Páginas

01/03/2009

22 Título?

Vasco
Eu não sou fanático por futebol, sou fanático pelo Vasco. Então não é qualquer jogo que me faz trocar um passeio de domingo por uma final de Taça Guanabara. Fui ao MAM ver a exposição do Vik Muniz (recomendo! Acaba no próximo final de semana) e nem me preocupei com o que acontecia no maior do mundo.

O Vasco só não está na final por causa do Fluminense, não que tenham ganhado da gente no campo, mas nos tirou. Agora ficarão sem estádio e desclassificados também.

Enfim, o que vou falar hoje é sobre uma discussão que tem todos os anos após a final do GB. Guanabara é título ou é turno? Tem poster no jornal do dia seguinte, tem chopp, tem taça, tem volta olímpica. Mas ninguém tem o direito de zuar o outro "sou campeão" que o outro torcedor chega falando "ganhou nada... Guanabara é turno". Mas no ano seguinte esse cara ganha a GB e chega no trabalho com a faixa no peito.

No meu trabalho tem uns paulistas que nunca entendem isso. Falam que é um absurdo comemorarmos turno. Problema de paulista é que, apesar deles terem os melhores times, eles não tem as melhores torcidas, as melhores camisas e o melhor campeonato. Campeonato disputado não é igual a campeonato bom. O campeonato pernambucano é disputado e é uma merda.

Mas hoje foi um dia diferente, hoje foi uma Guanabara sem carreata, sem chopp, sem barulho. Porque foi do Botafogo. Guanabara pra paulista ver.

Graaaande Botafogo...

Gustavo Pessôa - Vasco

22 comentários:

Anônimo disse...

Caro Gustavo,

em 2009 a sua preocupação deveria ser com outras coisas mais importantes como:

1) O seu presidente novo estar repetindo os equívocos do presidente velho e barrigudo. O que fazer com a presidência do time da Colina?

2) Aproveitando o número do item, a 2ª ( SEGUNDA ) divisão do Campeonato Brasileiro e seus concorrentes diretos ao acesso. O que fazer para recolocar o Vasco na elite novamente?

3) Com a disputa da Taça Rio. São 3times disputando uma vaga só para a final. Digo 3 porque não acredito que o Botafogo tenha time nem interesse em ser campeão direto.

Hj meu caro, por incrível que possa parecer, é dia do botafoguense comemorar a conquista de um turno e não dia de vascaíno querer ironizar, afinal depois do domingo, vem a segunda...

Saudações Alvinegras, sigo acompanhando o blog à distância.

Abraços,
Carlos Eduardo Macri - Kadu

Gustavo Pessôa disse...

Grande Cadu... seguindo o blog de forma escondida e como um bom torcedor de time médio dando as caras na dia da glória!!!

Essa é a semana do Fogão entao quero ver você aqui respondendo a galera!!!

Bom, meu time só tem uma preocupação no ano inteiro... só uma! Isso nao tenho duvidas, mas tbm nao tenho duvidas q a festa não foi maior pq nao era dos outros times do rio, os outros 3 q vao disputar a taça rio...

aparece mais q botafoguense ta em falta aqui no blog!!!!

abs

Anônimo disse...

Time médio?

Que mania feia essa de diminuir o Botafogo. Mas tudo bem, vou relevar, afinal, você não tem coisas boas para falar do Vasco e, obrigatoriamente, vai desdenhar os adversários. Natural.

Sobre a Taça Rio, tomara que o Vasco tenha força para chegar, bater no Fluminense só não tem graça.

E pode deixar que vou estar à disposição para responder aos torcedores de outros times.

Já deixando uma pergunta aos molambos:

O que aconteceu com o MAIOR TIME DO MUNDO E COM A MAIOR TORCIDA DO UNIVERSO no sábado de Carnaval??

Vingamos vocês ontem, e poderia ser de 6, 7, sem exagero.

Abs

Anônimo disse...

Ontem eu contei 12 botafogquenses pulando no Baixo Gávea e NENHUMA ambulância da UNIMED coma sirene ligada. NENHUMA. Celso Barros não sabe mesmo onde colocar o dinheiro...

Mas, o que mais me chamou a atenção ontem nas 3 músicas cantadas pelo coro dos 12 era que TODAS faziam referência ao Flamengo. TODAS, sem exceção.

