Páginas

20/04/2008

14 À Maioridade

Escrevo poucas horas depois do jogo. Então talvez eu cometa injustiças, fale bobagens, embevecido pelo desgosto que ainda amarga à garganta. Mas futebol (e arquibar) é isso aí – discussão emotiva, sem razão. E eu acho que estou sendo racional demais até.

Antes de mais nada, parabéns pra eles. Eles jogaram melhor. O técnico deles quis ganhar, e ganhou. Colocou mais atacantes. Posicionou o time pra frente desde o início. Colocou um carrapato no Thiago Neves e nem precisou colocar um no Conca, porque o Renato tratou de anular o Conca.

Então vamos ao Renato. O que fez o Renato? Armou o time com um atacante. O outro “atacante”, o Cícero, que vinha jogando bem e fazendo gols, foi escalado na cabeça-de-área. Renato ainda conseguiu anular o Conca ao posicioná-lo de atacante – o time não ganhou um atacante e ainda perdeu aquele que estava sendo o melhor meia do time, o próprio Conca. E, para fechar com chave de ouro, com um a mais com 30 do segundo tempo, o que fez Renato? Nada! Contentou-se com o empate e com um time que não havia chegado com perigo uma vez sequer nos últimos 75 minutos, à exceção do pênalti do Washington. Depois do 1 x 0 no placar, a entrada do Tartá soou como última tentativa hipócrita e desesperada de um retranqueiro em tornar seu time mais ofensivo.

Mas já era tarde – Renato pagou o preço de se contentar com o empate contra time pequeno; sofreu o golpe fatal e não teve forças para reagir. Se eu sou contra o Renato? Não, de jeito nenhum. Nem xinguei de “burro”para não incentivar a saída dele, o que definitivamente não quero. Mas ele tem que acordar, e pra ontem. Faltou ao Renato ser o Renato atacante, decisor, campeão de tudo que disputou, ousado, calador de boca da raça imunda com gol de barriga. Renato não foi Renato, o Fluminense não foi o Fluminense do 7 a 1, do 5 a 0, e de tantas pauladas na cachorrada. E aí o time pequeno se agigantou. Parabéns, de verdade. Sem sarcasmo.

E assim chegamos ao porquê do título. Incapaz de lutar com minhas próprias forças, me resta torcer pelo graaaande fogão. O graaande fogão merece – é o melhor time do campeonato e derrotou três vezes o melhor time das Américas. Eu não vou mentir, não vou esconder o jogo: a partir de agora e até o apito final do segundo jogo do estadual, sou partidário do canil. Se o Fluminense é incapaz de defender sua hegemonia com suas próprias armas, torçamos para que o canil nos ajude. É o que nos resta nesse estadual amargo.

Mas ainda não cheguei ao título (não seja por isso, o Cuca também ainda não chegou). Explico agora. Ao torcer pelo canil, torço pelo seu 18º título estadual. Verdade: caso o graaande fogão se consagre campeão deste ano (to torcendo, olha só: fooogo!) terá conquistado seu 18º Estadual, ou seja, terá finalmente atingido a maioridade. Será o primeiro dos pequenos a conquistar esse feito. Entre os grandes, o Flu chegou ao 18º em 1964; os imundos em 78 e a portuguesada em 92.

Então vamos lá!! Graaaaande fogão. Rumo à maioridade.

Saudações Tricolores.
PS: a vida continua (mas só a partir de amanhã).

Fábio Sá - Fluminense

14 comentários:

Anônimo disse...

Não vou zuar vc, já que o seu time já fez isso por mim, mas venho aqui, apenas, para retificar sua piada: já atingimos a maioridade, já temos 18 títulos...
Sua palhaçada seria mais interessante se fosse verdadeira, mas não é.

Finalizando:
Não quero que os Campeões da Série C de 1999 torçam para o Botafogo não, até pq quando eles torcem pra alguém acontece o que vimos hj...

Parabéns ao Melhor da América...Fluminense ole ole ole...

Gustavo Pessôa disse...

Melhor da América!?
Com certeza é! Ô!

Mas tranquilo, pro torcedor que nunca viu (NUNCA VIU), o time ser campeão de um torneio que não fala nossa língua, ficar entre os primeiros na fase de grupo é pra comemorar.

Falar que é o melhor é foda. Cada grupo é um grupo. É igual comparar mamão com laranja! Melhor da América é quem ganha. Ou ano passado o Urubu era um dos melhores da américa e o Boca era médio!??!?

Fábio Sá disse...

Cadu, será que eu me enganei e o graaande fogão tem 18 Estaduais? Bom, acho que não, continuo acreditando que são 17. Logo à frente do América, que tem 6. E olha que o graaande fogão não tem a desculpa de ter "começado depois".

