Páginas

14/01/2009

7 Como está o seu time pro Carioca?



Vai começar o ano. (Aliás, quando? Chega de jornal mostrando treino, treino, treino.) Só parei hoje pra pensar nos times desse ano, depois de tanto vai-e-vem, porque agora finalmente parece que os times estão ganhando a cara que deve ser a do primeiro semestre. E confesso que não fiquei nem um pouco empolgado. O Rio de Janeiro parece mais uma vez um campeonato de ex-promessas e renegados, uma doce ilusão para as torcidas. Minha opinião sobre os elencos:

Fluminense: entra ano, sai ano, o time muda quase 100%. Difícil pensar num planejamento de longo prazo assim. Concordo que não dá pra segurar os jogadores que se destacaram muito (Thiago Neves, Thiago Silva, Washington), mas não é possível que essa seja a regra todo ano: saem 15, entram 15. As novas caras são promissoras? É, até são - Leandro Amaral é bom atacante, Leandro é bom lateral, Diguinho é melhor do que tínhamos de volante até então. Conca ficou, a zaga me parece regular, então dá pra ter um pingo de esperança. Continuam faltando um lateral direito (será que o Mariano joga bola?), um meia pra ajudar o Conca e um centro-avante fazedor de gol. Sem isso, o time é só mediano. Pra sair de mediano, só se trouxer de volta a tal bomba-créu que estão anunciando, mas que eu acho muuuuito difícil.

O botafogo pra mim está no limbo, entre um time fraco e um time médio pra bom. O fiel da balança será a contratação do Renato, bom jogador que pode dar ao time uma linha-mestra interessante com Juninho-Renato-Reinaldo. O resto é cabeça de bagre compondo elenco. Portanto, na minha opinião, se trouxer o Renato, o botafogo se credencia a disputar o título. Se não trouxer, esquece. É isso mesmo: no Carioca, até Renato pode ser o fiel da balança.

O framengo me parece o time mais arrumado. Continua sendo o time mediano que teve altos e baixos no ano passado, e só isso já é uma vantagem. Tem uma zaga boa, dois laterais que apóiam bem, mas faltavam um meia e um atacante. Ibson sozinho não resolve, e nem o Obina. Pois bem, chegando o Zé Roberto, resolve-se o primeiro problema. O time fica mediano pra bom. Pra ficar redondo, falta um atacante de respeito, que até poderia ser o Josiel, caso ele resolvesse achar o futebol que perdeu quando saiu do Paraná. O Cuca é bundão mas é malandro, e acho que vai saber usar muito bem o elenco que tem na mão. Diferente da época do fogão, ele tem peças de reposição e joga com a torcida a favor (no clube de niterói ele não tinha torcida nem nas finais).

Já o vasco é a incógnita. Trouxe duas cartas marcadas, que se têm bom futebol, têm também apetite pra zoeira. Se eles resolverem fazer zoeira dentro de campo, pode-se dizer que o vasco terá um time. Do contrário, se Leo Lima e Carlos Alberto fizerem o que têm feito nos últimos dois anos, pode esquecer. Começa a treinar pra Série B porque o Estadual não vai dar. O trunfo do vasco está no banco - chama-se Dorival Júnior. Esse é mais malandro ainda que o Cuca, e com certeza tem tudo pra dar jeito no vasco. Resta saber se o par de gaiatos vai deixar o cara trabalhar.

Como o que me interessa é o Fluminense, eu penso assim: do jeito que está, vamos ter que treinar mais, correr mais e entrosar mais rápido do que os outros. Ou isso ou traz a bomba-créu. Ou, o que seria ideal, as duas soluções.

PS: Gustavo, esse time que você escalou do vasco realmente é bom pra caceta. Me arrisco a dizer que é o melhor time da história do vasco. Eu confesso não ter visto (vivo, a cores, no Maraca) um time do Fluminense melhor do que esse. Mas na história, não tem comparação. Os 11 do Flu são incomparavelmente melhores do que os seus 11 (sejam os que você viu ou os da história do vasco). Se quiser, comparamos.

Saudações Tricolores

Fábio Sá - Fluminense

7 comentários:

Gustavo Pessôa disse...

Para não roubar os créditos (ate pq esse verbo combina melhor com a torcida que beira a lagoa), o texto nostalgico anterior é do Leo Valpassos... mas assino esse time que ele escreveu tbm.

Agora sobre a sua opinião, assino embaixo também. Concordo com 90%. Não acho q o Renato resolva alguma coisa no Botafogo... o botafogo já era, desde 1910. No Fluminense, não vejo algo tao pessimista como vc assite, acho o Conca um dos melhores jogadores do estado, e o Leandro Amaral (apesar de nao ter feito nada em 2008) ainda é o melhor atacante do Rio. Flamengo vai bem, mas o Zé Roberto (marginal de primeira) perto da raça e dos chinelinhos da lagoa, não sei nao.... veremos. Mas o time é bom.

O Vasco, que é o me interessa, concordo 100%. Como diria nosso ex-colega Avallone: "interrogação".
Confio no Leo e no CA, mas esse ano nosso objetivo é só um. To preocupado é com o segundo semestre.

Anônimo disse...

Só sei que a night do Rio vai bombar!!! A Baronetti que se cuide, amigo!!! Carlos Alberto, Léo Lima, Diguinho, Zé Roberto,Túlio Souza... Chicão vai ter que chegar cedo pra conseguir entrar!!!

abs

Modenesi

Fábio Sá disse...

Pooooooorra, viajei! O texto é do Leo, não do Gustavo. Desculpa, Leo. Vi a barra da padaria e logo associei ao Gustavo. Erro meu, parabéns pela escalação, e o desafio ta estendido a você: quando quiser, vamos confrontar os 11 históricos dos nossos times.

Abraços e Saudações Tricolores

Anônimo disse...

novidade a vista, o ataque do bacalhau vai ter Rodrigo PIMPÃO hahahah...

e eu li alguém criticando o Borçato.

Gustavo Pessôa disse...

Esse anônimo tricolor sempre volta... q bom... meu time esta na segunda divisao (por onde o seu time passou e rodou - ato de maior vergonha do futebol carioca, não concorda?), não adianta hoje sonhar com França ou Aloisio. Tem que ser o Pimpão mesmo.

Será que alguem aqui ficou magoado com o Borçato??? Época boa do fluzão né!!!

Catugy disse...

Vasco rumo a tríplice coroa esse ano.

Saulo disse...

O Fla e o Flu tem melhores elencos e são os favoritos para ganhar esse cariocão 2009 e fazer uma temporada melhor que Botafogo e Vasco.
Mas, Botafogo e Vasco não estão tão longe assim de Fla e Flu e podem surpreender muita gente.
Tanto Botafogo quanto o Vasco tem um time bem modesto e bom.
Gustavo Pessôa! É verdade que o Botafogo caiu muito no seu futebol principalmente por péssimas administrações anteriores, mas será mesmo que o Botafogo já era?
Cuidado heim. Você sabe que o futebol é uma caixinha de surpresa e o Botafogo pode surpreender sim.
Muita gente está falando que o Botafogo vai fazer uma temprada horrível e vai ser um dos rebaixados no Brasileirão deste ano, mas podemos calar a boca de muita gente.
Ainda vamos no reforçar mais com um investimento de R$ 20 milhões para a contratação de jogadores para o Brasileirão, com a Trafic.
Eu respeito a sua opinião e só estou colocando a minha.
Valeu e até mais.

EU CANTAREI POR TI, MESMO QUE A VOZ ME DOA!
saulobotafogo.blogspot.com