Uma delas bradava "O Cuca que é vice". Engraçado que o Cuca só conseguiu vices (vários!!!) a frente do Botafogo e de nenhum outro time. Porém, o mais curioso é que, hoje, o Botafogo está MUITO, mas MUIIIITO mais próximo do cice do que o Cuca. Ou estou enganado?

Uma outra zoava o fato da torcida do Flamengo ter "caído da arquibancada". Hahahahaahaha..Juro que me diverti com a ironia. Eu lembro bem, pois estava lá. Eu, 120 mil flamenguistas e 12 botafoguenses que foram ver o time ser vice (olhaaaaaaaaaaa!!!) Brasileiro em 92.

Perguntinha PS: porque Botafogo e Fluminense buscam tanto uma Vascalização? Um não pára de querer ser vice. O outro, em nome do seu gorducho presidente, manobra dos bastidores, fala merda atrás de merda, investe absurdamente sem parar e não ganha picas! Olê, Olê, Olê...

Gustavo Pessôa disse...

o Jp mesmo qnd não é assunto só fala do Fluminense... ele tem algum problema com as meninas das laranjeiras... e com certeza se sentiu incomodado com a provocação botafoguenses...

Cuca é o técnico merda mesmo (você mesmo dizia isso), agora ele é do seu time... tem q aturar.

Anônimo disse...

Teve jogo ontem?

Fernando Lima disse...

Todo mundo que ganha a Taça Guanabara comemora, pq ela está longe da grande final. O contrario acontece com a Taça Rio, que voce ganha mas 1 semana depois vai ter que jogar a finalissima...

O botafogo ta certo em comemorar. O atraso de salário faz com que os jogadores do Flamengo joguem de sacanagem, como fizeram no sábado de carnaval.

Sobre o botafogo, estou emocionado que tenham vingado a gente. E percebo que a torcida deles nao é pro Flamengo ganhar a Taça Rio, pois quando a final é com a gente, as pernas deles tremem. Principalmente pq a Maior Torcida está sempre do outro lado...

Eu me acostumei a gritar "vice de novo", "vice do vice", pra torcidas presentes no estádio. Gostaria de saber como é gritar pra uma torcida que estava bem longe do Maracanã...

Gustavo Pessôa disse...

Até parece que a torcida do flamengo nao canta pra quem está longe...

A torcida do botafogo cantou pro Cuca, não pro Flamengo. Urubu tem mania de perseguição, fala ladrão acha q é deles. Fala em desdentado acham q sao eles... calma galera, deixa o canil comemorar!!!

E se, como o JP disse, cantaram a famosa marchinha de carnaval da torcida que caiu na geral, eu apoio! Essa musica é muito boa!!!

A unica coisa q me impressiona é como a torcida do botafogo fez uma festa bonita com maraca lotado ontem (sem ironias) e na hr de jogar contra qualquer outro time, eles nunca vao... deixa as moscas...

medo? violencia? preço? confiança? desconfiança?

Anônimo disse...

O que aconteceu com o MAIOR TIME DO MUNDO E COM A MAIOR TORCIDA DO UNIVERSO no sábado de Carnaval??

Eu estava pulando carnaval. Afinal, é o mlehor feriado de todos.

calma galera, deixa o canil comemorar!!!

Eu deixo, eles que não querem/sabem. Estava ali nas proximidades do Maracanã (pra quem conhece, na Praça Varnhagen) e, sem brincadeira, tinham uns 30 botafoguenses. Cantando para o Flamengo, claro.

Ano passado, nessa mesma época, aquilo lá tava lotado. Parecia até carnaval. Fico até triste quando esses times de menor expressividade em paixão ganham. Pô, os caras ficam meio que sem saber o que fazer...

Fernando Lima disse...

O Gustavo é engraçadinho. Não citou nenhum exemplo da torcida do Flamengo cantando pra quem está longe, e também não ouviu a torcida do botafogo cantando no início do jogo: "Urubu cuzão, mais uma vez(?!?!?!) vai assistir televisão..." Pq não o vasco ou o fluminense? Ele só postou isso pra criar polêmica.

E cantaram pro Cuca pq ele é técnico do Flamengo. Se ele fosse técnico de qualquer outro time, não cantariam nada. Ou cantariam uma música divertida fazendo alguma referência à derrota do Flamengo pro Resende...

