Páginas

28/02/2008

4 Quem tem?

Esse é um assunto que com certeza será sempre tema em toda roda de papo sobre futebol: Quem é o seu ídolo?

Pergunta fácil que tenho a resposta na ponta da língua, mas posso antes explicar porque tenho um ídolo.

Nasci em 1983, vi o primeiro jogo do meu time quando tinha uns três anos. Três gols do Romário nesse jogo, mas ele não é o meu maior ídolo. Comecei a ficar fanático por futebol quanto tinha meus dez anos, na Copa de 94, Romário me fez chorar pela primeira vez com futebol, e ainda assim ele não é meu ídolo.

1997 eu já era o mais fanático do colégio, minha mãe já achava que eu precisava de um psicólogo, e o futebol brasileiro não precisava de mais nada. Quem acompanhou aquele campeonato brasileiro viu em campo o maior jogador do mundo. Ele é meu ídolo. Ele meu deu o título que fez a minha geração ser a única a gritar que é Campeão Brasileiro e sair pra beber depois. Os outros sairam pra brincar de lego ou jogar GOAL no nintendo, e outros não viram nada.

Não tem como ele não ser o maior ídolo da torcida que tem tantos ídolos.Ele beija a camisa e você tem a certeza que ele está beijando de verdade a camisa.

Não é penalti perdido, não é briga em treino, não existe nada no futebol que fará Edmundo não ser o ídolo do meu Vasco. E vi isso hoje no seu primeiro jogo dele em São Januário, quando marcou seu gol a arquibancada queria invadir o campo, e ele queria invadir a arquibancada.

Ele não precisa de estátua, e a 10 nunca poderá ser aposentada. Quero pra sempre olhar a camisa que também foi do Roberto e lembrar do ano de 1997.

Gustavo Pessôa - Vasco

26/02/2008

0 Buááátafogo

Há títulos e títulos. Principalmente, quando se é rubro-negro e mais do que acostumado a comemorá-los. Mas, mesmo para nós da Nação, o que aconteceu ontem foi único, incomum, inesquecível.

Por isso, hoje eu não vou falar do meu Mengão, do campeão. Hoje, vou falar do Fogão, o Vascão Genérico.

Quando, nos meus mais cretinos sonhos, eu imaginaria que, após aquele final eletrizante com direito a um fatality primoroso do Tardelli, um voleio a la Bebetinho "Chorão" (coincidência?) triscando o travessão e um beijo de festa de 15 anos no poste do Bruno - que além de ter sido bom apenas pra um dos lados, provocou uma ejaculação precoce no lado mais ansioso da arquibancada -, o Broxafogo fosse nos encher ainda mais de alegria?

Zeus!!!!! Que porra foi aquela?!?!?! O que aquela cambada de EMOs de meião e chuteira tinha na cabeça na hora em que decidiu dar o maior dos passos rumo à "americanização" do Botafogo? Eles queriam que todos tivéssemos pena, chorássemos no mesmo compasso e cantássemos
"Almost", um novo sucesso dos neo-deprimidos irmãos Gallagher????

Time de machos?! Vai ser EMO assim lá no Sítio do Pica-Pau Amarelão, vai, Cuca! Leva o Túlio pra jogar quadribol com o Harry Potter, leva! O saudoso Biriba - a Juliana Veloso de General Severiano - deve estar se coçando em seu caixão...

Tenham dignidade e disputem com hombridade o vice, enquanto fazemos outros uruguaios e argentinos se debulharem por aí. Afinal, eu preciso de vocês pra continuar gargalhando assim.
Ah! E bancando meus almoços.

Nota do autor: americanização: inclinação a se tornar o América-RJ.
João Paulo Sá - Flamengo

24/02/2008

0 Tri-campeão

Parece que botafoguense só chora. Hoje terminou o choro do Bebeto, que já não é mais presidente do Botafogo. Mas botafoguense tem chorado até que com razão, é o terceiro título (se Taça Guanabara for considerado um título) que o urubu leva com o juiz.
- GB de 2007 expulsou o atacante do Madureira que sofreu um penalti (?)

- Carioca, impedimento no último minuto e expulsa o Dodô

- GB desse ano, expulsa quem não ta na confusão, amarela quem nem apareceu por lá.


Enfim, mais uma taça suja para uma torcida suja de um time sujo. Faz sentido.

Torcer agora pra final do Carioca não ter um juiz Bi-campeão.
Gustavo Pessôa - Vasco

23/02/2008

0 Bem-vindo ao Arquibar FC.

Este blog tem por ideal tentar explicar o inexplicável.

Por que uma discussão sobre futebol nunca termina?
Qual dos quatro torcedores está certo?
Qual time é maior?
Quem é o maior ídolo?
Rio é maior que São Paulo?
Qual o maior clássico do Rio?

Sendo assim, temos um assunto principal: Futebol Carioca.

Vídeos, contos, crônicas, textos, fotos vão compor o blog.
Os torcedores só vão dar opinião de forma apaixonada. Talvez sem razão (não para ele).
Posts de convidados serão rotina: mulheres tentando explicar que gostam de futebol, mulheres querendo entender porque alguém gosta de futebol, torcedores de outros estados são sempre bem-vindos.

Enfim, começa agora o Arquibar FC.