perguntava o resultado pro cara com um radinho do meu lado. Vira-trolha na colina, que lindo.

Quero ver as camisas do Guerrón na rua agora. As de bombeiro, da MTV (patrocinadora do clube na época, mas foda-se, pode zoar), seja do que for. Pode falar, pode mudar o foco, mas a verdade é que o vascu levou trolha direitinho, e vai amargar lá embaixo. Vai voltar honrado? Que lindo, tenta lá a sua sorte. Vai sofrer. Vai pagar a tua cota de "a bola pune".

A a imundície, de hipocrisia, defende o vascu. Abre as pernas e agora paga de amiguinho. Deve ser porque sabe que só ganha deles, e que agora não tem mais 6 pontos garantidos nos campeonatos que jogava contra o vascu. Pode defender os caras - deve ser pra amenizar a cabeça inchada de mais um sonho de libertadores indo por água abaixo, dessa vez antes mesmo de começar. A imundície se julga a grande vitoriosa da Libertadores desse ano, vestiu camisa no negão e tudo, fez faixa de campeão. Legal, faz parte. Mas esquece que levou uma trolha histórica de um gordinho em pleno maraca. E esse time do gordinho foi eliminado depois pelo time do negão, que depois ganhou de mim com justiça nos pênaltis. Eu tenho, sim, orgulho da campanha do Fluminense na Libertadores esse ano - não escondo ela de ninguém e não fico zoando os outros pra esconder a vergonha pela minha campanha (como a sujeira faz). Quanto a "jogar clássico", pelamordedeus, fla-Flu a gente paga o bicho antes, que nem o manga do fogão dizia. É uma baba ganhar daquilo.

Como diriam vocês, rivalidade é isso aí. Pimenta no olho dos outros é refresco. Agora aceita.

Ou então não aceita e pula da marquise.

Tadinho, fiquei até com peninha...

Saudações Tricolores

Fernando Lima disse...

Eu cansei de ver o Flamengo ganhar do fluminense. Reconheço que é um pouco mais equilibrado que Flamengo x vasco, mas já vi bastante, tanto que ganhamos mais do que eles. Não adianta tentar camuflar as estatísticas, como o Fabio Sá faz, falando de "jogos decisivos em dias nublados"(????)...

Não to defendendo vascaíno. E acho que meu ano foi muito mais proveitoso que dos outros cariocas, ou não foi? O que você acha Sá?

Só o fato de termos tirado o maior (e único) orgulho dos tricolores, que era o de ser "o maior campeão de estaduais do Rio" já tá bom...

E o que é melhor? Ter o Washington como artilheiro ou ter o melhor ataque da competição? Pra mim, as duas coisas não valem de porra nenhuma... Pra vc vale, Sá?

Deixo uma perguntinha pra vcs: O seu time já caiu? O meu não.

Gustavo Pessôa disse...

Quando vi aqui falando q Washington era o artilheiro, pensei que o cara tinha feito uns 5 gols no domingo... virado artilheiro isolado... q bateu no peito, virou pro TYF, mandou bjinho...

Mas o cara foi artilheiro empatado com uma penca de gente... vão ter q dividir troféu.

Meu time caiu, é fato... to triste? Pra caralho. Mas vamos dar a volta por cima sim, até pq é a ÚNICA coisa que podemos fazer, pq ficar no champagne é coisa do Bragantino...

Fábio Sá disse...

Isso aí. Tira o foco do vascu.

O teu time não caiu, mas vai cair. Não caiu porque em dois anos fez esqueminha com o palmeiras. Mas ninguém admite, ninguém lembra, é claro. Dona Rede Globo, da família Marinho torcedora da imundície, não permite. Mas você, cara exceção iluminada num mar de rubro-negros, sabe disso. Pode não admitir, mas sabe disso.

To achando maneiro. Deixa os portugueses descansarem um pouco. Senão eles pulam da marquise.

ST

Renan Machado e Silva disse...

Queria postar no blog, mas parece que está com fila, então vou colocar aqui mesmo.

Retrospectiva 2008

Mais um ano se passa e novamente o São Paulo se sagra campeão brasileiro. Depois de conquistar o primeiro penta no ano passado, passa a ser o primeiro hexa. O tricampeonato consecutivo também deve ser comentado.

Será que a era dos pontos corridos acabou com o equilíbrio de títulos que caracterizava o Brasileirão?

Vamos aos clubes do Rio, começando pelo meu Fluminense.

Ano marcado por uma derrota que destroçou os torcedores e os jogadores. Como estava fora do Brasil, não pude acompanhar a expectativa que se criou em torno da campanha na Libertadores, mas quando voltei pude ver a ferida que ela havia deixado. Como queria estar escrevendo sobre o mundial que se aproxima e o possível confronto entre Thiago Silva e C. Ronaldo. Porque quando eles se enfrentaram no amistoso Brasil e Portugal o melhor do mundo foi anulado pelo melhor jogador do Brasil. É isso mesmo! O Thiago Silva é o melhor jogador que atua no Brasil. Thiago Silva é um monstro e a torcida reconheceu o maior ídolo da minha geração, enchendo o Maracanã (50 mil pessoas).

Os vascaínos tiveram o Edmundo e o Juninho. Os botafoguenses tiveram o Túlio. Os framenguistas tiveram o Júlio César. Agora posso dizer que tive o Thiago Silva.

Foi arrepiante a despedida dele ontem no Maracanã. Só por causa da despedida, pois o jogo foi uma pelada. Empatar com o último colocado no Maracanã mostra a limitação desse time. O Ipatinga ganhou 4 pontos contra o Fluminense que terá muito trabalho para montar um time competitivo para 2009. Pelo menos temos um bom patrocinador. Esse ano poderia ter sido o maior ano da história do clube e termina de forma melancólica e sem títulos.

O botafogo criou expectativas no Brasileiro, mas novamente terminou sem uma vaga para Libertadores. Está brigando com o vascu para virar saco de pancada do framengo.

O final de ano do vascu e do framengo me deram muitas alegrias. Vocês falaram muito o ano todo e tiveram o final de ano que merecem. Parece que a união entre os presidentes do vascu e do framengo afetou aos leitores do blog também. Cansei de ler comentários de framenguistas e vascaínos se unindo para tentar atingir a nós tricolores.

Vou comentar 2 frases que escutei muito ano longo do ano.

1) "O vascu é incaível." - Gustavo

Gustavo, o que aconteceu? Esquece o Fluminense e fala do seu time ridículo. Está falando da série C? Está preocupado? Você diz que o vascu não jogará contra times de bombeiros, pois eu digo que o vasco nunca mais será grande como foi na década 90. Assim como o framengo nunca mais será grande como na década de 80. Venho falando isso há muito tempo. Desde que o Eurico Miranda perdeu poder político, o vasco "acabou". Seu último título foi um carioca em 2003. Vocês falam que o Fluminense é pequeno. O Fluminense tem a maior renda da história do futebol brasileiro! Provavelmente vocês estarão de volta em 2010, pois o formato da Série B atualmente favorece os melhores times. O Fluminense quando a disputou jogou somente 10 partidas para ser rebaixado. Pois eu digo que tivesse sido no formato atual o Fluminense não teria caído para Série C. Se a quantidade de rebaixados fosse igual a atual o Fluminense não teria caído.

Gustavo, você considera clássico entre vascu e framengo ser considerado o maior clássico do mundo. Vocês só pedem há 10 anos e quer considerar isso um clássico? Isso é um massacre. Humilhante.

2) "O Fluminense caiu e não subiu. É convidado." - Não tricolores.

Pra quem não se lembra o campeonato de 2000 não foi organizado pela CBF. Foi organizado pelo Clube dos 13 e foi chamado de Copa João Havelange. A competição começou sem o reconhecimento da CBF. Nesse campeonato foram beneficiados Fluminense, bahia, juventude e américa-mg que participaram do módulo Azul, teoricamente a Série A. O Fluminense terminou a primeira fase em terceiro lugar. Disputaram a segunda fase 12 melhores equipes do módulo Azul, as melhores do módulo Amarelo (série B) e o vencedor da disputa entre módulo Verde e Branco.

O vascu foi campeão da Copa João Havelange. O Corinthians terminou em penúltimo.
Há duas soluções neste momento: A CBF não reconhece a competição e os particpantes do brasileiro de 2001 deveriam ser os mesmos de 2000, ou seja, Fluminense e os outros clubes beneficiados disuputam a série B em 2001 e o vascu é tricampeão brasileiro e campeão da Copa João Havelange. Ou então a CBF reconhece a competição como sendo o campeonato brasileiro de 2000 (o que de fato aconteceu), o vascu é considerado tetra e o Flu não é convidado droga nenhuma. O Flu voltou em campo para disputar a série A de 2001 que perdeu escandalosamente pro patético-pr na semi-final. A incoerência foi a CBF ter reconhecido o campeonato e não ter rebaixado os últimos colocados, no caso o Corinthians entre eles.

vascaínos, se Flu é convidado então o vasco não é tetra.

