Páginas

18/06/2010

0 Hup Holland Hup



Voltando pra teoria das torcidas na Copa vou apelar pra uma das minhas torcidas favoritas, a Holanda. Mais que o fanatismo o que mais chama atenção na torcida é a peregrinação.

Na Eurocopa de 2008 eu seguia a seleção de Portugal, mas os selecionáveis do Felipão resolveram parar cedo o roteiro por Suíça e Áustria e no meio do caminho tivemos que escolher uma nova seleção para cobrir. Como não tínhamos como ver os jogos o melhor era escolher as torcidas mais marcantes. Bora atrás da Holanda.

O time não tem os maiores do mundo, não tem os reis da publicidade, são sempre os coadjuvantes mas forma uma equipe legal, que pra mim vive de um romântico rotulo da Laranja Mecânica da década de 70. Mas como essa Copa está estranha vai que o time do Van Bommel faz história.

A torcida: Os caras são malucos. Se a gente pinta as ruas (essa copa vi bem menos ruas pintadas que as outras) eles pintam tudo. Pintam a casa, a roupa e o carro. Tudo é laranja e ele andam em grupo, é peregrinação mesmo. Parece encontro marcado (e deve ser), surgem do nada, aparecem no meio da multidão, fazem toda a destruição que baderneiros podem fazer e depois somem.

Eu encontrei a torcida em Basel na Suiça. Esta muito calor e o jogo valia pelas quartas-de-final contra a Rússia. Certeza de vitória, a Holanda vinha jogando muito até então.

No FanZone (versão da Eurocopa para o FanFest - tipo esse que está na praia de Copacabana) estava lotado ainda faltando duas horas pro jogo - inedito em todos FanZones que passei. Nenhum lotava assim. E não tinha espaço para Russos.


Parecem mesmo torcida de clube o fanatismo pela cultura Orange (nome da família real do país) chega ao time. Patriotismo exacerbado. E fanatismo, futebol, calor juntos cerveja não parava. O melhor personagem que encontrei na viagem foi esse louco vestido de Garfield que só tinha as mãos e um pedaço do rosto de fora. Ele estava MORTO faltando 2 horas pro jogo.


Lembro da voluntária jogando água nele e o cara não tendo nenhuma reação. Morto mesmo. Só se mexeu quando um amigo começou a apertar a barriga. Só consegui fazer essa foto porque os amigos começaram a falar comigo eu não entendo nada de holandês, os caras não pareciam ser muito solícitos, preferi sair de perto. Mas registrei o Garfield. Esse era um de muitos. A torcida da Holanda é assim.

Se você acha que a torcida deles são aquelas fotos que aparecem no globo.com lotado de loiras e loiras com peitos gigantes e sorriso fácil, coitados. A torcida do Fluminense certamente é melhor. Não programem suas viagens para assistir eles por conta disso, vão ter que garimpar bastante. Agora se quer beber, eles são melhores que os Alemãs. Só não barram os Tchecos.

Amanhã tem Holanda x Japão. Torcendo pra não ter outra zebra ou empate feio, porque está parecendo que na segunda fase da Copa teremos alguns confrontos que seriam bizarros até para uma primeira fase. Copa zicada.

Gustavo Pessôa - Vasco e Brasil em 94

Nenhum comentário: