09/07/2008
34 Imprensa muda
Hoje é a primeira vez que escrevo nesse espaço e por isso vou, antes de tudo, me apresentar. Sou da geração dos pais dos que aqui escrevem. Na verdade, sou pai do Victor Machado um dos organizadores desse blog, do Diogo e do Renan, que também freqüentam esse bate-papo. Ou seja, sou de outra geração, outra época. E sou Tricolor de coração, dentro de uma família vascaína, graças a meu avô materno, o grande Marçal, a quem agradeço muito a boa influência.
Sou do tempo em que as alegrias genuínas vinham com as vitórias do seu time, assim como as tristezas vinham com as derrotas. Não havia êxtase, júbilo, comemorações esfuziantes com o fracasso adversário, a não ser que fôssemos o responsável direto (mas aí a alegria era pela nossa vitória). Para gozar um adversário você tinha que conquistar isso no campo, não podia pegar carona com ninguém. É claro que se tirava uma casquinha, mesmo quando não estávamos diretamente envolvidos, mas era só isso, uma casquinha. O direito a sentar a lenha era restrito aos vencedores.
Sou do tempo em que íamos ao Maracanã de ônibus (ainda não havia metrô), cheio, lotado, dividindo espaço lado a lado com o adversário de logo mais. Íamos uniformizados, de bandeira (sim, naquele tempo era permitido entrar com bandeira com mastro de bambu), cantando e enaltecendo o nosso time, e nada de briga. Éramos adversários, mas não inimigos.
Subíamos a rampa lado a lado e só nos separávamos no alto, cada um pro seu lado. Todos podiam escolher a rampa que queriam usar: Belini ou UERJ.
Após o jogo, descíamos pelas rampas de nossa preferência, dividindo espaço entre vencidos e vencedores. Os vencedores cantavam, zoavam (não é da minha época) e os vencidos calavam ou juravam vingança (no bom sentido) no próximo jogo.
Entrávamos todos nos ônibus, lotados, apinhados, com as portas abertas. Os vencidos saíam um pouco antes para pelo menos ter o conforto de viajar sentado. Fingiam dormir. Os vencedores tiravam sarro (esse é da minha época), cantavam, num ônibus lotado, todo mundo grudado uns nos outros, e não saía nem faísca, nenhuma briga.
Nos dias seguintes, as gozações mesmo ficavam restritas àqueles que torciam pelo time vencedor. Os demais, só pegavam de leve. Só os vencedores comemoravam, celebravam e cantavam vitória. Tinham conquistado esse direito no campo.
Hoje em dia tudo mudou. Como já foi escrito nesse espaço, é mais comum gozar com o dos outros do que com o próprio. Afinal, a soma das derrotas de todos os adversários é muito maior que o número de vitórias do nosso time. Eu não consigo.
Não espero que se torça por um adversário em nome do seu estado ou em nome do seu país. Mas dentro da minha geração isso é mais comum do que vocês pensam. Agora, criar torcida uniformizada de um outro clube? Parece demais da conta pra mim.
Os vascaínos que me perdoem, mas pra ilustrar vou citar o Vasco. Nos últimos 5 anos (de julho de 2003 pra cá) as 5 maiores alegrias de vocês foram os fracassos dos adversários (me desculpem se estiver enganado): Flamengo perdendo a Copa do Brasil pro Santo André, Fluminense perdendo a Copa do Brasil pro Paulista, Botafogo sendo eliminado pelo River Plate, Flamengo sendo eliminado pela América do México e Fluminense perdendo a Libertadores pra LDU. Não me venham com o milésimo gol do Romário que estou tentando falar sério.
Alegria não precisa nem ser um título. Por exemplo, a reação do Flamengo no Campeonato Brasileiro ano passado foi um momento de alegria pros flamenguistas.
