Páginas

08/10/2008

6 O Capita


A Revista Placar desse mês tem na capa o nosso capitão Fabio Luciano. A reportagem sobre o capita é bem legal, recomendo aos flamenguistas. São poucos jogadores de hoje em dia que admiro. A maioria é ignorante, e não tem consciência do que representa para os torcedores.

Jogadores de futebol são como super-heróis. Você vê na televisão, vê de longe no estádio (dependendo do estádio, vê de perto, mas não pode falar nem tocar no cara). Por isso, para muitas pessoas, encontrar um jogador de futebol é uma coisa raríssima, falar com ele então, é um sonho. Infelizmente, a grande maioria dos jogadores não percebe isso, muito pelo fato de não ter muita instrução e/ou experiência.

Voltando ao assunto, e ficando apenas no meu time, só consigo citar 3 jogadores que sabem lidar com o torcedor e que de fato entendem o que eles representam: Fabio Luciano, Kleberson e Juan, nessa ordem. O Obina é legal com a torcida também, mas percebo que ele não faz aquilo com a consciência de que a pessoa está vivendo um sonho ao conseguir falar com ele, tirar uma foto e pedir um autógrafo. De vez em quando noto uma certa impaciência dele. Tem outros jogadores que também são simpáticos, mas percebo que eles não entendem muito bem o que representam pros torcedores.

Outro cara que era extremamente simpático e paciente com a torcida era o Renato Abreu. Tem muita gente que não gosta do futebol dele. Eu gostava e passei a gostar da pessoa também, pela forma como ele tratava os torcedores.

O Fabio Luciano é fora de série. O cara é inteligente, é um grande líder, e sabe tratar o torcedor com ele deve. Sabe das dificuldades que o torcedor passa e, por isso, trata com muita simpatia todo mundo. Além de tudo isso, joga muita bola. Uma pena ter chegado no Flamengo já perto de terminar a carreira. Mesmo assim, conquistou a torcida. Ele é um jogador que eu admiro muito, e tenho orgulho de ver jogando no meu time.

Ontem, pude acompanhar a visita do capitão ao Inca e depois almocei com ele. O cara é foda! Esse vai ficar marcado na história do Flamengo. Se ele ganhar o brasileiro desse ano, vira um dos grandes ídolos do Clube, mesmo tendo jogado pouco tempo aqui.

Aproveitei a oportunidade pra conversar alguns assuntos com ele. Situação dos cariocas, torcida do Flamengo, rivalidade, como é jogar um clássico, enfim... E ele falou uma coisa que eu gostaria de deixar aqui pros meus amigos vascaínos:

"Os caras perderam o respeito pelo vasco. Quando eu jogava no Corinthians, sabia que ia jogar em São Januário e que provavelmente ia perder. Jogar lá era muito difícil. Hoje em dia, todo mundo vai lá e ganha fácil."

Todo mundo sabe que São Januário sempre foi uma grande força pro vasco. Até no início desse campeonato o vasco teve alguns bons resultados lá. Foi só o pessoal perceber que o time do vasco era fraco mesmo jogando em São Januário, que agora qualquer time vai lá e ganha.

E hoje à noite, tem mais diversão.

Fernando Lima - Flamengo

6 comentários:

Gustavo Pessôa disse...

Então acho q o Fabio Luciano poderia escrever aqui no blog... ele saberia assinar o post dele! Já q ele é tão inteligente...

De fato ele é o único jogador do urubu que gostaria de ter no Vasco... agora se ele vai entrar pra historia ganhando o brasileiro, digo que ele não entrará para a historia.

Eu tive o Mauro Galvão, que era, sem dúvidas, mil vezes melhor que o Fabio Luciano e que não pediu pra ser poupado em jogo "ganho" da libertadores. Ele tem a taça e tá na historia do meu time...

Fernando Lima disse...

o Fábio Luciano tem uma taça que ele ganhou em 2000, no Maracanã, pelo Corinthians. Disse que foi irado, Maraca lotado. Você lembra dessa? Ele é campeão mundial, assim como o Flamengo...

Gustavo Pessôa disse...

Então, foi oq eu disse... ele nao entrou (nem entrará) pra história do seu time.

JP, a aposta?? vai aceitar nao?

popdesign disse...

ah bronquinha vc vai me desculpar, mas aquele mundial do maracanã pra mim é fake. por mais que tenha vibrado pencas qdo o vasco perdeu nos penaltis. sequei litros!

Fernando Lima disse...

É fake, mas o Gustavo queria ganhar e, se ganhasse, ia estar te enchendo até agora...

Anônimo disse...

Renato Abreu é foda!
Tem que voltar pra levantar a Libertadores.

Fábio Luciano também. Diferenciado.

Mas e o Edmundo hein?!?!?!
Xiiiiiiiiiii...