3) "O framengo vai usar a força de sua torcida e do Maracanã para ser campeão." - frapress

Fluminense 4x1 framengo
botafogo 3x0 framengo
américa-mex 3x0 framengo
atlético-mg 3x0 framengo

Ainda teve o jogo contra o Goiás. Cadê a força do framengo em casa?

Resumindo, o framengo virou saco de pancada em casa. Vamos nos encontrar na Copa do Brasil e na Sul-Americana.

O Fluminense somos nós.
Renan Machado

Fernando Lima disse...

Renan, é melhor postar, pois ninguém vai ler esse pequeno comentário.

Mas, quando for postar, tire do post que 50 mil pessoas é "encher o Maracanã"... Pode ser pra sua torcida, mas não engane as pessoas que frequentam o blog e não moram no Rio

Fábio Sá disse...

O Vitinho tem um irmão que presta e outro adotado (o Diogo imundo).

Renan, faltou uma frase:

"Pula, viadinho!" - pro chorão da marquise.

ST

Anônimo disse...

O flumineC é pequeno. Isso é fato! Não venham falar de idolos... O que o "monstro" ganhou? NADA! Que idolo é esse?????
Quantos brasileiros o flumineC tem?
Quantas Libertadores o flumineC tem?
Quantos rebaixamentos o flumineC tem?
Quantos....

Renan Machado e Silva disse...

Fernando,
concordo em parte com relação ao público. Mas acho que existe uma diferença entre lotar e encher. 50 mil não é lotar, mas é encher. Mas se vc acho q não é, como vc definiria um público de 50 mil? Como normal? Normal também não é.

Gustavo Pessôa disse...

Bom... Se tivesse Renan no dicionário estaria escrito assim: "Um novo Sá" ou "Fernandinho das Laranjeiras". Gosto disso!

Minha vez:
Não entendi nada do, já confuso, Brasileiro de 2000 que você tentou explicar. Mas se quer falar que meu time é Tri, ta tranquilo. O Vasco é Tri então. Igual o Fluminense que é tri, ganhou em 70, 84 e 99. Viva o Fluminense!!!

Você ainda falou que esse poderia ter sido o maior ano da história do Fluminense. Não poderia, FOI!!!

Esse ano seu time chegou onde nunca chegou. Não gritou campeão (normal) mas chegou num ponto onde nem o mais otimista tricolor poderia imaginar. E ainda ganharam um ídolo comparável a Edmundo (que me deu um brasileiro) e Juninho (que me presenteou com o gol da libertadores). Viva o Fluminense!!!

Esqueceram de falar do Romário, mas beleza, na minha lista ele está em terceiro também.

Pra não reclamar de mim vou te ajudar nessa: 50 mil é encher maracanã sim... lotar é 100mil.

Fico aqui ainda pensando, você disse que o Flamengo nunca mais será como o de 80 e o Vasco como o de 90. Mas onde entra o Fluzão nessa história??? É o maior sempre?

Mas esse comentário poderia ser post (daria mais audiência pro grupo de mídia Arquibar Venture)

Anônimo disse...

pois e, pensei a mesma coisa...Fla da década de 80, vasco da decada de 90, Santos da de 60, Sao Paulo agora, até o Botafogo já teve seus anos dourados com o Garrincha... Mas o Fluminense... ai não sei não... Acho que esse foi o ano dourado com o melhor jogador da história de seu clube, thiago silva... Q por sinal, concordo que seja o melhor jogador do Brasil, mas da história de um clube é foda... Além disso, esqueceram o Zico e o Romário no Flamengo também, SÓ os dois...

abs

modenesi

Catugy disse...

Tinoco mais uma derrota no currículo. Eu sabia que o pior desempenho da historia do Vasco está atrelado ao fato do Tinoco ter virado sócio do clube.

O Rebaixamento do Vasco é:
50% Eurico
49% Tinoco
1% Dinamite

"A família Tinoco toda chora,
Não tem vitórias para contar".

Flu disse...

Vai tomar no cú seu freguês, quem é vasco??? olha a história e ve quem tem mais tradição seu palhaço, teu time é coadjuvante do Flamengo, mil vezes vice, seus otários, ela melhor ficar na segunda, vai voltar só pra fazer a alegria dos rivais... k k k
Time sem expressão, titulo municipal???? a gente teve mais repercussão lá fora sendo vice do que vocês campeões (roubado diga-se de passagem) acho que é por isso a dor de cotovelo, nós somos vices e aparecemos, e vocês são eternos vices

Ahh peraí, vocês estao falando de idolos, é do Cocada???? hahahahahahahhaah que outro idolo o vascu teve?????? cambada de otário