Páginas

09/05/2009

15 Capítulo 1

Vasco
Hoje só foi escrito o primeiro capítulo, ou só o prefácio. Talvez só a capa dessa história. A história ninguém conhece o final, não sabemos como será o meio, mas o início já sabemos: com vitória.

Como já falei não estive em São Januário essa tarde, estou viajando de férias em terras de freguês (amanhã vou assistir um jogo do River), mas consegui assisti os últimos 20 minutos graças ao justin.tv. Não dava pra ver muita coisa, a bola sumia quando a camêra ficava muito afastada, mas deu pra ver a torcida que estava linda, a arquibancada lotada, social lotada, todos prontos para a guerra mais difícil da nossa história.

Hoje também o presidente apresentou para a torcida nosso novo atacante. Aloísio vai ser o trator do time, a outra muralha, cada bola do CA19 que for passada para Aloísio, será amortecida e entregue redonda e perfeita para CA19 brincar de bola!

Querem assistir o mais puro futebol? Ambiente familiar, Coca gelada, esfirra, quibe e pastelzinho de belém. Então venha comigo.

Vamos voltar. Não importa os placares, não importa o adversário, nem o autor do gol. Importante é ser o Vasco nesse momento.

Esse vídeo é para os vascaínos. Não sei se rodou na Globo, vi só na globo.com. De vascaínos para vascaínos. Ser você não torce para o clube da colina, pode sair ou ler o post de baixo, isso não é pra você. Sai!



Ser Vasco é ser intrépido tanto quanto leal. É ter o sentido da história do Brasil a fundir povos e raças sem preconceito. É ser navegante da esperança, não temer aventura, futuro, conquistas, calmarias ou tempestades.

Ser Vasco é renegar o temor e ser popular sem populismo, ser valente sem arrogância e ser decidido sem soberba. É ter a vocação da vitória e a disposição necessária à qualidade e ao mérito por saber que virtudes necessitam de energia e energia, de vontade.

Ser Vasco é, pois, ser virtude, vontade, valor e vanguarda: tudo com o v de vida, o mesmo de Vasco.

Ser Vasco é conhecer o grito do entusiasmo, esperar a hora de vencer e sentir o cheiro do gol. É incendiar estádios e extasiar multidões. É adivinhar instantes decisivos e saber decidir.

Ser Vasco é ser mais povo do que elite, mais tradição do que novidade, mais segurança do que aparência, mais clube do que time, mais vibração do que delírio, mais vigor do que agressão.

Ser Vasco é ousar, insistir, renovar-se, trabalhar para construir a vitória não como forma de superioridade, mas de aperfeiçoamento da vida e do esporte. É gol, é gala, é garbo de uniforme original, cruz no peito, sonho n'alma e amor no coração.

Ser Vasco é emoção recompensada porque vitória bem planejada, é lance, é lança, liberdade, impulso e convicção.

Ser Vasco é sentir o gosto da felicidade, da vitória e do grito maiúsculo de gol. É ter sabedoria e prudência, unidas na tática certeira ou na organização eficaz. É viver a emoção de lembrar nomes, lendas, heróis e legendários craques, troféus, títulos, retratos, faixas, taças, copas e vitórias imortais.

Ser Vasco é ter idênticos motivos para cultuar o passado tanto quanto crer no futuro.

Ser Vasco, enfim, é saborear com humildade o orgulho sadio da vitória merecida, do entusiasmo com motivo e da grandeza como destino.


O Sentimento não pode parar!!!

Gustavo Pessôa - Vasco

15 comentários:

Anônimo disse...

Porra Gusta, vc tinha q ter ido ao jogo cara... A torcida do Vasco cantou 90 minutos sem parar (nao sei o intervalo)... Nao dava nem pra ouvir o narrador da globo!

Bela festa... Atuação meio mais ou menos do Vasco...

Abs

Modenesi

Ariel Gajardo - LiveAd - ariel@livead.com.br disse...

Olá Gustavo.

Trabalho na área de Digital PR da LiveAd, de São Paulo, agência de publicidade que faz diversos trabalhos on-line. Tudo certo com vocês?

Entro em contato através da janela de comentários por não ter encontrado um e-mail no blog. Também já tentei contato pelo Twitter, ainda sem sucesso.

