Páginas

28/10/2008

16 A Lista


Quase nunca concordei com nenhuma lista de futebol já publicada - os 10 maiores jogos, os 10 jogadores mais importantes, os 10 gols mais bonitos - nenhuma lista tem critério e, principalmente, nenhuma lista de futebol tem razão!

Então a CNN (americanos) inventaram uma lista com os 10 maiores clássicos, que segundo eles são:

- Celtic x Rangers, Escócia
- Lazio e Roma, Itália
- Boca Juniors x River Plate, Argentina
- Al Ahly x Zamalek, Egito
- Galatasaray x Fenerbahce, Turquia
- Olympiakos x Panathinaikos, Grécia
- Red Star Belgrade x Partizan Belgrade, Sérvia
- Wydad x Raja Casablanca, Marrocos
- Corinthians x Palmeiras, Brasil
10º - Peñarol x Nacional, Uruguai

Destaque para o nono lugar: 9º - Corinthians x Palmeiras, Brasil

Esse simples jogo é, no máximo, o 4º (ou 5º) jogo mais importante no Brasil. Vasco e Flamengo é com certeza o jogo que faz o Brasil parar. Maracanã dividido, bandeiras na arquibancada, Roberto, Zico, Bebeto, Romário, Edmundo. Claro que vão aparecer alguns tricolores reclamando do Fla x Flu, mas todo mundo sabe que Fla x Flu é poesia, inventado por Nelson Rodrigues e legal em foto por ter muita cor! Só!

Pra não puxar muito pro lado do Rio, o Grenal é sem dúvidas um jogo com mais rivalidades que Corinthians x Palmeiras. Até olhando pro estado de São Paulo, o clássico Ponte Preta x Guarani tem mais rivalidade que o 9º jogo da CNN.

Minha lista (nível Brasil) é:

- Vasco x Flamengo
- Grêmio x Inter
- Ponte x Guarani
- Friburguense x Americano
- Corinthians x Palmeiras
- Fluminense x Volta Redonda
- Botafogo x América
- Remo x Paysandu
- Cruzeiro x Atlético
10º - Aqui pode escolher algum no nordeste [Menos Bahia x Vitória]

Alguém de São Paulo que leia o nosso blog, pode tentar explicar porque esse jogo foi considerado pelos americanos (povo que entende bastante de futebol) como o principal clássico do Brasil?

Gustavo Pessôa - Vasco

16 comentários:

Anônimo disse...

talvez a fifa tenha errado, mas pelo que me consta BOTAFOGO E SANTOS, fazem parte de uma determinada lista...

Gustavo Pessôa disse...

É. Santos, Botafogo e Tutankamon.

Guilherme disse...

"Vasco e Flamengo é com certeza o jogo que faz o Brasil parar"

Hein??? Parar aonde? Não tenho nem certeza se a cidade do Rio de Janeira para para ver essa várzea... Fala sério!!!

Para ficar só no exemplo brasileiro, já que a CNN conseguiu a "façanha" de deixar de fora Real v. Barcelona, a revista Trivela fez a mesma pergunta a jornalistas de todo o Brasil. A resposta: GREnada. Um clássico infinitamente mais verossímil do que o apontado por você visto pela história dos clubes já que Grêmio e o time do aterro nasceram clubes de futebol, ao contrário de clubes de regatas que cansaram de fazer marolas na lagoa Rodrigo de Freitas para jogar futebol.

www.trivela.com/

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Saulo disse...

No Brasil, eu acho o Flamengo x Vasco e fora do país, eu acho o Rangers x Celtic, da Escócia.

Anônimo disse...

Tem alguns bons... Mas vc esqueceu de Fortaleza e Ceará, Gustavo, o clássico que imortalizou o gigante clodoaldo...Tem tb PSV e Ajax, Liverpool e Man Utd, vários outros... Acho q no Brasil vem Vasco e Flamengo, Atletico e Cruzeiro e Grenal, nao necessariamente nessa ordem...

Abs, Modenesi

Gustavo Pessôa disse...

Nobre Modenesi,
sobre o lado internacional ManU x Liverpool não sei se é classico não.. são times ricos, mas não classico. Acho q o maior clássico da inglaterra é Totteham x Arsenal. Na Holanda, o verdadeiro classico é Ajax x Feyenoord, o PSV é um time "novo" dos anos 80, qnd a philips colocou dinheiro no clube e pegou o Romário... é igual falar que Chelsea faz algum clássico na inglaterra... Faz ótimos jogos, mas clássico nao.

