Páginas

25/04/2008

5 A Importância da Rebolada


Escrevo esse texto, após ler os comentários do post escrito pelo meu amigo Fernando Lima abaixo.

Falou bonito Lila.

É engraçado como os integrantes dessa geração vascaína - traumatizada por trocentos vices diante do maior rival, sem títulos há mais de 5 anos, sem qualquer perspectiva de gritar "é campeão" no futuro breve - se apega a essa rebolada do Edmundo em 97.

De fato, nesses últimos 11 anos, é o que há para ser lembrado: uma vitória (belíssima, por sinal, diga-se de passagem...) e um deboche numa semifinal de campeonato nacional. É isso. A única boa lembrança que essa geração tem é de uma época em que o Gustavo ainda comemorava com a "voz fina", que o cabelo do Manoel "ainda era vasto", que o termo "rivalidade" ainda fazia sentido...

Durante esse tempo, tento contar quantos títulos em seqüência, quantos olés, quantos bis, quantos tris, quantos "vice de novo" gritados, quantas estátuas vascaínas ganhando vida e clamando que “a torcida do Flamengo é de outro planeta”, quantos títulos estaduais e nacionais foram mais significativos, mais motivo de zoação do que a rebolada de 97. Não dá pra quantificar.

Hoje, pra nós flamenguistas, disputar algo com o Vasco é um exercício de manutenção. Ganhar do Vasco não dá mais a sensação de vitória, mas de cumprimento de nossa obrigação.

Gustavo, vascaíno de todo o Brasil, acredite: para nós, essa rotina também é uma merda!

Sorte a nossa que ainda temos outros caminhos para curtir com a cara de vocês, né? Afinal, vocês mantêm a “rivalidade” viva nos nossos confrontos com seus times postiços. O Botafogo, o Palmeiras, o Cel. Bolonhesa, os uruguaios e argentinos na Libertadores etc etc etc....

Não, acredite! Não é a mesma coisa! Vê-los agoniados por cada etapa escalada rumo ao bi-campeonato da América, por exemplo, não é como ganhar esse título em cima de vocês. Eu sei que os tricolores podem nos dar essa alegria, mas ganhar de time grande é sempre melhor. E, até que vocês entreguem os pontos, o Vasco ainda é time grande!


Eu sei. No início, falei que o apego à rebolada era “engraçado”, mas é óbvio que eu entendo. Em terra de desdentado, quem tem um dente o escova direitinho. A tal rebolada é tão importante para a geração de vocês, quanto para a nossa! Ela mantém viva a rivalidade que nos motiva a escrever nesse espaço!

Sugiro uma nova estátua. Obviamente, amordaçada para não sair zombando de vocês por aí. Mas uma estátua que, dia após dia, década após década de jejum, vice após vice, nos lembre que Flamengo X Vasco ainda é um clássico, uma rivalidade!

Traumatizados e Traumatizadores, uni-vos!
João Paulo Sá - Flamengo

5 comentários:

Anônimo disse...

framengo: "MUITA GENTE, POUCO DENTE".


Desde 92, ganharam meia duzia de estaduais e uma copa do brasil e acham que são importantes..

Viraram o seculo assistindo TV e agora querem falar grosso.....


framengo: "MUITA GENTE, POUCO DENTE".

Gustavo Pessôa disse...

Texto grande pra chuchu.

Sugiro um resumo já que temos visitantes flamenguistas nesse blog e ler algo que passe de dez linhas é complicado para eles.

A rebolada é só uma "estátua" para nunca ninguém esquecer o ano de 1997. Aquela reboladinha só mostra a superioridade: 29 gols, 4 x 1, estamos na final.

É claro que não sou botafoguense pra ficar me prendendo só ao passado (apesar do meu passado não ser passaaaaaado), mas são imagens que todo urubu vai ter na memória. Todo urubu olhou e falou: "blz, estamos perdendo pro melhor do Brasil que tem o maior jogador do mundo".

Fábio Sá disse...

JP,
não me envolva na tua troça do time português.

Pra cima de mim você não se cria. Sabe que quando vem jogar comigo, fica com o anel revés na mão, temendo os créus da vida.

O medo é tanto, que está impresso no seu hino. Já previa o grande Lalá: "nos fra-Flus é um ai Jesus". Ê timinho medroso.

Pra cima de mim vocês não se criam. Pode trazer o melhor do mundo. Pode trazer quem quiser. Contrata o Ronaldo, por favor! Porque pra cima de mim vocês não se criam.

E não fala de coisa que você não sabe. Escovar os dentes?? Que dentes?? Framenguista no máximo "dá uma bochechada na gengiva".

Saudações Tricolores.

Catugy disse...

O Flamengo se apega a Zico, Copa Toyota de 81...

Alegria de rubro negro é conquistar estadual nesses ultimos 15 anos haha.

Diogo Machado disse...

Nos últimos 10 anos o Flamengo ganhou MUITO MAIS títulos do que qq outro time do Rio.
Estaduais, Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Mercosul...
Corram atrás!!!
SRN
Diogo Machado