Atualmente, os torcedores estão caminhando pra ver aquele que escolheu um outro time como inimigo, e não como adversário. E o grande absurdo disso é que todos, sem exceção, tem parentes (pai, mãe, irmão, filho, marido, mulher) que torcem por um time diferente do seu. Eu mesmo tenho mulher e filho, pessoas que amo mais que tudo na vida, torcendo pelo Flamengo. Todos, novamente sem exceção, tem amigos que torcem por outro time. E são amigos, muito amigos.
Mas a zoação, inclusive nesse espaço, é válida e sadia. Mas vamos tentar ficar no limite da zoação. Vamos nos considerar adversários, se possível apenas no momento em que formos nos enfrentar, e não inimigos. E confesso a vocês, a derrota pra LDU doeu, e ainda dói, muito mais que qualquer gozação que se faça.
Pra terminar vou lançar uma charada que vale um almoço pro vencedor.
No final dos anos 60 a CBD resolveu criar um campeonato brasileiro (era assim que a imprensa se referia ao torneio) de futebol, batizado de Roberto Gomes Pedrosa e apelidado de Taça de Prata. A idéia era ter os principais clubes dos principais centros de futebol: Rio (5), São Paulo (5), Minas (2) e Rio Grande do Sul (2). E completar com times de centros em ascensão: Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará, etc. A cada ano, o último colocado daria espaço a um novo clube desses centros menos importantes. Acontece que já na terceira edição (1969), um grande clube do Rio ficou em último lugar, e um outro grande clube do Rio em penúltimo. O regulamento foi alterado, e mantiveram esses clubes no campeonato. No ano seguinte (1970), um clube carioca foi campeão brasileiro pela primeira vez (era assim que a imprensa se referia ao vencedor desse torneio: Campeão Brasileiro). E um grande clube carioca ficou novamente, pelo segundo ano seguido, em último lugar. A chiadeira contra nova virada de mesa foi total. Aí a CBD resolveu mudar tudo, não rebaixar ninguém e aumentar o número de clubes no campeonato brasileiro.
Quais são os 3 clubes cariocas citados anteriormente?
Bom, mas não acabou. Esse novo campeonato tinha uma fórmula diferente: os campeonatos estaduais classificariam para o Brasileirão. O Rio tinha 5, 6 e até 7 vagas. Mas eis que o inesperado acontece. Um grande clube carioca não consegue classificação pelo estadual, mas é convidado a disputar o brasileiro. Três anos depois, isso se repete com dois grandes clubes cariocas.
Quais são esses 3 clubes cariocas? Em que anos esses fatos ocorreram?
A confusão do campeonato de 1987, que queria alijar o Guarani (vice de 1986) e o América (quarto em 1986), foi provocada para acomodar um grande clube carioca que seria rebaixado.
Qual clube carioca estava envolvido nisso?
Pra fechar, em 1999 um clube carioca, juntamente com um gaúcho, denunciou que Sandro Hiroshi, jogador do São Paulo, era gato. Com isso o São Paulo perderia os pontos conquistados contra esses clubes. Porém, contrariando o regulamento, a CBF não só tirou os pontos do clube paulista como decretou o clube carioca vencedor, concedendo 3 pontos e o livrando do rebaixamento.
Qual é esse clube carioca?
Esses casos não se restringem aos grandes clubes cariocas não. Aconteceram também com paulistas, mineiros e gaúchos.
O primeiro a responder corretamente o nome dos clubes e os anos em que os fatos ocorreram ganha um almoço no Porcão. Como existem várias pessoas ligadas ao jornalismo esportivo, acredito que seja fácil chegar às respostas corretas.
Boa sorte a todos e saudações tricolores.
Antonio Machado e Silva - Fluminense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
34 comentários:
A Família Machado é, no mínimo, uma família engraçada. Daqui a pouco vai contar a história do Campeonato Brasileiro de 1502, entre o Cabral FC e o EC Índios do Brasil.
