Páginas

06/03/2009

12 O fim de uma geração de fanfarrões

Vasco
Lembro até hoje de ter visto quando criança um jogador corinthiano comemorar imitando um porco após fazer um gol em cima do Palmeiras. Também lembro de uma discussão quase sem fim de quem era o rei do Rio até o maior deles virar e falar: “Rei tem vários. Mas Deus só tem um!”. E como me esquecer da famosa declaração de que colocando um paraíba para apitar na Paraíba, só pode nos prejudicar?

Muitos dirão que é bom esses fanfarrões estarem entrando em extinção porque só atrapalha o profissionalismo do futebol. Já eu penso totalmente o contrário. Eu acho que futebol é popular, e o povo brasileiro é fanfarrão geneticamente. Toda junção de AA com aa no Brasil gera um ser irônico, debochado e bem humorado em potencial. Aí cada um desenvolve e põe em prática em diferentes níveis.

E foi tendo isso tudo no inconsciente, e uma parte no consciente, que vi no último domingo um Viola gordo entrar no segundo tempo da final. E pensei que é uma pena, mas a geração dos fanfarrões está acabando. Romário, Edmundo, Renato Gaúcho, Túlio, Viola. Quem não se aposentou ou está prestes a fazer isso ou ainda está pensando em jogar num time que nem entra na Copa do Brasil. E assim as minhas risadas no futebol vão entrando em escassez também.

Porque o que movimenta um clássico e as nossas bochechas em direção às orelhas são declarações como “agora a corte está completa: o rei, o príncipe e o bobo”, promessas de gols, danças da bundinha na lateral ou simplesmente entrar no jogo sentado no carrinho da maca sem autorização do árbitro e já ganhar um cartão amarelo. Mas agora só nos resta dar as últimas risadas ao vivo, relembrar nos baús do esporte da vida, criar um site www.fanfarrõesdofutebol.com.br e ficar repetindo as famosas tiradas no dia-a-dia (inclusive em situações que não tem nada a ver com futebol). Até porque esses fanfarrões são, ou foram, mais que jogadores mesmo.

Leo Valpassos - Vasco

12 comentários:

Anônimo disse...

O Rodrigo Pimpão parece um bom nome para uma eventual leva de fanfarrões... é só comecar a dar moral pra ele para q ele prometa gols, etc...

Abs,

Modenesi

Pascarella disse...

Verdade Leo, parece que os fanfarrões não vão deixar herdeiros.
É que eles tinham algo em comum que os candidatos a fanfarrão de hoje não têm: eles sabiam jogar bola. rsrsrsrs

Abração,
Pasca

PS: Ah se o Viola fizesse aquele gol na final de 94!! A fanfarronice seria eternizada no futebol.

Anônimo disse...

Uma pena constatarmos a extinção desses caras que eram capazes de - SOZINHOS - lotar uma arquibancada. Uma pena mesmo, Leo.

Abraço,
Zé Fogareiro

Anônimo disse...

Antigamente, não precisava saber jogar futebol pra ser fanfarrão. Mas mesmo assim eles tentavam. Dadá Maravilha, o primeiro grande frasista do Brasil aprendeu a jogar na marra. E que marra ele tinha. "Só três coisas param no ar...". Pelo visto, mais uma coisa está parando: esses fanfarrões. Uma pena.

Fábio Sá disse...

Leo,
bom post. 100% apoiado.

Mas eu confesso que me senti burro pra caralho. Até agora não entendi a frase

"Toda junção de AA com aa no Brasil gera um ser irônico, debochado e bem humorado em potencial."

Por favor diminua minha ignorância me explicando, se for possível. Obrigado.

Saudações Tricolores

Fábio Sá disse...

PS: fiquei devendo uma resposta à pergunta:

""Cadê o Sá com suas estatísticas pra provar que o fluminense sempre ganha do botafogo, além do Flamengo e do vasco, com exceção dos anos 90????"

Está lá no post "TÍTULO?" do Gustavo, pra quem ainda quiser resposta.

Saudações Tricolores

Anônimo disse...

Sá,

é que na verdade genética deve ser uma das poucas coisas que eu lembro de biologia na época de colégio.

Aí tinha aquele lance de juntando os genes dominantes (A) e recessivos (a) dos pais dava pra calcular a probabilidade de o filho nascer com certas característcas (olho verde, cor de pele, orelha grudada etc).

Anônimo disse...

É verdade, Zé Fogareiro (mais um botafoguense por aqui!)

Esses caras conseguiam lotar os estádios sozinhos

Hoje em dia quantos vão sair de casa pra ver o Pimpão?

E acho que nem pra ser fanfarrão o Pimpão serve...

Gustavo Pessôa disse...

A famosa ervilha amarela rugosa (aa x aa) das aulas de biologia...

Imagina você sai pra agradar a namorada, vai no restaurante comer uma saladinha... pede ervilha e ela é amarela e rugosa... pqp, vou pro Mc Donald´s!

Fábio Sá disse...

Rapaz, Arquibar tbm é biologia...

Eu tenho certeza ABSOLUTA que nessa hora eu estava dormindo ou desenhando camisa de time no caderno. Ervilha rugosa??? Gene dominante??? NUNCA nem ouvi falar.

Mas obrigado por me acrescentar isso.

Saudações Tricolores

Gustavo Pessôa disse...

AA, famoso Azão Azão...
aa, não menos famoso Azinho Azinho...

Anônimo disse...

http://oglobo.globo.com/blogs/bolademeia/post.asp?t=frase-gafe-do-dia-confuso-nas-laranjeiras-horcades&cod_Post=166182&a=603

Alguém já viu isso?!?!?!
Que coisa patética...