Páginas

25/12/2008

13 Vermes



Excepcionalmente, não estou aqui pra falar do Fluminense. Usarei o clube como exemplo, mas isso vale para todos, inclusive o vascu, o graaaande fogão e os sem-dentes.

Muito se falou do Jaílton. Na boa, desculpem meu linguajar, mas foda-se o Jaílton. Quem aturou Ygor, quem tem Romeu no time, sabe que Jaílton é mais um ‘quadrúpede de chuteiras’ à disposição do técnico que, por sinal, foi quem pediu sua contração (é, René, tava indo bem demais antes dessa...).

O pior não é ter Jaílton no time. É constatar que ele foi trazido pelas mãos de um empresário que eu acreditava ser uma persona-non-grata no clube. Um empresário antiético e inescrupuloso, que tramou um dos episódios recentes mais ridículos ao levar o Diego Vagabundo Souza pro Benfica, saindo pela porta da frente do clube, com direito a aplausos no jogo de despedida, só para em seguida trazê-lo de volta pro Brasil, numa negociação na calada da noite com o flamengo. Coisa de moleque. Na mesma época, foi levado o Toró, então promessa das divisões de base, que no clube da beira da lagoa virou mais um da populosa raça dos quadrúpedes de chuteira.

Foi essa mesma figura que trouxe o Fabiano Eller pras Laranjeiras, em 2005, numa negociação difícil, com direito a apreensão de passaporte no Oriente Médio. Foi mais um que saiu sem nem dar adeus, no meio do campeonato, mais uma vez na calada da noite.

Não dá pra reclamar. A culpa é dessa diretoria promíscua, que sempre apoiou a pior raça de dirigentes (Eurico, Caixa D’Água, agora Rubinho), e é a primeira a abrir as pernas pra essa raça que hoje te ‘ajuda’ intermediando uma negociação aqui, e amanhã te fode te passando a perna numa negociação ali.

Clube de futebol na minha opinião é empresa, com obrigação social de dar lucro para se manter e para crescer. Gera empregos diretos (muitos) e indiretos (muitos mais), por isso tem uma responsabilidade enorme. Se vocês concordam com isso, devem concordar também que empresas sérias não podem fazer negócios escusos, negócios que envolvam outras empresas que não tenham caráter nem critério. Minha avaliação é simples: eu confio, até que você me prove o contrário – mas, perdeu a confiança, pra reconquistar é uma m... São negócios, e no mundo dos negócios não há espaço pra trairagem nem safadeza – uma hora a casa cai.

Mas como esperar algo diferente de uma diretoria arreganhada?

Diretoria que eu imaginava ter vetado esse cara do clube depois desses ‘balões’, mas só hoje (haja ingenuidade!) fui descobrir que ele tem Somália, Berna, Maurício, Alan e Elias entre os profissionais, além dos juniores Felipe, Fernando Bob, Geibson e João Paulo, sem contar com o animal do Ygor (vade-retro!) e o Cícero (que foi muito bem, por sinal).

Pois fica aqui uma promessa. Quando eu for presidente do Fluminense, jogo com os juniores, jogo com jogador meia-bomba, perco de WO... mas não faço negócio com quem me apunhalou no passado.

Não aceitaria Diego Souza, Toró, Roger e Fabiano Eller de volta nem de graça, nem que eles pagassem pra jogar nas Laranjeiras. Torço pra eles quebrarem as pernas ou morrerem de enfarte em todos os jogos deles. E ainda mandaria embora todos os 9 (nove!!!) jogadores que ainda estão no Fluminense.

