Páginas

04/07/2008

5 Carta ao Sá


[SERIOUS MODE ON]

Belíssimo texto, Sá. Ao meu ver, certos exageros lidos são totalmente compreensíveis quando escrevemos embriagados de paixão. Ainda mais numa hora dessas. Mas, tenho certeza que todo time precisaria ter torcedores como você. Inclusive o meu, o seu.

Sinceramente, te vejo um cara capaz de, num futuro próximo, assumir um cargo de gestão no seu clube de coração. Um projeto de vida que, sem dúvida, te daria muito prazer. E, aqui, vai o conselho de um amigo, não de um flamenguista: faça com que todos que se envolvam no clube não permitam que a obsessão oportunista por um adversário - no caso de hoje, o Flamengo - tire o foco do objetivo principal, a vitória máxima. Dirigentes, funcionários mas, principalmente, técnico e jogadores, que são os que decidem a tristeza ou a felicidade de milhões não podem se inferiorizar publicamente como fez, durante os últimos 2 meses, o técnico de vocês. Ainda mais, ironicamente, posando de superior.

Quando torcedores vivem essa paixão, essa rivalidade e exercitam ludicamente sua retórica, isso é saudável, produtivo. Afinal, como profundo conhecedor das técnicas marketeiras que é, você sabe que é exatamente isso que torna o futebol parte importantíssima das nossas vidas.

Porém, quando o profissional, o dirigente-técnico-jogador - a quem também, confesso, cabe a função de “vender” o espetáculo - se preocupa mais em massagear seu próprio ego tentando parecer superior ao rival do que em fazer seu trabalho focadamente, o resultado é esse. E quantas e quantas vezes nós já vimos esse filme? No Fluminense, no Flamengo, na Seleção... Sem perceber, o Renato deixou que toda sua habilidade como promotor de eventos, toda sua capacidade em vender e se vender desviasse o seu foco. E, conseqüentemente, o dos seus comandados.

Então, se um dia você estiver lá com o poder em suas mãos, não permita que um técnico seu, que deve se comportar como líder, não como estrela da companhia, estrague a belíssima festa de milhares de torcedores. Porque, ontem, se houve um culpado, ele não era argentino, nem mesmo equatoriano. Era brasileiro, gaúcho, entretanto mais marrento do que muito carioca.

[SERIOUS MODE OFF]

[FANFA MODE ON]

Sá,

Tenho uma dúvida que não tive a oportunidade de tirar por não conhecer ninguém que já tivesse vivenciado... Sacode de 4x2 pela América do Sul, Dodô pipoca-batizada desagregando, gaúcho babaca à beira do campo, chororô descontrolado contra o cara apitando...

Diga-me: Como é se sentir botafoguense em dimensões continentais?


João Paulo Sá - Flamengo

5 comentários:

Fernando Lima disse...

Roteiro igual do Botafogo mesmo. Por isso que o botafoguense prestou solidariedade ao Sá... Logo vi.

Fábio Sá disse...

JP, obrigado pela homenagem. Desmerecida, acrescento, mas obrigado mesmo assim.

Não vou olhar pro "Fanfa Mode" porque ontem já dediquei grande parte do dia a isso. Vocês estão no direito de zoar, e eu no meu direito de manter a cabeça erguida pela bravura do time. Apesar de prejudicado pelo juiz, não chorei; apesar de achar que o time recuou e esfriou depois do 3o gol, e apesar de achar que pênalti não é loteria, é treino, não reclamei, preferindo exaltar todo o resto.

Futebol é isso. Paixão é isso. Viver é isso. Sem futebol, sem meu Fluminense, eu seria menos feliz.

PS: você falou certo, fico feliz de você ter enxergado isso. Sim, um dia estarei lá cuidando do clube que amo.

Abraços

Saudações Tricolores

Anônimo disse...

Sá,

Outro detalhe para vcs do marquetingue:

Na coletiva após o jogo, toda vez que o Renato se referia ao patrocinador, ele falava "Celso Barros" ao invés de "Unimed".

E ele deixou o Maracanã de carona no carro do Celso Barros.

Qual a opinião de vcs sobre isso?

Marcos Borges

popdesign disse...

hahaha

botafogo em dimensões continentais...

o jp me surpreende a cada dia.

Anônimo disse...

De onde o Celso Barros tira tanto dinheiro -- para além da Unimed?

Isso me impressiona e nunca ninguém me disse quais são os outros negócios que ele detém...além da cooperativa...

Abs, Thiago "Geninho".