Páginas

12/08/2008

8 Carta ao Cuca


Trocamos o técnico. Sai Renato Gaúcho, entra Cuca. Um nunca tinha sido técnico antes, mas tinha ímpeto vencedor e o grupo na mão. O outro é mais experiente, montou bons times no Góiás, no São Paulo e no Botafogo, mas nunca ganhou nada e é notoriamente chorão. Quem é melhor? Não sei. Sei que são absolutamente diferentes. O que o Renato é fanfarrão, o Cuca é cagão. O que o Renato é treinador de coletivo, o Cuca é mestre em jogadas e esquemas táticos. O que o Renato é churrasqueiro e amigo da galera, o Cuca é papai e prefere o conceito de "família".

Agora, vamos combinar que o problema do Fluminense não é o técnico. Não era o Renato, assim como a solução não vai ser o Cuca. Poderia trazer o Arsene Wenger ou ressucitar o Telê que não daria jeito. Porque enquanto tivermos um IMBECIL como o Fabinho no time, ou um HORROROSO como o Romeu no meio-campo, ou um zagueiro que nunca foi à escolinha como o Anderson, ou uma dupla de atacantes que não domina uma bola, ou dois laterais-direitos (dois!) como o Carlinhos e o Rafael que NUNCA na vida acertaram um cruzamento... enquanto olharmos para o time e vermos Fabinho, Romeu, Ygor, Davi, Carlinhos, Rafael, Anderson... não tem treinador que dê jeito.

Eu quero o bom time do Fluminense de volta. Perdemos 4 caras de uma hora pra outra, mas isso já era previsto. Enquanto os Thiagos não voltam (se é que voltam), precisamos dar um jeito no time. Por isso mando aqui um recado pro nosso amigo Alex Stival.

Caro Cuca, tendo chegado até aqui no post, quero te sugerir algumas coisas, pro seu, pro meu e pro nosso bem.

Conversa com o Branco e prepara uma lista de dispensa incluindo esses débeis-mentais da lista acima. E abre a lista com o filadaputa do Dodô, vagabundo de marca maior. Você já não gosta dele mesmo, que eu sei. Lembra do quebra-pau que vocês tiveram no grande fogão, que causou o episódio ridículo do saio-não saio? Então manda esse vagabundo logo embora.

Coloca o tal do Eduardo na vaga do Gabriel. Se não der certo, escala o do time de juniores. Carlinhos, Rafael, Maurício, PELOAMORDEDEUS, NÃO!

Escala um meio-de-campo com gente que saiba dar um passe de mais de 1 metro. NUNCA com Fabinho, Romeu e Ygor, que dirá com uma combinação desses três. Briga com o Branco até ele trazer uma opção pras meias, porque o coitado do Conca não aguenta mais. Que tal o Morais, quem sabe ele gosta da idéia de finalmente chamar o menguinho de freguês...

Dá um jeito, mas PELAMORDEDEUS, Somália e Washington juntos, NUNCA! Ta bom, nunca é exagero. Ta perdendo, faltando 10 minutos, vai pro tudo ou nada, beleza. Mas dois postes que faltaram a aula de "Dominar a Bola" na Escolinha é dose pra leão. Um deles com um atacante garçom, ta perfeito.

E, acima de tudo, muda a SUA atitude. Bota uma cara de vencedor, passa pro grupo a vontade de ganhar. Deixa de ser cagão! Não tenha medo de ir disputar um jogo decisivo, com medo de apanhar mais uma vez. Pelo menos finge pro time que você é um cara vencedor. O Renato nunca tinha ganhado nada como treinador (pudera...) e veio ser campeão aqui, conosco. Relaxa que aqui não tem chororô e nem damos mole pra imundície - aqui são eles que vêm nos pedir a bênção.

Resumindo: monta o time, faz teus esquemas táticos, manda meia dúzia embora e outra meia dúzia pra escolinha, e prepara o terreno pro médio prazo. Fazer o quê se o curto prazo é negro?...

Seja bem-vindo. Agora sai daqui e vai lá treinar o time porque o negócio ta feio.

Saudações Tricolores

Fábio Sá - Fluminense

8 comentários:

Fernando Lima disse...

hauhauhauahuhauhauhauha... Washington, o gênio, o coração de leão, agora é um cara que não sabe dominar uma bola.

Sá, Morais já jogou 10 jogs pelo vasco. Mesmo assim, seria uma bela contratação pra Série B 2009.

Anônimo disse...

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Fluminense/0,,MUL720304-9866,00-FOTOS+ESTADO+DO+GRAMADO+DAS+LARANJEIRAS+E+PESSIMO.html

Gustavo Pessôa disse...

Tricolor adora jogador do Vasco. Tira o olho da colina pó-de-arroz!!! Até o estadio eles pegavam emprestado.

Enfim, Cuca, se você ainda não tiver ido treinar os richarlysons cariocas e ler esse comentário, saiba que sua missão para o futebol é só uma: Fazer o fluminense subir no campo! Devolva a dignidade aos tricolores, que o convite já não ta mais valendo. Eles estão usando a pulserinha vip do dia anterior!

Fábio Sá disse...

Lima,
Washington é coração valente guerreiro tricolor. Não vou esquecer nunca disso. Mas ele é um cara com caracteristicas de área - quando sai da área, fodeu. Então a culpa não é dele - ele precisa que o clube apresente uma solução para a boa chegar nele redonda. Na Libertadores ele tinha sempre dois bons meias, dois bons laterais e muitas vezes um outro atacante para ajudar (Dodô ou Cícero, que apesar de não ser atacante de ofício, foi muito bem).

Gustavice,
o vascu cria, a gente vai e pega. Se der mole, pega de graça ainda. Anota aí: até o final do ano nós vamos dar uns trocados pro Falido Dinamite e levar Wagner Diniz pra reserva do Eduardo, Morais pra reserva do Thiago Neves e Leandro Amaral pro clube de coração dele. O resto eu não quero nem de graça.

Saudações Tricolores

Gustavo Pessôa disse...

Bom, o Morais já foi pro Corinthians. O Wagner Diniz não duvido que saia não... agora o Leandro, é questão de honra, não sai do Vasco pra Flor de jeito nenhum... Pra Flor ele não vai!

Anônimo disse...

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL722991-9865,00-FERNANDO+EXFLA+E+O+PRIMEIRO+REFORCO+DA+ERA+ROBERTO+DINAMITE.html


UAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUA

Fábio Sá disse...

Valeu TITANITE. Veremos.

Saudações Tricolores

Anônimo disse...

Não sei não, mas com Eurico, apesar da ditadura, era uma bagunça organizada. Se é que me entende!