Mas tudo bem, o fluminense é tricampeão brasileiro e nunca foi rebaixado 3 vezes seguidas.
Pelo que eu entendi, o clube que ficava em penúltimo em 1969 não era rebaixado, é isso mesmo? Então pq você fala que ele foi mantido na "primeira divisão" devido a uma mudança no regulamento?
Achei que o post era só a parte que o Vitinho mandou por e-mail. Legal saber q naquela época todo mundo ia junto pro estádio, como ainda faço com alguns vascaínos que aparecem aqui de vez em quando.
Mais legal é saber que estamos diversificando o público do blog. E o mais legal de tudo é saber que o Sr. Antonio viu o Flamengo viver suas maiores glórias, esperou 27 anos pra ver o fluminense viver a sua, e morreu na praia. :P
Como disse meu amigo aqui em cima, continuo indo ao estádio com os flamenguistas, apesar de ser vascaino.
Agora, valendo um Kit do Habib´s:
1 - Qual o time está sendo citado no texto abaixo?
2 - Qual o time foi o campeão de 97 e 2000?
"Em 1996,F** e Bragantino cairam para a segundona no campo, mas se garantiram no tapetão. O resultado da bagunça foi um Brasileirão 1997 com 26 clubes.
Em 1997 foram quatro rebaixados. E adivinha quem estava na rabeira? O F**, campeão Brasileiro de 1984. O F** despencou ainda para a série C. Subiu, com Parreira como técnico e nomes como Róger, hoje no Grêmio. Depois, acabou voltando à série A em outra baderna. A Taça João Havelange, que rolou em 2000 e teve uma mistura de três divisões."
valendooooooooooooooooooooooooooooooo
Agora, valendo um Plano de Saúde da Unimed:
Qual clube carioca tem 1 título brasileiro, tomou de 4x2 recentemente na América do Sul e se diz perseguido pela imprensa e pelas arbitragens?
(a) Fluminense
(b) Botafogo
(c) As duas respostas estão corretas
O que começa com Fla e termina com Flu?
Eu concordo com o Antônio... Acho caidasso ficar mais feliz com a derrota alheia do que com a vitória do seu time...
Não vou negar, gostei do Fluminense ter perdido a final pra LDU... Mas também gostei de ver o Fluminense jogando bonito contra Boca e São Paulo, e até me empolguei com momentos do time no segundo jogo da final contra a LDU, protagonizados por T.Neves e Junior Cesar... Antes de amante do Flamengo, sou um amante do futebol bem jogado... Se não fosse assim, não teria porque ver jogos de todas as divisões, de todos os países, já que torço pra um time só...
Infelizmente, os tempos mudaram... Mesmo não sendo um fanático, foi ruim dormir depois da derrota pro América do México...e como disse o Antônio, isso dói mais do que qq zoação...Mas, depois disso, ser zoado por todos os outros torcedores (inclusive tricolores)gera um sentimento inegável de vingança... Ver os jogadores e o"técnico" do Flu se referindo ao fracasso do Fla para justificar todas as atitudes do time, desperta um sentimento incontrolável de vingança, e o resultado desse sentimento??? Torcer demais para quem quer q seja...LDU, Boca, quem for...
Só não concordo em puxar coisas antiquíssimas, q eu nao vi, para discutir comigo...Não tenho argumentos para o que não vi...e a maioria, nem saber eu sei...
Resposta da Charada:
Em 1968, a CBD resolveu tomar conta do certame em definitivo, criando como prêmio a Taça de Prata e aumentando o número de participantes para 17, com a inclusão de um time baiano e um pernambucano, mesmo contra a vontade manifesta dos cariocas e paulistas.
Em 1969, o Flamengo foi o último do grupo A e o Vasco foi o último do Grupo B.
Em 1970, o campeão - Fluminense - e o vice - Palmeiras - foram os representantes do Brasil na Libertadores do ano seguinte.
