Páginas

11/11/2009

4 Torcendo de luto

Fluminense

Recentemente houve uma comparação injusta entre o comportamento dos Tricolores esse ano e o dos wascaínos no ano passado. Ainda que a comparação encerrasse o comportamento de ambas as torcidas no ano passado, a comparação não seria justa.

Quando você ainda não experimentou o gosto amargo do descenso, você faz de tudo pro seu time escapar da degola. Mas quando você verifica que um FDP como o horcades não aprendeu nada com o passado e que em 5 anos de seu maldito mandato, em 3 o Fluminense lutou e luta contra o rebaixamento, sendo que isso se repete seguidamente nos 2 últimos anos, você não tem o mesmo tesão de trilhar essa luta.

Não que o sentimento, a paixão pelo Fluminense tenha mudado. Apenas não reconheço, nesse momento, o Fluminense que conheci e acompanhei ao longo de mais de 50 anos.
Comparecemos e lotamos o Maracanã numa manhã de domingo de sol escaldante, quando o resto do Rio estava na praia. Comparecemos ao Maracanã em obras, numa noite de tempestade quando apenas as gerais estavam abertas à Torcida. Realizamos recentemente os momentos e espetáculos mais bonitos proporcionados por torcidas de futebol.

Ainda há muitos que continuam fazendo, que comparecem, que proporcionam um espetáculo como o de domingo último. Fico triste por não acompanhar meus filhos ao estádio, triste por esse ser um momento em que estamos juntos, um momento nosso dos últimos 20 anos. Muitas vezes, nem mesmo à TV tenho assistido.

Caso o Fluminense desça novamente, não vejo espaço para um movimento semelhante ao do coríntians no ano passado e ao do wasco esse ano. Eu mesmo não conseguirei me contagiar por algo desse tipo. É muita incompetência, muita roubalheira, muita sacanagem de uma horda de bandidos da pior espécie.

As sacanagens das torcidas rivais são e serão bem vindas, pois sinalizam que estamos vivos, pois ninguém sacaneia quem não incomoda. No dia que ninguém mais nos sacanear, aí será o fim.
Torço, sofro, vibro, faço contas, projeto, simulo, mas mantenho meu protesto de não comparecer a um estádio enquanto o FDP do horcades for presidente. Que ele saia, por impeachment, por fim de mandato, por renúncia, ou até morto, mas que saia para o bem do Fluminense.

Saudações Tricolores.
Antonio Machado - Fluminense

4 comentários:

Anônimo disse...

Eurico neles!!!

Gustavo Pessôa disse...

Opa... bem-vindo de volta. Mas acho q não vai dar muito tempo. Eu realmente torço para o fluminense cair pela arrogância da torcida. Uma torcida que nunca ganhou nada, carente de títulos e ídolos, mas grita ao mundo que és grande.

Torço pela queda pela omissão dessa torcida que há 1 ano e meio gritava ao mundo o "orgulho de ser tricolor oÔooô" mas que hoje sumiu.

Antonio Machado e Silva disse...

Oi Gustavo, vc que é um profissional da área esportiva, pode conseguir dados mais atuais que os meus:

Assunto: Média de público - Brasileirão 2009 Qua 05 Ago 2009, 13:16
Atlético-MG 32.602
Flamengo 30.682
São Paulo 20.082
Fluminense 19.512

Em Ago, quando o Flu era o último colocado, tinha a 4a. média do Brasileirão, acima da do wasco na segundona:
Vasco 18.320

Em 2000, voltando da terceira, a média de público do Fluminense foi a maior do João Havelange
2000 Fluminense 20.219
Acima da do wasco, que foi campeão e jogou todos os play-offs, inclusive 3 jogos na final.

Clubes que tiveram as maiores médias de público no Brasileirão:

Clube / Vezes
Flamengo 11
Atlético-MG 9
Corinthians 5
Bahia 3
Cruzeiro 2
Fluminense 2 (2000 e 2002)
Internacional 2
Grêmio 1
Palmeiras 1
Vasco 1

Ou seja, depois de voltar da terceira, o Flu por 2 vezes teve a melhor média de público do Brasileirão.

O wasco, apenas 1, no longíquo ano de 1974, quando vc não era nem nascido.

Antonio Machado e Silva disse...

Tem mais Gustavo.
Assumo publicamente que o Fluminense é pequeno se você assumir que o wasco era pequeno até 1997, quando ainda tinha menos títulos que o Fluzão.
Ou seja, segundo seus critérios, o wasquinho tem 12 anos no máximo de time grande.
Saudações tricolores