Páginas

16/05/2009

3 (Feliz?) Ano Novo




Quarta-feira pode ser o primeiro dia do ano.

Para alguns, o ano começa dia primeiro de janeiro. Para a maioria, começa depois da quarta-feira de cinzas. Para o torcedor de futebol, começa e termina de acordo com o seu time.

No meu caso, como entramos no Estadual para fazer figuração, o ano praticamente não começou. Com um time completamente desequilibrado, fraco mesmo, o Fluminense jogou sem oferecer qualquer real perigo aos adversários, a não ser em lampejos dos melhores jogadores (como na vitória sobre o botafogo, o único bom jogo do time no campeonato). Mais uma vez o Estadual ficou entre o framengo e o novo-vasco.

Esse ano, que nem começou, na verdade pode ser que nem comece - depende da Copa do Brasil. Porque, como eu já disse aqui em outra oportunidade, sou cético quanto ao Brasileiro. Não estendo faixa de "Brasileiro é obrigação" porque sei que o elenco é fraco, e fico puto quando a torcida grita "Seremos campeões" na primeira rodada só porque ganhou (suado) do São Paulo. Acreditem, a do Fluminense gritou - é mole?

O Brasileiro é mais um campeonato de cartas marcadas, onde prevalecem a eficiência e a regularidade. E tem duas coisas que nossos times não são: nem eficientes, nem tampouco regulares. O time do Fluminense, por exemplo, é um bando. Não tem laterais, nem cabeças-de-área. Tem um goleiro que num jogo é um goleiraço, no outro entrega a paçoca (é raro, mas entrega). Tem meias que jogam muita bola, mas que recebem verdadeiras melancias e não têm com quem tabelar (daí prendem demais a bola e atrasam o time). Tem um ataque forte (o Maicon também é muito bom), mas que todo jogo é obrigado a jogar praticamente no meio-campo ou nas linhas laterais, porque a bola não chega na área. Ou seja, não é um time, que dirá um elenco.

Portanto, voltando ao "calendário", minha visão é a seguinte: é melhor que esse time jogue pra matar ou morrer na Copa do Brasil, porque o Brasileiro infelizmente (eu sublinharia 'infelizmente' se soubesse usar melhor esse blogger) não é pro nosso bico. Podemos ganhar? Podemos, futebol é legal por causa disso - porque é imprevisível. Mas eu diria que nós (todos nós cariocas) estamos muito mais pra azarões do que pra reais candidatos ao caneco. Menos o vasco, favoritíssimo ao título da segunda divisão (série B, divisão de acesso, grupo 2, como quiserem chamar). Uns enxergam isso, outros preferem se iludir - fazer o que?

Por isso que eu estou contando os dias pra quarta-feira. Estou que nem criança pequena na semana do Natal. Eu estarei lá no Maracanã pra berrar na orelha do João Paulo "saaaai, deixa o cara impedido, porra!"... eu estarei lá pra empurrar o Mariano pra linha de fundo e pra ajudar o cara a acertar uma bola na cabeça do Fred ou do Maicon... eu estarei lá ajudando o Wellington Monteiro e o Maurício (ou o Marquinho, pelamordedeus, Parreira!) a marcarem muito e a não errarem passes de 3 metros... eu estarei lá junto do Sobrenatural de Almeida, embaixo da trave do presidente FH, tirando todas as bolas que o Albertini e seus asseclas cismarem em tentar botar pra dentro... estarei no meio-de-campo, ajudando o Thiago e o Conca a se desmarcarem e a enxergarem os espaços em campo... e estarei lá na banheira, invisível, pra desviar pra dentro do gol do Felipe uma, duas, três, quantas bolas vierem. Eu estarei lá para suprir todas as deficiências desse time fraco, mas, que se jogar como time valente, brigador, honrando a camisa, tem tudo pra ganhar bem o jogo.

Eu já vi esse filme. Onde um time fraco vai subindo os degraus do mata-mata, jogando só na base da raça, empurrado pela torcida. O final do filme foi bonito, na linda Flurianópolis, há pouco menos de dois anos, onde a gente foi buscar (na marra) a taça que parecia escapar entre os dedos. Campeões do Brasil.

Por isso que, num pleno sábado, eu não consigo mais esperar pra que chegue a quarta-feira. E na cabeça só ecoa o mesmo som... ôÔÔ... ô dalhe-dalhe-dalhe-ô...ô dalhe-dalhe-dalhe-ô...Fluzão, Fluzão...ó meu Fluzão...ôÔÔ...
Vamo... pra cima Fluzão!

Saudações Tricolores
Fábio Sá - Fluminense

3 comentários:

Gustavo Pessôa disse...

Bom, vale só o adendo: Na outra copa do brasil as dificuldades que o fluminense passou foram contra times que não podemos, num roteiro comum, passar dificuldade.

Minto?

Bahia, Brasiliense e Figueirense não são adversário que você pode vir a comparar com Corinthians ou Vasco (que provavelmente pegará na proxima rodada, se passar). Então essa Copa é totalmente diferente daquela, essa está para gente grande... então duvido que o reveillon esteja proximo. Apesar de achar que esse é o único jogo em aberto. Só um palpite!

Fábio Sá disse...

Fala Leo Lima,

Naquele ano, que eu mw lembre, o vasco caiu diante do "gente grande" Gama, na preliminar de um jogo do Fluminense, naquela época da palhaçada de ir atrás do gol mil do Romário.

Que eu lembre também, ganhar na semi do Atlético-PR lá na Arena da Baixada também não é mole - mas pode ser que você ache fácil.

O Figueirense foi o clube que teve competência pra chegar à final. E o Fluminense ganhou deles lá dentro. No jogo seguinte à final da Copa do Brasil, o mesmo Figeuirense enfoi 4 no framengo lá nesse mesmo estádio. Antes disso, ainda pela Copa do Brasil, eliminou o Botafogo, que tinha eliminado o Atlético-MG.

Se bobear, algum deles eliminou o Gama, o tal "gente grande" lá de cima.

E onde estavam Corinthians, Inter, Palmeiras e etc, que não disputaram a Libertadores daquele ano? Caíram pelo caminho - caíram pros mesmos times que foram sendo eliminados pelo Fluminense. Os mesmos Bahia, Brasiliense e Figueirense.

Foi uma Copa do Brasil difícil, e conquistada na marra. Mais difícil do que aquele ano em que o vasco ganhou.

Em... em... em... esqueci. ;)

Saudações Tricolores

Unknown disse...

Feliz ano novo, Fluminense...

Tenho mais medo do Vasco...

Saudações Alvinegras Paulixxxxxta!

Bjo do gordo!