Páginas

01/12/2008

30 O ano da vergonha


Se o seu time é sem-vergonha, chame o Flamengo 2008. Inacreditável como um time é capaz de fazer tanta vergonha em um ano só.

Impressionante também como um time é o retrato de seu treinador. Sacaneamos tanto o botafogo por causa do Cuca, perdedor nato, e contratamos o Caio Jr, outro treinador famoso por suas amareladas. E essa foi a cara do Flamengo nesse brasileiro. Um time que arregou em todos os jogos "decisivos".

A primeira amarelada do ano não foi culpa do Caio Jr, vamos ser justos. Após vencer mais um Carioca (campeonato que, há muito tempo, não é parâmetro pra nada), o time entregou a paçoca contra o América do México. Aí a culpa foi da festa pro Joel Cachaça, num oba-oba que atingiu até os dirigentes (coisa rara no Flamengo =D).

Depois disso, o time começou com uma bela campanha, com um ataque fulminante liderado por dois "marginais": Marcinho e Souza. Como fazem falta esses dois! E aí, todo mundo achou que a culpa da boa campanha era do técnico. Mas não era, afinal, ele manteve o mesmo esquema do Joel, não mudou nada. Ele reclamava que não tinha meias de ligação, e por isso mantinha o time assim.

E aí, quando os marginais saíram, ele indicou umas 7 contratações, entre elas 3 meias, e não colocou nenhum de titular. Manteve o mesmo esquema, com Obina no lugar do Souza e Marcelinho no lugar do Marcinho. Souza prendia muito mais a bola no ataque que o Obina. Não fazia muito gol, mas não precisava, fazia sua função muito bem e tinha do seu lado o Marcinho, que era rápido pra chuchu e tava fazendo gol sem parar. Marcelinho Paraíba é mais lento que o Gustavo Pessôa, não tinha como fazer a função do Marcinho. E assim, o esquema do Flamengo degringolou.

O time venceu muitos jogos no Brasileiro na cagada, e o discurso do técnico era "O São Paulo vence muitos jogos assim, e a torcida não reclama. O que vale são os 3 pontos". E assim foi colecionando vexames.

O Flamengo perdeu MUITO ponto no Maracanã. E ficou famoso por dar vexame em jogos com cara de decisão. Primeiro, contra o Atlético, depois Portuguesa e ontem, Goiás. Três jogos em que o time deveria ter feito 9 pontos, e fez 2. Mas o pior de tudo foi a declaração do nosso amigo amarelão depois do jogo: "Temos a melhor campanha fora de casa, e isso compensa os pontos que perdermos no Maracanã."

Na moral, que fdp! A campanha do Flamengo fora de casa é a melhor, mas é bem ruinzinha, com menos de 50% de aproveitamento. Pra mim, fica a sensação de que o Caio Jr. nunca entendeu o que é treinar o Flamengo. Eu comparo apenas com o ano passado. Eu ia pro Maracanã com a certeza que o Flamengo ia vencer o jogo. Esse ano, todo jogo era uma incógnita. E de todos os jogos que o Flamengo venceu em casa no segundo turno, só contra o Coritiba e o Palmeiras o time convenceu.

Que pena. Um ano que o elenco era bom, que o time podia fazer um papel legal no Brasileiro, ficou marcado por um monte de amareladas, comandadas por nosso técnico amarelão e inventão, que contratou 2 meias estrangeiros para colocá-los nas laterais. Parabéns Caio Jr!

E, por favor, não faça mais uma vergonha nesse ano. Todos nós sabemos que o Palmeiras vai vencer o grande fogão e o Cruzeiro vai sapecar a já rebaixada Portuguesa. Então, Caio Jr, preste atenção, que só vou escrever uma vez: NÃO VENÇA O ATLETICO-PR!!! Faça o final de ano dos rubro-negros um pouco melhor. Já que não vamos pra Libertadores mesmo ganhando na Arena (coisa que acho que nunca fizemos), entregue o jogo e ajude a rebaixar o vasco, ok?

Entendeu bem? Faça como fizemos contra o Bahia em São Januário!!! Entrega mais esse jogo Caio Jr!!!

Fernando Lima - Flamengo

30 comentários:

Gustavo Pessôa disse...

Eu só sei das coisas q acontecem no Flamengo pq leio aqui no blog. Não assisto jogo do urubu. Esse ano só lembro de ter assistido um, que foi contra o Atl-MG... isso pq cerveja e amendoim estavam na mesa, caso contrário não estaria nem ai pra tv.

Contra o América do México só vi os 15 minutos finais.

O urubu não entregará o jogo e os outros dois resultados ainda serão favoráveis. 43 pontos vão nos livrar desse mal tricoloresco.

PS. Sou lento, igual ao Mercelinho, mas sou matador!

Gustavo Pessôa disse...

Esqueci: Queria agradecer ao grande botafogo que não ajuda ninguem!!! Nem eles!!!

Grande fogão!!!

popdesign disse...

vale lembrar que o tecnico do palmeiras ano passado essa caio jr e entregou lá tb... um grande tecnico de merda.

Anônimo disse...

esse é o retrato do que sempre foi a mulambada. Sempre torcendo contra os outros...

Vamos flamengo vamos ser campeão!!!!


O brasileiro é obrigação!!!

Gustavo Pessôa disse...

Caio Jr:

- Quinto com o Paraná
- Quinto com o Palmeiras
- Quinto com o Flamengo (mas com uma vitória linda no último jogo)

Renan Machado e Silva disse...

O Palmeiras foi sexto ano passado.

Fernando Lima disse...

Isso mesmo, o Palmeiras foi sexto pq o fluminense tava vendendo vaga pra ser vice...

Gustavo Pessôa disse...

o q importada vai ser a linda vitoria do flamengo com gols de Obininha!

Anônimo disse...

Obina tá suspenso.....

Gustavo Pessôa disse...

Então vai ser gol de qualquer desesperado q nunca faz gol... vai fazer e comemorar muito!!!!

Fernando Lima disse...

Obina, Ibson e Kleberson estão suspensos... Fabio Luciano e Tardelli serão julgados de novo na quinta... Punição neles!!! Dá-lhe STJD!!!

Anônimo disse...

Que ele faça a preleção pedindo para os 11 em campo:
"Espelhem-se no JAILTON! Façam pênaltis sem necessidade, errem passes na entrada da área infantis e, quando houver um córner, não marque de jeito nenhum o adversário ao lado..."

E que o Bob anuncie JAILTON e HARRY POTER na Colina pra tentar salvar o Vascão da Terceira ano que vem!

Anônimo disse...

Sério mesmo que vocês querem rivalizar com time de segundona? Não sei vocês, mas eu não torço pra TIMINHO e me recuso a ter como grande rival um dessa linha...

Diogo Machado disse...

Realmente esse ano foi ridículo para nós. Pelo menos:
1-Fomos campeões cariocas (obrigação);
2- Vamos ver o Vasco ser rebaixado e, consequentemente seremos o unico time do Rio a nunca ter sido;
3- Vimos o Flu ter a maior desilusão de sua história e;
4- Nenhum outro time do Rio ganhou nada mais uma vez...

Fernando Lima disse...

Isso mesmo Diogo. Pelo menos isso, pq esse ano foi foda...

E Lila, o vasco é nosso maior rival, continuará sendo na segundona ou em qualquer lugar...

Anônimo disse...

O carioca é obrigação? Achei que fosse o brasileiro!!! Devo ter lido a faixa errada....

Gustavo Pessôa disse...

16 anos sem fazer a obrigação...

Já pode votar... daqui a pouco já pode dirigir! Tá virando homenzinho!!!

Anônimo disse...

Fernando, não será meu rival na segundona, não.

Até porque jogar a segundona não está nos meus planos. Está nos teus?

Gustavo Pessôa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Pessôa disse...

Começou a briga entra os flamenguistas de novo...

Lila, o Fernandinho ta ocupado pichando o muro do escritório dele.

Anônimo disse...

To achando que o vasco poderá reivindicar o posto do Botafogo na Primeirona ano que vem.

Pelo jeito que vai, o time EMO não terá gente pra colocar em campo no Brasileirão 2009.

Anônimo disse...

SUGESTÃO!!!
Vamos ver a rodada final do Brasileirão junto com o Gustavo?!?!

Quero vê-lo gritando pelo JAILTON.