Voltando um pouco no tempo, na quarta-feira de cinzas eu ouvi a torcida do fogão cantar pra torcida do flu: "1,2,3 essa porra é freguês!!!"

Cadê o Sá com suas estatísticas pra provar que o fluminense sempre ganha do botafogo, além do Flamengo e do vasco, com exceção dos anos 90????

Anônimo disse...

Eu acho o Botafogo um time engraçadinho...
Sabe aquele chiuaua que fica latindo pro seu pé sem parar? Tava me sentindo assim ontem no BG.

Quanto ao sumiço da galera do tripé "trapolim, maiô e cloro", acredito que resolveram adotar uma postura muito comum nos últimos anos e esquecida em 2008, na época da brilhante campanha a la São caetano na Libertadores. Aquela postura do cagaço travestido de humildade. Não falam nada, até ganhar um clássico que não vale nada. Aí, fazem até DVD, bandeirão, carreata de ambulância e poema no paredão do Big Brother...

Gustavo Pessôa disse...

poema no paredão do Big Brother foi foda.. hhahahahah

eu tenho certeza q o JP comemorou mais o gol do botafogo na flor no joga da semi q qualquer gol do urubu no ano!!!

A barrigada de 95 deve ser um lance que nao sai da cabeça dele... apesar dele adorar narrar o gol do cocada.

Enfim, da pra ver que ninguem viu o jogo da GB e nem as comemorações.
Time pequeno é assim mesmo, não cabe dentro de si a emoção e não sabe como comemorar... um compativo com algo do mesmo tamanho foi quando eu tinha uns 12 anos o meu Frizão, o tricolor da serra, foi campeão do Carioca B... sai pra comemorar com a galera... fomos tomar guaraná!!!! Igual a torcida do Fogão ontem!!!!

Graaaaande botafogo.. o maior freguês de um rival no Brasil!!!!

Patrick disse...

concordo com o fernando que a diferenca do tempo pra poder zoar eh fundamental nessa brincadeira de taca GB e taca rio. mas claro que sao a msm coisa, sao titulos de turno q sao mais importantes para chegar na final do carioca, que outra coisa, mas sao pequenos titulos. e eh claro q qdo nao tem classico fica mais sem graca..

o q nao entendo eh isso aqui: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Campeonato_Carioca/0,,MUL1024403-9835,00.html.

eles estao usando a teoria do Fernando? ou tb nao consideram a GB titulo? pq o Cuca ganhou a Taca Rio pelo botafogo... entao ele tem ou nao tem titulo?

eu prefiro considerar q nao tem nenhum titulo de alguma expressao. estadual ainda tem expressao, logico q nada q se compare a brasileirao e coisa e tal, mas tem seu valor...

abs e SRN

Patrick disse...

concordo com o fernando que a diferenca do tempo pra poder zoar eh fundamental nessa brincadeira de taca GB e taca rio. mas claro que sao a msm coisa, sao titulos de turno q sao mais importantes para chegar na final do carioca, que outra coisa, mas sao pequenos titulos. e eh claro q qdo nao tem classico fica mais sem graca..

o q nao entendo eh isso aqui: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Campeonato_Carioca/0,,MUL1024403-9835,00.html.

eles estao usando a teoria do Fernando? ou tb nao consideram a GB titulo? pq o Cuca ganhou a Taca Rio pelo botafogo... entao ele tem ou nao tem titulo?

eu prefiro considerar q nao tem nenhum titulo de alguma expressao. estadual ainda tem expressao, logico q nada q se compare a brasileirao e coisa e tal, mas tem seu valor...

abs e SRN

Gustavo Pessôa disse...

Então faz tempo que o flamengo não ganha nada de valor e coisa e tal...

Fernando Lima disse...

O Gustavo é doido pra ganhar uma Copa do Brasil... Mas, enquanto não ganhar, vai falar que não é título de expressão.

Tenho certeza que ele não considerou o título do Flamengo, da Mercosul, em 1999, como uma grande conquista. Mas bastou o vasco ganhar em 2000 pra ele zoar os outros que não tem esse título.

Agora, faz tempo que o vasco não ganha nada, com valor, sem valor, coisa e tal, qualquer coisa... A seca tá braba e esse ano vai continuar. Afinal, o campeão da série B é a mesma coisa que o décimo sexto colocado da série A.

Gustavo Pessôa disse...