Gustavice, você tem razão. Aliás, o freguês sempre tem.

Cadu, to contigo cara. Tudo pelo bem da hegemonia. Vou gritar foooogo. Quem sabe assim o outro lado do Maracanã ouve vocês cantando. Aliás, é permitido cantar na graaande torcida do graaande fogão? Ou só ontem que tava proibido?

Saudações Tricolores
(de ressaca - é uma merda perder, ainda mais pra time pequ... ops, esqueci que agora to torcendo pro graaaaande fogão. foooogo.)

Anônimo disse...

Esse tricolor parece framenguista...
nao sabe nem fazer conta de adição.... vamos lá....
1907, 1910, 1912, 1930, 1932, 1933, 1934, 1935, 1948, 1957, 1961, 1962, 1967, 1968, 1989, 1990, 1997, 2006.

bola murcha pra ele....

Gustavo Pessôa disse...

Sá, tenho razão e não sou freguês! Você sabe bem quem é o freguês. Da década e da história!

Discute com o Cadu que vocês que torcem pra time médio que se entendam. Quase um Bragantino x Guarani.

Fábio Sá disse...

É, inteligente é vascaíno. Vindo de portugal, o país da sapiência.

ah, agora ta contando o de 1907... então mudou o hino, certo?

bom, se for isso mesmo, mudamos o hino e torcemos pro 19o, então. Tanto faz.

graaaaande fogão. campeão desde 1907. Ou não.

Continuo torcendo. fooogo. (a cada grito envelheço uns 5 anos).

Saudações Tricolores.

Unknown disse...

É O GLORIOSO BOTAFOGO

Botafogo é um clube mau! Não perde clássicos, só vence com olé, sua gigante torcida sempre dá show nas arquibancadas. Deixe de ser egoísta! Os outros também querem ter um gosto do que é ser grande, do que é ser absoluto e o maior do Rio. Botafogo, o futebol carioca está sem graça por sua causa. SÓ FALAM DE VOCÊ. Jogo contra o Flameigo, dá Botafogo! Vasquinho do Morro Agudo? Espetáculo do Bota! O pó do Flor, o Glorioso sempre apaga!

aahahahahaha Botafogo, obrigado por só me dar alegrias!

é, BOTAFOGO x Flor(Renato Gaucho vulgo frêgues) está igual a Framengo x Vasco - Brasil x Argentina - Cèdric Pioline x Guga.

rumo ao 4º título carioca(pois não costumo comemorar títulos que não vi...muito provavelmente vc também não viu nem 4 desses "tantos" 30(ou 29...caixão valeu?)

abraços e saudações alvinegras

Anônimo disse...

Pois é, chora, chora, critica, fala, grita... No final, a vitória foi nossa. O "time pequeno" que já ganhou do time reserva, misto e titular... No próximo confronto vocês vêm como?



saudações alvinegras!

Diogo Machado disse...

Fábio, ainda bem q vc, como vc mesmo disse, escreveu no calor da emoção da 3a derrota seguida para o Botafogo.
1- Patético vc colocar a culpa no Renato. Sim, ele TAMBEM é culpado. Mas a culpa maior é do Botafogo que é muito superior ao Fluminense.
2- Patético vc chamar o Fluminense de Melhor da América (no saldo de gols???)

O e-mail foi patético assim como mais uma participação do Flu em Estaduais.

Anônimo disse...

Pára! Pára!
Bolei!

3!!! Eu disse trêssss botafoguenses aparecendo de uma só vez num mesmo fórum?!?!?!

Alguém me explica o que tá acontecendo, por favor!

É convenção do sindicato?!

Diogo Machado disse...

Só para deixar claro que sou Flamenguista.

Matheus Tavares disse...

Cade o responsavel pelo Botafogo neste blog?

Fábio Sá disse...

Ta no outro blog:

www.arquibarfc-graaaandestimespequenos.blogspot.com.br

Tem Botafogo, Emelec, Sportivo Luqueno e Criciúma.

Ah não, o Criciúma foi campeão da Copa do Brasil. Então troca o Criciúma pelo Linhares.

Saudações Tricolores

joakina disse...

Hahaha, continue agradecendo à Ana Paula, imagina se o melhor time do estadualzinho estivesse na disputa dessa Libertadores cujo melhor time tomou TRêS créus do graaande fogão? hahahah, faz-me rir! Realmente, foi um post sem sarcasmo. Assim como meu comentário.
Um beijo

ps: O Flu tb se chama "sub judice"? Pois de acordo com a Federação o campeonato de 2002 está sub judice. Não precisa torcer pro Bota, não, o Fla já é o maior vencedor do Estadual ao lado do Flu, com 29 títulos. Outro beijo.