Páginas

19/01/2009

5 De cara nova

O Arquibar está repaginado.
Prestes a completar 1 ano de existência em fevereiro, o blog já ganhou uma nova cara e está com tudo preparado para começar o Carioca-09.
A promessa fica para o conteúdo de vídeo que tentaremos fazer. Vamos conseguir!

Para entrarmos no clima do Campeonato Carioca criamos os capítulos "aquele campeonato carioca de...", onde falaremos dos nossos estaduais inesquecíveis.
Será um texto por dia, e no fim de semana começam as provocações normais.

19/01 - Jorge Iggor [Botafogo]
20/01 - Fernando Lima [Flamengo]
21/01 - Fábio Sá [Fluminense]
22/01 - Leo Valpassos [Vasco]



Aquele campeonato carioca de 1997
Jorge Iggor - Botafogo

O ano era 1997. Me lembro com carinho de cada emoção vivida naquele Campeonato Carioca, o primeiro que realmente acompanhei. Naquela época, a televisão mostrava os principais jogos, mas não fazia a mesma cobertura dos dias de hoje. Não existia pay-per-wiew e os clássicos não passavam na TV aberta. Então, o rádio foi meu grande companheiro em toda a competição.

Reservas do Bota comemoram o 1 x 0 no Flamengo


Matéria reservas do Botafogo 1 x 0 titulares do Flamengo

Dois jogos em especial tem lugar reservado na minha memória. O primeiro foi a decisão da Taça Guanabara. Vale lembrar que aquele campeonato teve três turnos. Os dois primeiros foram vencidos pelo Botafogo e o terceiro pelo Vasco. Depois disso, os dois clubes fizeram a grande decisão.

Mas, voltando à final do primeiro turno, o Botafogo chegava ao último jogo com 100% de aproveitamento (11 vitórias em 11 jogos). Passei o tempo inteiro ao lado de meu avô torcendo, quase em silêncio, pois a tensão tomava conta.

Mas, aos 32 minutos do segundo tempo, Gonçalves mandou a bola pra rede. Me lembro de ter comemorado bastante o gol do Túlio no Brasileiro de 95, mas esse gol teve um gostinho muito especial. Foi a primeira decisão que vivi intensamente. Foi meu primeiro grito, de verdade, de "é campeão".

Mas nada estava ganho. O Botafogo ainda teria que enfrentar o Vasco na grande decisão do Estadual. O dia era 8 de julho. O time entrou em campo com:

Wagner; Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Djair e Aílton; Bentinho e Dimba. O filme foi bem parecido com o da final da Taça Guanabara. Primeiro tempo sem gols, o que só aumentava o nervosismo.

Globo Esporte - Botafogo Campeão de 1997

Veio o segundo tempo. O gol não saía e a torcida do Vasco, em maior número no Maracanã, empurrava o time pro ataque. Mas, como tudo naquele ano parecia a nosso favor, o gol saiu aos 33, com Dimba. Aliás, um golaço. Depois de ter visto a bola na rede, me lembro apenas do abraço apertado em meu avô, grande responsável por ter me tornado alvinegro, e dos vizinhos botafoguenses enlouquecidos em suas janelas. Era o meu primeiro título carioca. E com gostinho de revanche, pois devolvemos a dança da bundinha ao Edmundo. Isso se falar nas gozações na escola. Sacanear os flamenguistas e vascaínos sempre foi muito bom, desde os tempos de menino. Já os tricolores passavam batido.

Sempre tive dó...

Em todas as vezes que o Botafogo venceu a Taça Guanabara se sagrou também Campeão Estadual. Nove anos depois, a história se repetiu. Ganhamos do América no primeiro turno e demos a volta olímpica em cima do Madureira. Mas isso fica para um próximo post...

5 comentários:

Gustavo Pessôa disse...

putz... logo o carioca do jumento comedor de grama Dimba.
Enfim, esse carioca de 97 foi um pouco sem sal, não teve muita emoção e acho q um campeonato sem emoção, nada melhor que dar o titulo pro botafogo mesmo... se nao eles choram.

Anônimo disse...

O previsivel liminha irá comentar sobre o de 2001...

Anônimo disse...

Tinhamos objetivos maiores neste ano. Tipo um Brasileiro com o maior artilheiro da história.

Só isso.

Fábio Sá disse...

O fogão já tem 20 títulos estaduais? Ou eles usam também a desculpa de terem "começado depois", que nem os clubes pegadores de remo?

Foi nesse ano que a gente enfiou 7? Não, acho que foi uns três anos antes.

graaaaande fogão, só me dá alegria.

Jorge, prazer te ver por aqui. Escreva mais vezes!

Saudações Tricolores

joakina disse...

um campeonato de time só é chato, né, gustavo? ganhamos do vasco quatro vezes num único campeonato... credo, ainda bem que agora é mais curto, apesar do inchaço dos times.