Mercosul não comemoro um título... mas um jogo, só o jogo mais espetacular da história do futebol mundial...

Fernando Lima disse...

Quem comemora um jogo é tricolor meu amigo...

Gustavo Pessôa disse...

Um jogo é tricolor. O JOGO fui eu.

Anônimo disse...

Batalha dos Aflitos >>>>>>>>>>>> Final da Mercosul de 200.

joakina disse...

hahahaha gustavo, acho que a sua relação com o botafogo é parecida com a minha com o fluminense...

e o Fernando tem razão, torcida do bota cantou música pro flamengo trocentas vezes. o único carioca engasgado. hmn, além do boavista. mas este já vencemos nesse ano haha =)

beijo!!

Fábio Sá disse...

"Cadê o Sá com suas estatísticas pra provar que o fluminense sempre ganha do botafogo, além do Flamengo e do vasco, com exceção dos anos 90????"

Vamos lá,
Como diria o Rosconaldo, "eu voltei". Tenho comparecido de forma intermitente, mas cá estou.

Vamos aos fatos: O FLUMINENSE NÃO CONSEGUE GANHAR DESTE TIME PEQUENO QUE É O BOTAFOGO. FATO. Então pode SIM gritar 1,2,3 essa porra é freguês. Todo jogo é igual. Maracanã cheio de um lado, vazio do outro. Uma torcida canta, outra muda. Um time joga, vai pro ataque, tenta o gol - o outro se defende. O time retranqueiro faz um gol escroto numa cagada da nossa defesa (Fahel em cima do Edcarlos enraizado; Renato Silva num bate-rebate aos 43 do 2o; e um outro gol escroto que esqueci agora). O Fluminense toma o gol escroto, vai pra cima, e é incapaz de fazer gol nos caras, que a esta altura estão com os 11 na pequena área desde o momento que fizeram o tal gol escroto. Fim de jogo, os caras ganham. A gente vai pra casa PUTO, mas não por não ganhar daquela merda (sim, vergonha!!!), mas sim por saber que esse mesmo graaaaaande fogão vai levar uma piaba na hora da final, porquem, afinal, como diz a música, eles "não ganham nada". E eles saem do Maraca eufóricos, vão aos BANDOS (12 a 15 pessoas, no máximo) pros lugares, cantam, bebem, gritam. Mas, no fundo, eles já estão antecipando a revolta e a frustração de saber que só ganharam um bilhete pra final - um bilhete que só vai valer pra eles tomarem mais um sarrafo e dessa vez irem ELES putos pra casa, reclamando do juiz, do bandeirinha, do quero-quero, das fotos da Playboy, do pênalti que todo mundo viu mas pra eles não foi, e de tudo mais. Isso é ser botafogo.

Ah, isso e saber que é um time de mais de 100 anos que não tem 20 títulos estaduais. Que ficou 21 anos sem ganhar nem torneio de atirar pedrinhas na praia de Icaraí (perdia pro Rio Cricket). E que é o único time médio do Rio que já levou de 7 de um grande.

Narro pra vocês meu diálogo com um botafoguense (é, procurei pras caramba até achar um) na saída da taça Rio do ano passado:

Ele: freguêeeees....
Eu: Porra, botafogo, parabéns, comemora aí. Mas vocês deveriam torcer pro seu time PERDER da gente!
Ele: Que isso, por que?
Eu: Porque você já sabe o que vai acontecer. Vai pra final com a imundície e vai fazer vergonha. Vai ver sua torcida não encher nem a verde, deixando um buracão na amarela, vai apanhar, ser vice, e sair chorando. Porra, é isso que você quer? Você sabe que se fosse a gente na final contra eles, a gente sapecava eles, como sempre. E aí você também ia ficar feliz por poder sacanear os framenguistas na segunda-feira. Agora você não só não vai sacanear, como também vai ser sacaneado. Que merda, hein?!
Ele:Ê... qualé, esse ano vai ser diferente, você vai ver. Vamos ganhar daqueles fdps...
Eu: Vão porranenhuma. Vão é se fuder de novo. E tu vai lembrar que eu te falei isso e vai ficar mais puto ainda. Se fode aí.

[a partir daqui um mandou o outro tomar dentro e cada um foi pro seu canto. Eu, puto. Ele, feliz, mas já antecipando que ficaria puto. E ficou. ISSO É SER BOTAFOGO.]

Saudações Tricolores