Páginas

11/05/2008

11 Prepotência X Mediocridade


Resolvi escrever esse post só agora, dias após a inacreditável eliminação do meu Flamengo, “O Mais Amado” e “O Mais Odiado” do Brasil. Falo com a mais profunda sinceridade que apenas uma coisa me impressionou tanto quanto a inesperada derrota da última quarta-feira: nunca em toda minha vida, vi meus amigos tricolores mais em êxtase do que nos últimos dias. Nunca!

Friso para ficar claro. Como não podia ser diferente, ouvi muitas chacotas esperadas de vascaínos e de alguns poucos botafoguenses (talvez, todos, quem sabe). Definitivamente, eles estavam muito felizes. Mas a alegria somada à quantidade absurda de asneiras que eu ouvi da boca dos fãs de Juliana Veloso foi algo I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL! Segundo os mesmos, tudo motivado por um sentimento de vingança contra a “empáfia dos prepotentes framenguistas”.

HAHAHAHAHA... Quanta inocência!

Explico.

Até concordo que a “prepotência” tome conta da torcida quando ela se torna mais uma vez campeã, vendo seu time jogar muito bem e indo para um jogo decisivo com uma imensa vantagem daquelas. Nesse caso, "prepotência", "excesso de confiança" - seja lá o que for - é simplesmente uma combinação de estatística com emoção.

O que discordo completamente é que essa seja uma qualidade dos flamenguistas. No futebol, "prepotência" ou "excesso de confiança" é algo que toma conta de toda e qualquer torcida quando vê seu time numa ótima fase, jogando muito bem e ganhando títulos e mais títulos. É por isso que um gremista, um flamenguista, um são paulino (e até um vascaíno no final dos anos 90) pareçam ser mais "prepotentes" do que um tricolor hoje em dia. Simplesmente, isso nos é mais comum. Fato.

Mas, acreditem, inocentes tricolores: honrando a condição de Time-Halley que são, isso também há acontecer com vocês uma vez por década.

Por isso, enquanto nós somos zoados pela nossa “prepotência” construída com vitórias, eu sacaneio a mediocridade. Porque atribuir as raras alegrias no futebol às derrotas alheias de um outro time é coisa de ME-DÍO-CRE! Apaixonados pelo esporte sim, mas... frustrados.

E, sim. Argumentar e contra-argumentar. Sacanear e ser sacaneado. Nós escolhemos nossos motivos, vocês escolhem os seus.

Isso é futebol!

PS: A propósito: Líder do Brasileirão!
João Paulo Sá - Flamengo

11 comentários:

Gustavo Pessôa disse...

O sorriso na manhã de quinta era todos, eram dos bem-aventurados, eram dos que vão para o céu, era o sorriso da justiça.

Libertadores e Flamengo são duas coisas que não combinam. Libertadores é pra quem viu, a geração urubu já passou, assim como já passou a Blitz, o Pogobol,
a Juma, o He-man...

os anos 80 agora só no almanaque. E Libertadores roubada cria um fantasma que não deixa mais o time ganhar. Fato.

E falar que o Vasco é final dos anos 90 e colocar Grêmio e Flamengo em destaque na frase é brincadeira. Mas aceito a provocação, na quinta era o meu sorriso que o fez você ter esse rancor.

Fernando Lima disse...

Gustavo, por favor, delete seu comentário e refaça-o.

Fernando Lima disse...

Sobre o post, concordo. E digo mais. O Gustavo e grande parte dos vascaínos hoje vivem para o futebol apenas torcendo para que o Flamengo não ganhe uma Libertadores. Pois o argumento deles é sempre e apenas esse: "Eu vi meu time ser campeão da Libertadores"

Desde que eu conheci o Gustavo, a vida dele é torcer contra o Flamengo para poder ir no bar do lado da casa dele e sacanear um lutador de jiu-jitsu que mora ali perto.

Eu tenho certeza que ele troca todos os títulos que o vasco pode vir a ganhar por derrotas consecutivas do Flamengo na Libertadores. O último título do vasco foi há cinco anos, mas ele não se incomoda, pois nesse tempo o Flamengo não ganhou a Libetadores.

Anônimo disse...

Mais um desabafo de quem nunca viu o time ganhar a libertadores!!!!

Catugy disse...

haha quem criou a Fla-Madrid e a Fla-Manchester? Fernando a vida é assim mesmo, o rival quer sempre ver a desgraça alheia, ou vai me dizer que vc está torcendo pelo Vasco na Copa do Brasil?

E aposto que vc trocaria todos esses cariocas que é so isso que vcs ganham ultimamente, por essa libertadores.

Anônimo disse...

Até que enfim um comentario bom catuca!!!!

Gustavo Pessôa disse...

Sempre que meu time estiver jogando sou Vasco. Sempre que o Urubu estiver jogando, sou o outro time.

Mesmo quando meu time estava ganhando a libertadores (que vc nunca viu) eu, nas horas vagas, estava torcendo pro urubu perder.

É regra. Aposto que se você tivesse suas 40 anos, estaria torcendo pro Vasco perder tudo no começo dos anos 80. Mas como é menino juvenil, não viu nada e só torce contra. Né, Fla-Madrid?

Felipe Franciss disse...

HAHAHAHAHAHAHAH

Muito bom, JP! Pude sentir a raiva no seu texto. Fiquei ainda mais feliz de ter ganho dinheiro de todos os rubro-negros que apostaram que o Fla ia mais longe que o meu Flu na libertadores!

Pode secar a vontade agora!
hahahahaahahah

PS: Mediocridade é comemorar liderança em primeira rodada de campeonato....

Fernando Lima disse...

Acho que ficou claro que o JP não comemorou a liderança, até porque o Brasileiro tem 38 rodadas, e o que vale mesmo é ficar em primeiro na 38ª rodada.

Eu não estou falando que não se deve torcer contra o inimigo. Eu torço também. Só que eu torço mais pro Flamengo, assim como o Gustavo torce mais contra o Flamengo do que a favor do vasco. Ele fica muito mais feliz quando o Flamengo é eliminado do que quando o vasco se classifica em algo.

E Sr. Catuca, torcedor-modelo do vasco, não se lembra de 2006? Ia ser alegria dupla pra vc... Copa do Brasil + eliminação do Flamengo... Mas, se vc não considera Copa do BR um bom título, presumo que você não vai ao estádio torcer pro vasco nessa reta final da Copa do BR 08.

Fernando Lima disse...

E eu estou torcendo pro botafogo na Copa do BR, como já coloquei num post anterior. Mas tb estou torcendo pro vascão. Afinal, o Tinoco não pode ficar vendo só títulos do Flamengo né?

Fábio Sá disse...

O JP só ficou bravinho porque eu fui trabalhar com a camisa do América do México, do craque Cabañas, que é gordinho igual ao Ronaldo mas não dá o xx pra travesti.

Saudações Tricolores