Abs
Modenesi
Apesar disso,esse negócio de "campeonato brasileiro, era assim que chamavam na época" não me convence, já que, como já tinha dito, não tenho argumentos para discutir sobre isso
Abs, Modenesi
Para me justificar, peguei explicações na internet:
Taça de Prata, em competições esportivas, é um nome genérico dado ao segundo campeonato em importância dentro de uma liga ou federação. A origem do nome é a mesma que, nas Olimpíadas, estabelece Medalha de Ouro para o primeiro lugar, Prata para o segundo e Bronze para o terceiro.
No futebol brasileiro, Taça de Prata foi:
entre 1967 e 1970, um dos nomes dados ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foi um ensaio para o verdadeiro Campeonato Brasileiro de Futebol, o qual começaria a ser disputado em 1971.
a partir de 1971, o nome com que passou a ser conhecido o Campeonato Brasileiro Série B, ou Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
O Ensaio se justifica pelo fato de ser fase de transição entre a Taça Rio São-Paulo e o verdadeiro campeonato brasileiro, adicionando assim, regularmente, os times de outras localidades...
Aí está a diferença da Taça de prata e o campeonato Brasileiro...
Abs,
Modenesi
Boa Modenesi. Sabe tudo!
Fernando Lima,
vi sim o maiores momentos do Flamengo em 1981. E você, viu?
A maioria dos que aqui escrevem, se não a totalidade, não viu. Bom, pelo menos não tiveram a chance de ver ele morrer na praia. O Cabañas não deixou, matou em alto mar.
Você deve ter visto um título brasileiro e eu vi apenas dois do Fluminense. É claro que você deve ser muito mais novo e terá muitas oportunidades de ver o Flamengo chegar lá. Assim espero (as oportunidades, que fique bem claro).
Os títulos sulamericano e mundial do Flamengo devem ser pra você algo mais distante que são pra mim os fatos que relatei. Esses eu vivenciei.
Antecipadamente, vivenciei também os três rebaixamentos seguidos.
Mas só o Vasco conquistou um Brasileirão nesse período. Voltamos ao ponto inicial, sua alegria foi a desgraça dos outros e não as suas conquitas.
Quanto a ir ao estádio com pessoas de outro time, é claro que me refiro a conviver pacificamente com desconhecidos, e não com amigos.
Tinoco,
sou de uma família de vascaínos. Fui a muitos jogos do Vasco no Maracanã, como fui com meu filho Diogo a mais jogos do Flamengo que a grande maioria dos flamenguistas que frequentam esse espaço.
Citei o exemplo do Vasco por uma questão de momento, não por antipatia. Mas você bem que poderia ter me contrariado e apontado algo positivo do Vasco nos últimos 5 anos.
Um abraço
Modenesi,
O Fluminense também está incluído na alegria da desgraça alheia.
Não estou excluindo ninguém.
O Renato Gaúcho é arrogante e provocador, e angariou e continua angariando mais antipatia para o Fluminense.
Não peço e não espero que flamenguistas, vascaínos, botafoguenses, torçam pelo Fluminense. Isso nós demonstramos que sabemos fazer.
A charada em si não tem nada a ver com o texto.
Foi uma provocação.
Uma dica, a internet permite a pesquisa a jornais de qualquer época. A explicação que você traz foi escrita posterior ao fato em sim e serve para justificar esse fato. Ninguém falava em transição, nem em um futuro campeonato brasileiro.
Pela internet você pode ter acesso a jornais da época e verificar como a imprensa chamava o campeonato e o campeão.
Grande abraço
Eu vi um título Brasileiro e dois títulos da Copa do Brasil, além de uma Mercosul, uma Copa dos Campeões (torneio esse que dava vaga na Libertadores e contava com os melhores times do Brasil na época) vencendo na final o SP de Kaká. Também vi inúmeros estaduais. Realmente eu não vi a Libertadores e o Mundial, mas vi meu time ganhar título sulamericano e, com certeza, eu e o Diogo vimos muito mais títulos que o Renan, o Victor e você. Juntos.