PS: há alguns anos fui pego de surpresa com uma pergunta, numa festa, sobre qual era a minha opinião sobre esse empresário, que eu não me indigno a pronunciar o nome. E errei ao expor publicamente as minhas opiniões, dessa forma transparente e direta como sempre faço. Eu deveria ter sondado o porquê da pergunta, e ali não era o lugar nem momento pra críticas ásperas. Pois bem, falei tudo o que penso do cara, e fiquei com cara de tacho quando o meu interlocutor se apresentou como sendo filho dele. Pois é, pedi desculpas. Não mudo uma vírgula da minha opinião sobre o (anti)profissional que ele é, mas isso não é coisa que se fale a um filho. Acho que o filho entendeu e me desculpou – ali não era mesmo o local. Mas aqui no Arquibar cabe – ele é uma figura pública e aqui é um espaço de discussão de futebol.

Saudações Tricolores

Fábio Sá – Fluminense

13 comentários:

Anônimo disse...

porra, fiquei imaginando tua cara dizendo isso ao filho dele, Sá... Ganhou o bola murcha da festa , hein!

Anônimo disse...

bola murcha nada... ta certissimo, tem que falar na cara mesmo. bando de bandidos!!

Anônimo disse...

Esses dirigentes-políticos que dominam nossos clubes são a âncora do futebol de nosso estado. E não são uma âncora só de incopetência. Muito pior: travam o desenvolvimento de nossos clubes por administrarem em benefício próprio e de sua rede de relacionamento.

O que mais impressiona é que muitas dessas práticas são criminosas. O que a diretoria do Flu fez na final da Libertadores é CRIME. Em outros países, os dirigentes estariam enjaulados.

Concordo com o Sá: não há mais espaço para políticos nos clubes. Devem existir apenas gestores, como em qualquer empresa. Que respondem por suas decisões, pelo lucro ou pelo prejuízo de seu ano fiscal, que são auditados...
Como em qualquer empresa.

Só não consigo ficar tão revoltado com os "empresários". Esses exercem sua atividade, geram seu lucro e, na maioria das vezes, por incrível que pareça, dentro da lei. Só "passam a perna" no coração dos torcedores porque têm o aval dos dirigentes. Se esse realmente estivessem se sentindo traídos, eles não voltariam lá como acontece.

Torço mesmo pra que o Leonardo assuma e reestruture o Flamengo e que, com os outros clubes do Rio, aconteça o mesmo. Mas tem muito dirigente-político louco pra manter o status quo e muita torcida organizada sendo financiada pra apoiá-los.

Acho que é hora dos torcedores de verdade se organizarem para um bem maior.

Gustavo Pessôa disse...

Nossos times são vitrines, só isso.

Leonardo no urubu vai ser igual Bebeto no botafogo. São dois choroes que nao terão força politica alguma e como nossas confederações sao dirigidas por cartolas... nada vai mudar...

Infelizmente não tenho esperanças que a mudança venha dos clubes... Se o urubu se organiza, o Rubinho só vai ajudar a Flor e o Bangu. Vai ser assim... Do mesmo jeito q o Caixa d'água morreu, o Rubinho tem q ir tbm... mas sem principes dessa vez!!!!!

Fábio Sá disse...

Mudando de assunto:

que tal aproveitarmos o final do ano, ou o começo do ano que vem, para fazermos o primeiro "ARQUIBAR EM VÍDEO"?

Gustavo, que tal vc organizar? Tu é o que ta mais em contato com Liminha, Modenesi, JP, e é claro com o Victor. A gente se junta num bar, escolhe um tema, e discute. Com tema definido, tempo máximo, réplica, tréplica... Que nem horário político. vai ser do kct.

Um de nós pode ser sorteado pra carregar o fardo do fogão, pra mesa não ficar incompleta.

Pensa aí e me liga.

Saudações Tricolores

Marcelo Tavela disse...

Eu acho mais fácil o tal amistoso entre Flamengo e Corinthians pela paz na Palestina dar certo (politicamente) do que o Leonardo conseguir arrumar o Flamengo.

Assim como os demais clubes. Quase não acredito que isso possa mudar.

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e achei um barato e gostaria de convidar para acessar o meu também, conferir a postagem desta semana: Estratégia Esportiva – Versão: A águia e a galinha. E fizemos também uma mensagem especial de fim de ano para você.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Anônimo disse...

ae sugiro discutir os times versão 2009! não sei não mas o Flu fez um excelente negócio com as entradas e saídas. claro que não to contando com o Thiago que já tinha certa sua saída. acho que o time está muito mais equilibrado.

a lateral esquerda com Leandro será outra coisa. e melhor do que ter um lateral que sabe cruzar é ter DOIS. esse Mariano vai dar o que falar. o cara tem bola e parte sempre pra cima.

o time parece ficar mais equilibrado com o Leandro Domingues, no mais falta apenas um atacante pra jogar com o Leandro Amaral e um goleiro!! não é possível muda diretoria, técnico, coordenador e o Fernando Henrique continua lá. porque o São Paulo não leva ele também???

decepção é o tal do Jailton!! que péssimo! deve ter ser alguma negociata de empresário do tipo levo jogador A mas você leva junto o Jaílton. tomara que seja um jogador bom pra compensar.

já o Diguinho... eu nunca fui com a cara dele. não sei porque tem tanta mídia a favor dele. vi vários jogos do botafogo no brasileiro que ele comprometeu feio. por exemplo com a portuguesa.

o Vasco ta dando bobeira com o Rafael, que é jovem e tem talento, eu apostaria nele.

Fábio Sá disse...

Caro tricolor, seja bem vindo.

Respeito sua opinião, mas pra mim é mais um exemplo de como a nossa torcida é ingrata. O Fernando Henrique foi o melhor goleiro da Libertadores (disparado), muito melhor do que o cevallos (que tomou um piru na final), do que o do boca (que tomou um piru lá na avellaneda), e do que o rogério (que foi obrigado a pedir a contratação do washington).

O Fernando Henrique não é um bom goleiro. É um goleiraço. Já foi mão de pau, já foi cagão de ficar embaixo da trave, mas evoluiu muito e nesse ano provou que é excelente e que ainda vai ser melhor (o cara não tem nem 25 anos ainda).

Me arrisco a dizer: tirando o rogério, que é babaca mas agarra pra cacete, não vejo nenhum outro goleiro acima do FH. Não trocaria ele por nenhum outro goleiro. Senão, por quem? Marcos: goleiraço, mas em fim de carreira. Felipe: bom goleiro, mas inconstante. Fábio: frangueiraço. Vitor, do Grêmio: muito bom, mas só apareceu agora, pode ser fogo de palha. Fábio Costa: retardado. Clemer: tá de sacanagem. Lauro: até ontem era mais um na Ponte. Bruno: mão de pau, solta todas as bolas pro meio da área. Harley: bom goleiro, mas sou mais o FH. Rafael: mais um moleque que pode ser bom, mas ainda não mostrou nada.

Ou seja, bom mesmo é falar mal do que é patrimônio nosso. Mesmo que ele tenha agarrado para caralho na Copa do Brasil em 2007 e tenha sido só o melhor das Américas em 2008, fazendo inclusive uma das defesas mais difíceis da história recente do futebol (aquela em cima da linha lá no perrengue de Quito).

Se é verdade que todo bom time começa com um bom goleiro, em 2009 eu sou Fernando Henrique e mais 10.

Saudações Tricolores e Feliz 2009!

Saulo disse...

FELIZ ANO NOVO E MUITO SUCESSO NA SUA VIDA.

UM GRANDE ABRAÇO DO PAIXÃO BOTAFOGUENSE

SAULOBOTAFOGO.BLOGSPOT.COM

Anônimo disse...

O Fernando Henrique é a cara do Fluminense mesmo.

Hahahahahaha

Fábio Sá disse...

é JP, bom é o Bruno mão de pau.

Anônimo disse...

oi apreciei imenso de ver o teu espaço, mas o que eu gosto muito é de poker sem depósito arrnajei um bónus para a Celeb Poker em http://bestpokernodepositbonus.blogspot.com/2010/09/celeb-poker-199-sem-deposito-gratis.html de 50$!Muito bom mesmo!
fica bem