Páginas

18/03/2009

11 Surge uma nova posição

Vasco
Vocês já repararam que de um tempo pra cá surgiu uma nova função nos esquemas táticos dos times brasileiros? Estou falando daquele jogador que sempre que sai gol é o primeiro a correr pra comemorar. Sendo o autor do gol ou não. Ele sempre está nas capas dos jornais abraçando o artilheiro, sempre está nas telas das televisões pulando em cima do matador.

Acho que um exemplo clássico de um jogador dessa posição é o Clayton. Aquele jogador que os flamenguistas adoram e que deixou saudades na Gávea. Não importava de quem fosse o gol, lá estava ele abraçando o autor e vibrando com a torcida. Era a única hora que ele aparecia no jogo. Você chegava a pensar “Caramba! O Clayton tá jogando?”.

Até em gols históricos temos exemplos desse tipo de jogador. Por exemplo, o milésimo gol do Romário. Quem foi o primeiro a abraçar ele? Não, não foi o Bebeto dizendo “eu te amo!”. Não, não foi o Galvão Bueno. Muito menos o Eurico (seu físico não permitia tanta rapidez). Pois foi exatamente o André Dias. Quem? Pois é, André Dias é um daqueles jogadores que os torcedores adversários não lembram e os vascaínos não gostariam de lembrar. Um atacante fraquíssimo que correu logo para abraçar o Baixinho enquanto este beijava a bola do milésimo.

Agora fico imaginando eu tendo que explicar para o meu filho, daqui a um tempo, aquela foto histórica do Romário dentro do gol após a cobrança do pênalti. “Meu filho, esse aqui é o Romário oh!”. “E esse aqui, papai?”; “Esse...esse...é o André...acho que se chamava André ... Olha filho! Esse aqui é o Abedi!

Agora analisando o futebol deste ano, acho que o jogador do Vasco que joga nessa posição é o Ramon. Escalado pelo Dorival na lateral-esquerda, também se arrisca bastante nas comemorações. Tem jogado bem, isso é verdade. Mas tem jogado muito na hora de vibrar os gols. O que no caso desse time do Vasco é muito bom, pois une mais ainda o elenco.

E você? Já chegou a pensar quem é o jogador do seu time que joga nesta posição: comemoração de gol?

Leo Valpassos - Vasco

11 comentários:

Fernando Lima disse...

No Flamengo, o grande campeão era o Rodrigo Arroz, disparado o comemorador mais rápido do mundo.

Hoje em dia eu não sei, mas depois do Rodrigo Arroz o maior de todos era o Diego goleiro. Mas ele não tem ficado no banco, acho que está machucado.

Gustavo Pessôa disse...

Ano passado era o Baiano no Vasco... lateral rápido na hr de comemorar gol... gol do lado esquerdo, vinha ele correndo o campo todo!

No DVD do São Paulo o pessoal fala do Bosco, o quanto ele é importante pro time pq ta sempre comemorando... tudo conversinha pro cara nao ficar triste!!!

hens disse...

atualmente no botafogo o lucas silva, o túlio souza, o eduardo e o édson fazem porra nenhuma e tão sempre lá comemorando pra aparecer...

Anônimo disse...

Ótimo post.
Realmente, toda vez que eu via o Clayton, perdia a vontade de continuar comemorando o gol. Predador filhodaputa.
De fato, ele ensinou muito o Rodrigo Arroz. Aliás, que sobrenome-apelido apropriado.

Anônimo disse...

ALiás, Gustavo.
Lança um post-enquete maneiro:
Quala a comemoração de gol que não sai da sua cabeça? Por quê?

Já pensei em algumas que são eternas na memória...

Anônimo disse...

O Blog de vocês seria bem legal se não falasse apenas de Flamengo e Vasco.
Boa sorte, abçs.

Anônimo disse...

Julia, acabamos de ter um texto de um tricolor e em breve acho que teremos um botafoguense escrevendo.

E na verdade, os meus dois últimos textos falam de um assunto que engloba quase todos os times.

Ou você torce pro Araçatuba?

Volte sempre!

Gustavo Pessôa disse...

Julia, seria bom se o Rio tbm não fosse só Vasco e Flamengo...

Os outros só aparecem qnd estão pertos de algumas glórias (leia-se Guanabara ou "título" da libertadores)

Fernando Lima disse...

Exatamente. Vai no arquivo e coloca na época da Libertadores pra você ver como tinha post do fluminense aqui.

Mas título nas Laranjeiras é como o Cometa Halley.

Anônimo disse...

Essa ideia da comemoração inesquecível é boa, hein!

Bora fazer?

Fábio Sá disse...

Título em cima do urubu eu tenho um montão. Haja Halley!

Saudações Tricolores