Gostaria de um endereço, da casa ou de trabalho, de algum dos editores do Arquibar F.C., para o envio de um material de divulgação de um cliente nosso.

Apesar de ainda não poder abrir muito sobre o conteúdo, tenho certeza de que o assunto é de interesse dos leitores do Arquibar F.C. e de vocês.

Qualquer dúvida, é só entrar em contato pelo ariel@livead.com.br.

Muito obrigado e aguardo o retorno.

Abraços!

hens disse...

esse ano sobem quatro times... ano que vem só dois... cuidado! hauhauhahaha...

Fábio Sá disse...

Sufoco hem, malandro?... Típico um-a-zerinho-goleada...

Mas valeu pelos 3 pontos. Tudo indica que a caminhada vai ser tranquila, só não pode deixar a peteca cair.

PS: fala pro Riquelme que o Thiago mandou um abrazo pra ele.

Saudações Tricolores

Leo Valpassos disse...

Verdade, a festa foi bonita mesmo. E eu estava lá!

E verdade também que o jogo foi difícil. Iranildo Chuchu, a última grande revelação do Fogão, ainda está jogando alguma coisa.

Mas é isso, como diria o Galvão: "Não tem mais time bobo, amigo!"

E vamos que de Caldeirão em Caldeirão a gente chega lá!

popdesign disse...

gustavice q lindo! eu tb sei como será a campanha do vasco na série b. o sentimento de vice não pode parar, vcs voltarão mas sem o glorioso título da série b... se é q me entendem.

Gustavo Pessôa disse...

Próximo jogo em São Janu vou estar lá!!! E Modenesi prometeu aqui no blog uma visita na Colina esse ano... vamos lá hein!

Fernando Lima disse...

Nossa, que emoção. To chorando aqui...

Pelo visto, vocês preferem ir ao estádio quando o time tá na Série B...

13 mil pagantes? Não era só o Eurico que roubava a renda???

Unknown disse...

Não vi nenhum jogo, passei o fim de semana no interior de SP... Mas o ingresso pra quarta está sendo providenciado! Pra essa quarta, no Pacaembu! 2x1 pro Flu com um gol do Ronaldo. Por mim está ótimo. Eles são os favoritos porque têm o Ronaldo. Mas vamos pra cima!

Gustavice, vai ser divertido ler os próximos capítulos!

Saudações Tricolores!

Gustavo Pessôa disse...

Fernando... não sei pq esta chorando, se é pelo vídeo... pior!
Não era pra você assistir.

São Janu está cheio sempre.. não é série B que enche, e qnd todos os times que ficaram nessa situação jogavam, os estadios estavam cheios tbm.

Enfim, vai se preocupar em ser baba de marmanjo. E aproveitar pra cuidar dos dirigentes q com uma rodada e uma sapecada já estão falando q vão ser campeões. Já vi esse filme!!!

Cocaína é doping... cuidado!!!

hens disse...

caralho, tô rindo muito agora...

o timeco da galinha preta foi recusado pelo reserva do cruzeiro! hauhauhauhauhahaha... a mulambada pediu pra trocar pelo zé... e o zé pediu um salário europeu! hauhauahahahaha... sem noção!

ps: cocaína é doping foi foda! hauhauhahaha...

Lila disse...

"Ambiente familiar, Coca gelada, esfirra, quibe e pastelzinho de belém."

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Já avisei que vou exercitar o retardo veno Vasco x Ponte Preta.

Leo Valpassos disse...

Vasco x Ponte Preta?

Estamos falando de uma possível final da Copa do Brasil?

Fernando Lima disse...

uhauhauhauhauhauhuahuhauhauhauhauhauh... Só piadista no tópico.

Não vi o vídeo, nem vou ver. Nem seu tópico eu li com muita atenção... A emoção foi uma ironia.

Se vasco e Ponte Preta, os dois estranhos na Copa do Brasil fizerem a final, eu pago um jantar no Joe & Leo's pro Gustavo na hora do jogo aqui no Rio.

Os dois times da segundona serão eliminados nas quartas de final.

Lila disse...

Não, gente! Pelo Brasileirinho... Ali, num sábado a tarde de julho.