Descordando do nosso amigo Gremista que comentou aqui no Arquibar, Vasco x Flamengo tem torcida em todos os cantos do Brasil, por isso pára o país sim. Só não chama mais a atenção pq no Rio tem outros dois times. No sul a bipolaridade ajuda e o bairrismo dos gaúchos faz com que o Grenal seja um dos grandes clássicos.

Enfim, Vasco e Flamengo é a maior rivalidade no campo do maracanã e na lagoa tbm! Regata com muito orgulho!

Vasco sempre!

Anônimo disse...

Eu entendo a briga de tricolores e vascaínos por quem faz o maior clássico do Brasil com o Flamengo. Jamais qualquer um de vocês escutará um dos dois falando que Vasco X Fluminense é maior. Ou seja...

Na verdade, Vasco X Flamengo não pode ser considerado clássico há uma década pelo menos. Como assim clássico que o vitorioso é barbada em roda de apostas?!?!

Inter X Grêmio deve ser o maior clássico de Pelotas! Sem dúvida! Talvez, barre até Guarani X Ponte Preta em Campinas. Quem sabe destrone até Los Angeles Galaxy X San Jose Earthquakes em São Francisco...

Gustavo Pessôa disse...

Jp, é fato que o Flamengo estará no maior clássico do Brasil, é a maior torcida e o time mais odiado. Negar isso é negar o futebol... Por mais que o urubu tenha ganhado do Vasco, isso nao tira o fato de ser a maior rivalidade.

Visto isso uso as palavras do Ibson quando participou de um programa no multishow onde se passava por vendedor de loja de esporte. Disse q seria legal, divertido mas que não saberia vender a camisa do Vasco.

Pq ele nao disse a do Fluminense, do Botafogo, do Defensor ou do América do México?

Fernando Lima disse...

Eu considero Flamengo x vasco o maior clássico. Semana de Flamengo x vasco é uma semana diferente pra mim. Pra mim e pra todos no Flamengo. Isso ninguém pode questionar...

Agora, Friburguense e Americano foi piada do nosso amigo da serra...

Anônimo disse...

EGITO?

Não, é SÉRIO ISSO? Egito?

Anônimo disse...

Fala-se de não ter critério, mas esse utilizado por ti, não tem nenhum fundamento.

O Fla-Flu é invenção do Nelson Rodrigues só pra fotos com muita cor? É isso mesmo?

Cada besteira que se encontra pela internet...

Fábio Sá disse...

É... estamos aqui discutindo se a lista do Gustavice é mais válida do que a da Trivela. Realmente, é uma discussão que tem muito cabimento. Discutir a visão do que é um "clássico" para um menino criado na serra, torcedor do Friburguense, que só conheceu o vascu depois que dormiu no quartinho do porteiro numa noite fria, quando chegou ao Rio.

A Trivela disse que o ImundíciexFlu é o 3o maior clássico. Pois, eu digo: phoda-se. O que importa é que contra eles a gente sempre passa o carro. Eles podem não admitir isso, mas sabem que o jogo contra a gente é pedreira pro lado deles. Basta ver a conta de 7vs3. Barbada.

Agora, alguém reparou na lista que vascu x o graaaande fogão nem consta na lista? Juro que não to de sacanagem - é só ver a revista.

Fica acreditando no Eurico, dá nisso...

Saudações Tricolores

Fernando Lima disse...

Olha quem apareceu!!!!!!!! Os ventos voltaram a soprar pros lados das Laranjeiras (sopraram tanto que o Washington bateu o pênalti na lua), e os tiicolores começam a reaparecer... Incrível!

E voltou com seus tabus mirabolantes... Tá certo. Bem-vindo de volta!

Anônimo disse...

Acho que tá pintando um clássico regional em outra "Série" ano que vem!

Renatão é especialista em afundar o Fluzão!

Anônimo disse...

Vasco x Fluminense
Isto sim é que é um clássico:
O maior CLÁSSICO da série B de 2009!"

joakina disse...

nossa, concordo, CNN não sabe nada.

mas a sua listinha tá forçada, Gustavo! :)