Anônimo disse...

Ah, Gustavo, bem menos. Não estou brigando com ninguém, estava só explicando meu ponto. Até porque só você lê o blogue lá e sabe o que eu penso da queda do Vasco etc e tal...

Se vou rir se vocês cairem? Nossa, demais. Porém será chato passar o ano que vem sem clássico, sem ter quem zoar etc e tal. O ano é mais longo do que durará a zoação.

Falando nisso, vocês, vascaínos, estão brincando de passar o cintinho de segurança pras flores de laranjeiras numas de "segura pra não cair"?

Fernando Lima disse...

Boa JP!!! Ou, pelo menos, o Gustavo podia colocar uma câmera na casa dele, assistindo o Jailton em Full HD, pra vermos depois como ele se comportou durante o jogo..

Gustavo Pessôa disse...

Faço aqui o convite para todos:

- Quem quiser me ver torcendo domingo pelo Vasco e até pelo Jailton estou na Rua General Almério de Moura, número 131.

É só me procurar perto da grade ou na primeira fileira das sociais.

Fernandinho, não assisto o jogo em full hd pq net digital tem um atraso de 5 segundos que atrapalha a torcida. Nesses momentos, fico na urubuzisse de tv de antena e bombril na ponta.

Anônimo disse...

Gustavice ou Gust2ª,

Certamente, vc será filmado pelas câmeras implacáveis do SporTv. Vc se tornará um daqueles personagens míticos que estampam as capas dos jornais e sites no dia seguinte.

Lágrimas, desespero, bolinhos de bacalhau...

Vc entrará definitvamente pra história do clube, meu caro, e dará uma entrevista "Um ano depois: por onde andará o Cabelim da Colina?"

NA GRADE, NA RUA GENERAL DE MOURA, NÚMERO 131, CHORANDO DE MEDO DA TERCEIRONA!

Fernando Lima disse...

hauhauahuauhhauhahua... Será q o Gustavo se tornará o personagem do Fantástico e dos jornais de segunda-feira?

Anônimo disse...

Ps: Minha TV é de antena...

Abs

Modenesi

Anônimo disse...

CUCA vem ae...

hahahahahahahahahahahaha

Fábio Sá disse...

A sujeirada cantou tanto de galo, estava preparando o avião pro Japão desde que se classificou pra Libertadores em 2007, e o sonho acabou com uma paulada do Cabañas.

Cantou de galo no brasileiro, chegou a ser primeiro lugar (doce ilusão), e aí veio o Galo de verdade e... pimba! 3 a 0. De novo, no Maraca, que frustração. Aí a obrigação virou a Libertadores e veio a Lusa e o Goiás e... pimba de novo!

E o time do capeta termina o ano na Sul Americana, junto com o Flusão. Ano que vem a gente se cruza na fase brasileira e, inevitavelmente, prevalecerá a escrita dos jogos decisivos: virá algum vingador tricolor e pimba! na sujeirada.

Eu não fujo das críticas. Podem falar da LDU, do Guerrón, do que for. A Libertadores de 2008 tem, sim, sua lembrança dolorosa, mas, se me oferecessem a possibilidade de voltar no tempo e nem se classificar pra ela, pra não ter que sofrer, eu não trocaria o que vivemos com o time esse ano nem fodendo. Tenho orgulho do nosso time, que fez uma campanha fantástica, atropelou o grupo da morte, ganhou TODOS os jogos em casa e muitos fora, ficou em 2o lugar numa Libertadores honrada, sem roubalheira, sem times juvenis argentinos, derrotando o temido Boca, derrotando o todo-poderoso São Paulo, e perdendo nos pênaltis um jogo que parecia perdido desde o apito final lá no primeiro jogo no Equador, e que só ressucitou por conta da garra do time e da torcida. Time valente, time brigador, que eu exalto de cabeça erguida. Se alguém acha que tenho vergonha do time da Libertadores de 2008, só pode estar maluco. Tenho orgulho e levarei ele sempre comigo, na memória, como um timaço.

Bem... imundície, nos vemos na sulamericana, para eu ter o prazer de cantar "Créu" pra vocês, mais uma vez. Quem será o assassino de urubu da vez? Minhas fichas estão apostadas no Conca.

Saudações Tricolores