Agora, conheço poucos flamenguistas da minha idade que foram a mais jogos que eu.
Vasco no periodo de rebaixamento do Flu ganhou 2 brasileiros, o de 97 e de 2000.
E o Vasco tem passado por uma fase ruim, como acho que o futebol carioca vem passando.
O ultimo brasileiro foi conquistado em 2000, a ultima libertadores em 98, os 2 pelo Vasco.
Agora o periodo ruim que vc fala do Vasco é a não conquista de titulos, já o momento ruim do Flu foram 3 rebaixamentos, nao tem nem como comparar.
Fora que nesses ultimos 24 anos mais ou menos o Flu nao conquistou nada de importante a nao ser a Copa do Brasil, que nao chega nem perto do peso de um brasileiro.
E essa parada de torcer contra é normal em qualquer lugar do mundo e em qualquer esporte, é recalque dizer que o pessoal nao comemora a derrota do rival.
Futebol é assim, um dia vc goza outro dia é gozado. O tricolor ta puto e com razao, ainda mais que foi uma oportunidade que nunca mais vcs terao na historia.
Um amigo tricolor um dia desses chegou a falar que libertadores agora so daqui a 50 anos, já que o Vasco conquistou a primeira em 48 e a segunda em 98 e eu respondi a ele, que prefiro aguardar 50 anos pelo tri, do que morrer sem ter nenhuma.
Caro Sr. Antonio, amigo tricolor,
obrigado pela sua ilustre presença aqui no Arquibar. Seja bem-vindo e volte sempre que desejar.
É nossa missão enfrentar verbalmente a freguesada imundinha, os portugueses sem pátria, e... só. (eu ia dizer também a cachorrada, mas nunca aparece ninguém)
O senhor é um exemplo de bom pai, tendo dado Educação ao Victor e ao Renan. Eu sei que o senhor se esforçou com o Diogo, ovelha negra da família, mas pena que ele seguiu pelo caminho negro. Mas, fazer o que, é a exceção que confirma a regra. Temos que amar nossos próximos apesar dos desvios deles, certo? ;)
Viva a família Machado (até o Diogo...) e sua presença constante no Arquibar.
Saudações Tricolores
gente fiquei com inveja, quero chamar meu pai para escrever no blog :)
Também fiquei feliz com a presença do seu Antônio aqui!!! É bom conversar com um tricolor bastante razoável.
Mas, já que passou esse negócio de Libertadores e tal, acho q as pessoas já podiam começar a escrever sobre o Brasileiro... O resto, são águas passadas... Por exemplo, já temos aí a debandada de Renato Augusto, provavelmente Gabriel, Leandro Amaral, a possível vinda de Felipe pro Vasco... Vamos atualizar o papo ai gente!!!
Abraços
Modenesi
Pessoal,
como dizia Vicente Mateus, "quem sai na chuva é pra se queimar".
Portanto, vamos deixar o "seu Antonio" e usar apenas Antonio.
Aqui sou apenas um torcedor como todos vocês, e um Torcedor do Fluminense como tantos outros aqui presentes.
Abraços a todos
Boa Antonio! Seja bem-vindo, e fique à vontade! Vamos conviver pacificamente também com torcedores que não conhecemos ;)
Sou f~a dessa familia... hahaahahah.
Nao sei se alguem respondeu, mas sei q qnd vc fala de campeao, com certeza esta falando do fluminense e qnd fala q um grande time ficou em ultimo, outro grande time do rio em penultimo, duvido q esteja se referindo ao botafogo!
Respondi, Gustavo.
Fluminense em primeiro
Vasco em último (Grupo B)
Flamengo em penúltimo(Grupo A)
Abs,
Modenesi
Respondi, Gustavo.
Fluminense em primeiro
Vasco em último (Grupo B)
Flamengo em penúltimo(Grupo A)
Abs,
Modenesi
Pq na charada nao está sendo perguntado qual o time carioca virou a mesa 2x em tres anos e voltou milagrsamente da 3a para a 1a divisao?
Oi Filho,
devolvo a pergunta: pq só falam das viradas do Flu (aqui e na imprensa) quando todos os grandes clubes cariocas viraram a mesa antes?
O Flu virou 2x: 1 pra não descer e 1 pra subir da 2a pra 1a, o que equivale a 2 pra não descer.
Tem clube que virou mais do que isso.
Pq todo mundo já sabe disso.
A idéia da charada é mostrar q MUITOS clubes já viraram a mesa e ninguém fala nada.
Em 99 o botafogo "virou" e ninguém falou nada.
Talvez aquela comemoração com champagne de 96 - uma das cenas mais nojentas da história - seja a explicação pra isso tudo. Mas essa atitude não representa o Fluminense e a sua torcida.
Oi Gustavo,
já retornou da viagem?
Do Botafogo não falo nada. Tem 17 posts anti-Botafogo e nenhum a favor. Quando eles aparecerem, conversamos.
Em 70 o Flu foi campeão, o Vasco foi o último de um dos grupos e último geral e o Fla o último do outro graupo e penúltimo geral.
Um abraço
Não entendi ainda a questão do Flamengo em penúltimo, se o rebaixado era apenas o último. Pq o Flamengo está nessa charada?
Vou fazer uma pergunta hipotética. Por favor, pelo menos tentem ser imparciais.
Sua equipe termina a competição na zona de rebaixamento. Um escândalo de arbitragem revela a venda de resultados de partidas e os responsáveis por isso são equipes q não estão na zona de rebaixamento?
O q deve ser feito? Tentem ser imparciais.
-------
Em 96 não houve virada de mesa do Flu e do bragantino, mas sim do corinthians e do patético-pr.
Modenesi,
estou falando de 96 agora. Vc conhece o caso Ivez Mendes?
Aquela época nem contava, se amarrava cachorro com linguiça. Essa Taça de Prata era convite, nao podia nem ser comparado a um brasileiro.
Se o time do flu é tão grande quanto pensam os tricoleres, pq desde 70 só conquistou 1 brasileiro?
Caro Renan,
Primeiramente, o caso se chama Ivens Mendes...
É o seguinte... Concordo que envolvidos em escândalo de corrupção devam ser punidos... Seja com perda de pontos, com rebaixamento (talvez até para a série C), enfim, de algum modo, assim como acho que o Corinthians deveria perder seu último título ganho por causa do escândalo MSI...
Mas o que é discutido é que o Fluminense e o Bragantino foram os reais rebaixados NA BOLA!!! Eles sim ficaram nas duas últimas colocações. Então, não estamos discutindo o poder político do Fluminense, mas sim, que no ano de 1996, o Fluminense tinha um time pífio, nível de série B(ou C) e que deveria ter sido rebaixado(talvez junto com os outros 3 times). E tanto isso é verdade que podemos observar os seus desempenhos nos anos posteriores. Era melhor ter caído.
Não sei o que deveria ser feito nesse caso (mas acho q é clara a necessidade de se punir corinthians e atl.paranaense).
O que mais critico é a ida do time pra série C (acho q nao teve nenhum escandalo envolvido nisso) e também o time ter continuado na série A quando claramente o time tinha nível, no máximo, de série B.
De repente, se tivesse caído antes, a história poderia ter sido diferente.
Abs,
Modenesi
Minha galerona querida,
Confesso que deixei pro meu amigo Modenesi pesquisar na internet a charada.
Mas, se eu tiver que apostar todas minhas fichas no dono da Taça de Prata (repetindo: de Praaaaaaaaaaaaaaaaaata), eu aposto no time do Gustavice!
Postar um comentário